Profile picture for user vaniagraca

Vânia Gabriela Dias Graça

inED - Centre for Research and Innovation in Education
Profile
Publications
Projects

É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, no qual realizou uma investigação que conjugou a Tecnologia Educativa e a Educação Histórica, intitulada: "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica - um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º CEB", financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal) e a Licenciatura em Educação Básica no Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal). É professora no Ensino Básico nas áreas de História e Geografia de Portugal e Português em escolas públicas portuguesas. Foi durante quatro anos Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, na área de Supervisão Pedagógica no 1.º CEB. Lecionou as disciplinas de TIC na Prática Profissional na Licenciatura em Educação Básica e Tecnologia Educativa nos Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º CEB e Secundário/ Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º CEB e Secundário; Mestrado em Ensino de História no 3.º CEB e Secundário; Mestrado em Ensino de Português no 3.º CEB e Secundário, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atualmente, leciona a Unidade Curricular de História de Portugal no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É, ainda, formadora acreditada (CCPFC/RFO-42559/24) nas áreas e domínios de "Tecnologia e Comunicação Educativa" e "Metodologias de Investigação em Educação", pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Desde 2018 é investigadora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). Possui comunicações e publicações nas seguintes áreas de estudo: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Educação Básica; Formação de professores.