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Enquadrado sobre a necessidade de serem criadas oportunidades que façam
cumprir o direito ao acesso e ao envolvimento na vida cultural, recreação, lazer e
desporto (art. 30 da Convenção sobre os direitos das pessoas com incapacidade -
ONU, 2006) a pessoas com incapacidade, este estudo teve como objetivo descrever
as experiencias de participação de crianças/ jovens com incapacidade em atividades
de dança criativa, focando barreiras e estratégias de apoio ao seu envolvimento, bem
como, o impacte sobre o processo de inclusão. Para o efeito foram entrevistados 5
professores de dança, 2 técnicos de instituições de apoio a jovens com incapacidade,
e 6 jovens com incapacidade. As entrevistas – de carácter semiestruturado – foram
sujeitas a análise de conteúdo. Paralelamente foi implementado um programa de
dança criativa de 4 meses, composto por um grupo de 3 crianças, incluindo uma
criança de 11 anos com limitações/restrições decorrentes de uma disgenesia
secundária do corpo caloso. O processo de inclusão foi analisado mediante
observação sistematizada – tendo por base a Escala Adaptada de LMA “Freedom to
Move” (Dunphy & Scott, 2003) – e de observações assistemáticas.
Os dados deste estudo revelam que uma das principais barreiras ao acesso a
atividades de dança será a desinformação social, pela predominância de estereótipos
da perfeição/normalidade, que a tornam globalmente vedada a pessoas com
incapacidade. Os aspetos que determinam o sucesso destas experiências parecem
incluir a preparação do professor bem como a implementação de estratégias de
suporte como a demonstração, as pistas tátil-cinestésicas e a repetição. O impacte na
funcionalidade e participação social das crianças/jovens é sobretudo sentido ao nível
da mobilidade, autonomia, concentração/atenção, autodeterminação e autoestima,
bem como, ao nível da gestão de comportamentos e do sentido de pertença.
Framed by the need of creating opportunities to accomplish the right of people
with disability to access and being involved in the cultural, recreational, leisure and
sport activities (article 30 of the UN Convention on the Rights of Persons with
Disabilities - UN, 2006), this study aims to describe the participation experiences of
children / young people with disability in creative dance activities, focusing on
barriers and support strategies of their involvement as well as the impact on their
inclusion process. Interviews were made to 5 dance teachers, 2 technical staff of care
institutions to young people with disability, and to 6 young people with disability. The
interviews – of semi-structured nature – were subjected to content analysis. It was
also implemented a 4 months creative dance program, composed by a group of 3
children, including one 11 year’s old child with limitations/restrictions resulted from
a dysgenesis of the corpus callosum. The inclusion process was analyzed according to
a systematized observation, using as base the LMA’s Adopted Scale “Freedom to
Move” (Dunphy & Scott, 2003), and with the use of unsystematic observations.
Study results revealed that one of the most important barriers to access the
activity of dance might be the social misinformation, by the prevalence of
normality/perfection stereotypes, which make them generally out of bonds to people
with disability. The aspects that determine the success of these experiences seem to
include the teachers’ preparation as well as the implementation of support strategies
as demonstration, tactile-kinesthetic clues and repetition. The impact on
functionality and social participation of young people/children is felt, above all, at the
level of autonomy, mobility and concentration/attention, self-determination and
self-esteem as well as to the level of behavior management and to the sense of
belonging.
Ana Rita Porto da Rocha Maia
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201701502