Journal
Apresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o
processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática
pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do
grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino
Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional
reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de
observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática
docente.
Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o
desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma
sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases
concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e
compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores,
conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de
mudança e transformação do ato educativo.
Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada,
assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o
presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da
mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a
intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu
processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação
com o meio, tendo o docente como seu mediador.
the learning process that occurred during the pedagogical practice. Also
considering itself as a partial requisite for the attainment of the master’s
degree in Pre-school Education and 1st Cicle Teaching of Basic schooling, this
document portrays the construction of a reflexive and investigative
professional attitude, potentialized by the dynamic and cyclical process of
observation, planification, action, reflection, and evaluation in practical
teaching contexts.
In an approximation to the action-investigative methodology, the
development of the pedagogical practice, occurring in a systematic manner,
to all these processes, provides the teacher conceptual and methodological
bases, that help the interpretation and comprehension of the educational
action. It is in this (re) construction of values, knowledge and skills that the
teacher becomes an agent of change and transformation of the educational
act. In consequence of the delineated course in the supervisioned educational
practice, based on a methodology that intimately binds theory with practice,
the present report, serves as evidence, not only to personal growth and
professional mastery, but also, to the children’s development. The centre of
intentionality of all the teaching practices, the child, is the co-constructer of
its learning process and develops itself in a holistic manner, in interaction with
its surroundings having the teacher as its mediator.
Ana Cristina Pinto Monte Maia
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201978326