top-banner-image

Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:

Journal

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar! e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda! durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação! desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.! Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou! para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as! cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,! possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.! Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à! criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu! conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!! A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas! competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de! educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de! infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a! articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos! na!ação!profissional.! Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do! processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica! Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.! Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,! revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas! fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.! Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa! fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.! ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,! estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.! Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem! significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o! desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por! conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.! Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:This! Report! of! Professional! Qualification! Stage! comes! integrated! in! the!master! degree! in! preschool! and! primary! school! education,! reflects! the! path!made! by! the! student! between! the! month! of! February! ad! June! of! the! current! year,! which! the! formation! was! developed! in! the! Centro! Social! e! Paroquial! da! Nossa! Senhora! da! Ajuda.! Throughout! the! report! is! possible! to! see! the! assumptions! that! the! graduate! student!used!to!guide!her!actions,!like!the!actionLresearch!methodology.!While!going! through!the!five!phases!of!the!actionLresearch!methodology,!it!allowed!to!develop!a! systematic!and!reflexive!investigation,!allowing!to!have!a!critical!position,!in!relation! to!the!implanted!action.! With! this!work,! through!de! curricular!models,! the! student!wanted! to!provide! to! the! child! an! active! role! in! his! learning! process.! This!way,! the! child! builds! his! own! knowledge!trough!action!learning.! The!experience!gained!with!the!practice!in!preschool,!let!the!student!developed! her! professional! competences,! in! every! level,! which! made! her! evolve! as! an! educational! professional! and! gained! a! bigger! perception! about! the! kindergartens’! work.! Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A! practical! formation! allows! completing! the! comprehension! of! theoretical! and! legal!concepts,!the!joint!of!knowing!and!to!know!how!to!do,!(re)creating!theoretical! and!practical!knowledge!in!the!professional!action.! ! The!present! report! as! the! aim!of! analysing! the!process! elapsed! in! a! critical! and! reflective! way,! with! a! professional! and! personal! development! of! the! trainee,! in! kindergarten! and! primary! school! contexts! in! the! curricular! unit! of! Supervised! Pedagogic!Practice,!integrated!of!the!Master's!degree!in!PreDSchool!Education!and!1st! Cycle!of!Basic!Education!curricular!plan.! ! Both! stages! were! supported! by! Action! Research! methodology,! revealing! the! observation,! plan,! reflection! and! evaluation! as! essential! stages! for! the! praxis! transformation! and! articulation! of! several! professional! knowing.! In! this! way,! the! pedagogic! practice! became! an! object! of! investigation! consisting! in! a! stimulus! fountain!to!the!problem!solvers!and!the!creation!of!new!knowledge.!Also!reveals!the! pedagogic! practice! develops! in! dyad! formation,! stimulating! the! knowledge! (re)constructing!by!reflection!and!constant!dialog.! ! Thinking!in!the!same!line,!this!report!shows!experiences!and!significant!learning! moments! in! theoretical! and! practical! contexts,! contributed! to! the! development! of! essential! competences! for! the! teaching! professionalism! and,! consequently,! the! construction!of!the!professional!identity.!

Cátia Fabiana Maciel

Publicação

Ano da publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201613964

Títulos Alternativos