Journal Article
O ensino precoce de línguas estrangeiras no resto da Europa encontrase
numa fase mais avançada do que em Portugal. Pretendemos, neste estudo, fazer
o ponto de situação em Portugal quanto ao ensino precoce de línguas, definir o
perfil do professor de línguas estrangeiras no Ensino Básico e perceber qual a
idade ideal para a aquisição de línguas estrangeiras. De forma a enriquecer este
estudo, centrámos a nossa atenção nas razões para a aquisição de línguas neste
nível de ensino e realizámos um estudo de caso que compreende a realização de
conversações por chat entre alunos portugueses e suíços do Ensino Básico.
In the rest of Europe the foreign languages early teaching is more advanced
than in Portugal. With this study we aim to define both the situation Portugal is
living regarding this issue, understand which the profile of the teacher of foreign languages
is at an early stage and perceive which the ideal age to start studying foreign
languages is. In order to enrich this study, we focused our attention in the reasons for
the acquisition of languages at a primary school level and made a study case which is
related to the analysis of chat conversations between Portuguese and Swiss pupils.
Sílvia Miranda
Publicação
Ano da publicação: 2005