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A implementação de programas inclusivos de dança criativa

Journal

Enquadrado sobre a necessidade de serem criadas oportunidades que façam cumprir o direito ao acesso e ao envolvimento na vida cultural, recreação, lazer e desporto (art. 30 da Convenção sobre os direitos das pessoas com incapacidade - ONU, 2006) a pessoas com incapacidade, este estudo teve como objetivo descrever as experiencias de participação de crianças/ jovens com incapacidade em atividades de dança criativa, focando barreiras e estratégias de apoio ao seu envolvimento, bem como, o impacte sobre o processo de inclusão. Para o efeito foram entrevistados 5 professores de dança, 2 técnicos de instituições de apoio a jovens com incapacidade, e 6 jovens com incapacidade. As entrevistas – de carácter semiestruturado – foram sujeitas a análise de conteúdo. Paralelamente foi implementado um programa de dança criativa de 4 meses, composto por um grupo de 3 crianças, incluindo uma criança de 11 anos com limitações/restrições decorrentes de uma disgenesia secundária do corpo caloso. O processo de inclusão foi analisado mediante observação sistematizada – tendo por base a Escala Adaptada de LMA “Freedom to Move” (Dunphy & Scott, 2003) – e de observações assistemáticas. Os dados deste estudo revelam que uma das principais barreiras ao acesso a atividades de dança será a desinformação social, pela predominância de estereótipos da perfeição/normalidade, que a tornam globalmente vedada a pessoas com incapacidade. Os aspetos que determinam o sucesso destas experiências parecem incluir a preparação do professor bem como a implementação de estratégias de suporte como a demonstração, as pistas tátil-cinestésicas e a repetição. O impacte na funcionalidade e participação social das crianças/jovens é sobretudo sentido ao nível da mobilidade, autonomia, concentração/atenção, autodeterminação e autoestima, bem como, ao nível da gestão de comportamentos e do sentido de pertença. Framed by the need of creating opportunities to accomplish the right of people with disability to access and being involved in the cultural, recreational, leisure and sport activities (article 30 of the UN Convention on the Rights of Persons with Disabilities - UN, 2006), this study aims to describe the participation experiences of children / young people with disability in creative dance activities, focusing on barriers and support strategies of their involvement as well as the impact on their inclusion process. Interviews were made to 5 dance teachers, 2 technical staff of care institutions to young people with disability, and to 6 young people with disability. The interviews – of semi-structured nature – were subjected to content analysis. It was also implemented a 4 months creative dance program, composed by a group of 3 children, including one 11 year’s old child with limitations/restrictions resulted from a dysgenesis of the corpus callosum. The inclusion process was analyzed according to a systematized observation, using as base the LMA’s Adopted Scale “Freedom to Move” (Dunphy & Scott, 2003), and with the use of unsystematic observations. Study results revealed that one of the most important barriers to access the activity of dance might be the social misinformation, by the prevalence of normality/perfection stereotypes, which make them generally out of bonds to people with disability. The aspects that determine the success of these experiences seem to include the teachers’ preparation as well as the implementation of support strategies as demonstration, tactile-kinesthetic clues and repetition. The impact on functionality and social participation of young people/children is felt, above all, at the level of autonomy, mobility and concentration/attention, self-determination and self-esteem as well as to the level of behavior management and to the sense of belonging.

Ana Rita Porto da Rocha Maia

Publicação

Ano da publicação: 2016

Identificadores

ISSN: 201701502

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