PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education

PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education

Completo

Sobre

– Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education (2019-1-PT01-KA202-060950) -

 

 

Desde que a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças foi adotada em 1989, a participação das crianças passou a ser vista como um direito, essencial para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, de democracia e de Estado de Direito. Encarada como o direito de participar em todos os assuntos que lhe dizem respeito, expressando livremente a sua opinião e vendo-a ser respeitada e considerada, a participação das crianças deve ser protegida e encorajada desde as idades mais precoces. Apesar de o direito à participação das crianças ser descrito como um indicador da qualidade dos contextos de educação de infância, a sua concretização continua a ser um desafio para muitos profissionais. Para apoiar práticas de qualidade com vista à implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância, a equipa deste projeto propõe uma abordagem multinível de desenvolvimento profissional, que pretende intervir junto de:

 

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O projeto PARTICIPA pretende sensibilizar para a importância do direito à participação das crianças e, em particular, para a sua promoção no jardim de infância, contribuindo para a qualidade destes contextos. Alguns dos principais objetivos são:

  • expandir o conhecimento dos/as profissionais acerca do direito à participação das crianças e seus benefícios, assim como contribuir para o (re)conhecimento de possíveis barreiras, de elementos facilitadores e de práticas promotoras da participação das crianças;
  • promover atitudes positivas dos/as profissionais face ao direito à participação de crianças em contextos de jardim de infância;
  • capacitar os/as profissionais para uma melhor gestão das práticas em contexto de sala, bem como dos apoios e recursos organizacionais, com vista à promoção do direito à participação das crianças;
  • e facilitar o trabalho de equipa entre profissionais, tanto ao nível da sala, como da organização/coordenação do jardim de infância.

 

Para concretizar estes objetivos, a equipa irá criar três recursos de desenvolvimento profissional de acesso livre (i.e., gratuito):

(1) um Curso online, de acesso aberto (MOOC: Massive Open Online Course) acerca do direito à participação das crianças em contextos de jardim de infância, para os três grupos de participantes;

(2) uma ferramenta de autoavaliação para apoiar educadores/as e assistentes operacionais no desenvolvimento de práticas promotoras de participação, ao nível da sala e da criança, para uma educação de infância de elevada qualidade;

(3) uma ferramenta de autoavaliação para apoiar coordenadores/as e/ou diretores/as na promoção de práticas de participação na gestão dos recursos organizacionais.

 

 

Coordenador Interno: Sílvia Barros

Líder: Cecília Aguiar, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Membros Internos: Manuela Pessanha, Sara Araújo

Colaboradores: Cristiana Guimarães e Vera Coelho

 

Parceiros:

  • Portugal (ISCTE-UL; ESE-IPP; APEI)
  • Bélgica (Odisee)
  • Grécia (Helenic Open University)
  • Polónia (Warsaw University)

Data de Início

Data de Fim

Grupo de Investigação

Coordenador Interno
Membros Internos
Membros Externos
Cecília Aguiar
Líder
Instituto Universitário de Lisboa
Parceiros
ISCTE-UL
ESE-IPP
APEI
Belgium (Odisee)
Greece (Helenic Open University)
Poland (Warsaw University)