Isabel de Oliveira Timóteo

Professor/a Adjunto/a

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

.

Isabel de Oliveira Timóteo é licenciada em Educação Social, Mestre em Psicologia e Doutorada em Sociologia. É professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e investigadora integrada do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED).

Entre 1996 e 2003 trabalhou como Educadora Social no âmbito da saúde mental e comunitária, da intervenção social com pessoas que se prostituem e com pessoas toxicodependentes.

De 2003 a 2016 foi equiparada a Assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, sendo professora adjunta desde janeiro de 2016. Tem leccionado unidades curriculares na área da Educação Social, Animação Comunitária, Desenho e Desenvolvimento de Projetos e Estágio, sendo coordenadora dos estágios da Licenciatura em Educação Social.

Em 2010 concluiu o mestrado em Psicologia - Desenvolvimento em Contextos de Risco, com a dissertação intitulada "Educação Social e Relação de Ajuda - Representações dos educadores sociais sobre as suas práticas", pela Universidade de Évora. Em 2016 concluiu o doutoramento em Sociologia com a tese intitulada "A participação nos projetos de intervenção social e educativa como estratégia de capacitação e de mudança - Representações e práticas no território de Vila D'Este", pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Participou em projetos de investigação no âmbito do Acolhimento Familiar (inED) e colabora atualmente num projeto de investigação sobre o Acolhimento de Refugiados.