Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O!presente!relatório!de!estágio,!integraLse!no!Mestrado!em!Educação!PréLEscolar!
e! Ensino! do! 1º! Ciclo! do! Ensino! Básico,! reflete! o! percurso! realizado! pela! formanda!
durante! os! meses! de! fevereiro! e! junho! do! ano! corrente,! tendo! sido! a! formação!
desenvolvida!no!Centro!Social!e!Paroquial!da!Nossa!Senhora!da!Ajuda.!
Ao!longo!do!relatório!é!possível!verificar!os!pressupostos!que!a!mestranda!utilizou!
para!nortear!a!sua!ação,!como!a!metodologia!de!investigaçãoLação.!Ao!atravessar!as!
cinco!fases!da!mesma,!permitiu!desenvolver!uma!investigação!sistemática!e!reflexiva,!
possibilitando!ter!uma!posição!crítica,!relativamente!ao!implementado!na!ação.!
Com!este!trabalho,!através!dos!modelos!curriculares,!pretendeLse!proporcionar!à!
criança!um!papel!ativo!na!sua!aprendizagem.!Deste!modo,!a!mesma!constrói!o!seu!
conhecimento!através!de!uma!aprendizagem!pela!ação.!!
A! experiência! obtida! com! a! prática,! permitiu! à! estagiária! desenvolver! as! suas!
competências!profissionais,!a!todos!os!níveis,!que!a!fez!evoluir!como!profissional!de!
educação! e! ganhar! uma! maior! perceção! acerca! do! trabalho! de! um! educador! de!
infância.!Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A! formação! prática! permite! a! compreensão! de! conceitos! teóricos! e! legais,! a!
articulação!do!saber!e!do!saber!fazer,!(re)criando!conhecimentos!teóricos!e!práticos!
na!ação!profissional.!
Assim,! o! presente! relatório! tem! como! intuito!uma! análise! crítica! e! reflexiva! do!
processo!de!desenvolvimento!pessoal!e!profissional!da!mestranda,!em!contexto!préD
escolar! e! 1º! ciclo,! no! âmbito! da! Unidade! Curricular! de! Prática! Pedagógica!
Supervisionada,!parte!integrante!do!plano!curricular!do!mestrado!em!Educação!PréD
Escolar!e!Ensino!do!1º!Ciclo!do!Ensino!Básico.!
Ambos! os! estágios! sustentaramDse! numa! metodologia! de! InvestigaçãoDAção,!
revelando! a! observação,! a! planificação,! a! reflexão! e! avaliação! como! etapas!
fundamentais!para!a!transformação!da!prática!e!articulação!de!saberes!profissionais.!
Assim,! a! prática! pedagógica! tornouDse! objeto! de! investigação! constituindo! numa!
fonte! de! estímulo! à! resolução! de! problemas! e! à! criação! de! novos! conhecimentos.!
ReleveDse,! ainda,! à! prática! pedagógica! desenvolvida! em! díade! de! formação,!
estimulando!a!(re)construção!do!conhecimento!pela!reflexão!e!diálogo!constante.!
Neste!contexto,!este!relatório!apresenta!vivências!e!momentos!de!aprendizagem!
significativos,! em! contextos! teóricos! e! práticos,! e! que! contribuíram! para! o!
desenvolvimento!de!competências!essenciais!para!a!profissionalidade!docente!e,!por!
conseguinte!para!a!construção!da!identidade!profissional!docente.!
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:This! Report! of! Professional! Qualification! Stage! comes! integrated! in! the!master!
degree! in! preschool! and! primary! school! education,! reflects! the! path!made! by! the!
student! between! the! month! of! February! ad! June! of! the! current! year,! which! the!
formation! was! developed! in! the! Centro! Social! e! Paroquial! da! Nossa! Senhora! da!
Ajuda.!
Throughout! the! report! is! possible! to! see! the! assumptions! that! the! graduate!
student!used!to!guide!her!actions,!like!the!actionLresearch!methodology.!While!going!
through!the!five!phases!of!the!actionLresearch!methodology,!it!allowed!to!develop!a!
systematic!and!reflexive!investigation,!allowing!to!have!a!critical!position,!in!relation!
to!the!implanted!action.!
With! this!work,! through!de! curricular!models,! the! student!wanted! to!provide! to!
the! child! an! active! role! in! his! learning! process.! This!way,! the! child! builds! his! own!
knowledge!trough!action!learning.!
The!experience!gained!with!the!practice!in!preschool,!let!the!student!developed!
her! professional! competences,! in! every! level,! which! made! her! evolve! as! an!
educational! professional! and! gained! a! bigger! perception! about! the! kindergartens’!
work.! Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A! practical! formation! allows! completing! the! comprehension! of! theoretical! and!
legal!concepts,!the!joint!of!knowing!and!to!know!how!to!do,!(re)creating!theoretical!
and!practical!knowledge!in!the!professional!action.!
! The!present! report! as! the! aim!of! analysing! the!process! elapsed! in! a! critical! and!
reflective! way,! with! a! professional! and! personal! development! of! the! trainee,! in!
kindergarten! and! primary! school! contexts! in! the! curricular! unit! of! Supervised!
Pedagogic!Practice,!integrated!of!the!Master's!degree!in!PreDSchool!Education!and!1st!
Cycle!of!Basic!Education!curricular!plan.!
! Both! stages! were! supported! by! Action! Research! methodology,! revealing! the!
observation,! plan,! reflection! and! evaluation! as! essential! stages! for! the! praxis!
transformation! and! articulation! of! several! professional! knowing.! In! this! way,! the!
pedagogic! practice! became! an! object! of! investigation! consisting! in! a! stimulus!
fountain!to!the!problem!solvers!and!the!creation!of!new!knowledge.!Also!reveals!the!
pedagogic! practice! develops! in! dyad! formation,! stimulating! the! knowledge!
(re)constructing!by!reflection!and!constant!dialog.!
! Thinking!in!the!same!line,!this!report!shows!experiences!and!significant!learning!
moments! in! theoretical! and! practical! contexts,! contributed! to! the! development! of!
essential! competences! for! the! teaching! professionalism! and,! consequently,! the!
construction!of!the!professional!identity.!
Cátia Fabiana Maciel
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201613964