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Relatório de Estágio

Journal

Apresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador. the learning process that occurred during the pedagogical practice. Also considering itself as a partial requisite for the attainment of the master’s degree in Pre-school Education and 1st Cicle Teaching of Basic schooling, this document portrays the construction of a reflexive and investigative professional attitude, potentialized by the dynamic and cyclical process of observation, planification, action, reflection, and evaluation in practical teaching contexts. In an approximation to the action-investigative methodology, the development of the pedagogical practice, occurring in a systematic manner, to all these processes, provides the teacher conceptual and methodological bases, that help the interpretation and comprehension of the educational action. It is in this (re) construction of values, knowledge and skills that the teacher becomes an agent of change and transformation of the educational act. In consequence of the delineated course in the supervisioned educational practice, based on a methodology that intimately binds theory with practice, the present report, serves as evidence, not only to personal growth and professional mastery, but also, to the children’s development. The centre of intentionality of all the teaching practices, the child, is the co-constructer of its learning process and develops itself in a holistic manner, in interaction with its surroundings having the teacher as its mediator.

Ana Cristina Pinto Monte Maia

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201978326

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