Vera Lúcia Alves Pereira Diogo

Professor/a Adjunto/a

Escola Superior de Educação - IPP

.

Socióloga, investigadora, ambientalista, feminista e utilizadora de bicicleta.

Formada na Universidade do Minho desde 2006; concluiu em 2010 o Mestrado em Riscos, CIdades e Ordenamento do Território, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou em Sociologia, em 2017. 

Iniciou o seu percurso profissional em organizações da economia social, primeiramente, em Portugal, e posteriormente, na Turquia. Em 2009/2010, começa a leccionar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, nas áreas de Sociologia das Organizações e de Gestão das Organizações da Economia Social. Até hoje, mantém-se nesta organização, onde para além das referidas áreas de ensino, tem orientado estágios da Licenciatura em Educação Social e projetos do Mestrado em Educação - Especialização de Administração de Organizações Educativas.

Tem participado em investigação em temáticas como a habitação a custos controlados e o movimento de moradores/as do Porto; processos e contextos de exclusão social, particularmente as relações entre o trabalho sexual e o uso de substâncias psicotrópicas; a economia social, a inovação social e o empreendorismo social; o trabalho social e a construção identitária dos/as trabalhadores/as sociais; a integração social dos estudantes do Ensino Superior; a experiência dos diretores/as de escolas nos dez anos de vigência do atual modelo de gestão.

Atualmente, tem em germinação uma investigação sobre os usos de bicicleta em contextos urbanos e sua relação com estilos de vida diferenciados, quer de índole anti-capitalista, anti-mecanização e ambientalista, quer numa orientação reformista do capitalismo, associada a práticas desportivas e hábitos saudáveis.