Sobre
Este projeto visa reforçar a educação STEAM ao formar professores para utilizar o Design Thinking (DT), baseado na estrutura do Double Diamond, como método para guiar os alunos na identificação e resolução de problemas reais. Através das fases divergente e convergente, os professores ajudarão os alunos a explorar desafios amplos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), afunilando-os em soluções práticas e inclusivas que respondam a diversas necessidades.
O foco principal do projeto é dotar os professores de estratégias para implementar desafios baseados em trabalho de projeto, abertos e centrados nos alunos, que desenvolvam competências do século XXI como criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação. Ao seguir a abordagem do Double Diamond, os professores poderão melhor apoiar os alunos na transição da identificação de problemas genéricos para a resolução de problemas reais e específicos, garantindo que as soluções sejam centradas no ser humano e inclusivas.
Para além da formação, o projeto incluirá uma fase piloto, onde os professores participantes aplicarão as ideias desenvolvidas em contextos reais. Após uma oficina de formação intensiva, os professores irão testar as ideias desenvolvidas nas suas escolas e apoior a implementação de projetos STEAM com os alunos, baseados na metodologia DT, podendo assim testar diretamente as abordagens em sala de aula. Esta fase, constituirá a dimensão investigativa do projeto, na qual será avaliada a eficácia desta abordagem inovadora, bem como a necessidade de ajustes metodológicos.
O projeto permitirá o desenvolvimento de uma nova formação em "Design Thinking inclusivo & STEAM”, oferecendo apoio e recursos contínuos para garantir a integração eficaz do DT nas práticas educativas