O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO REMOTO: CRIANDO ATIVIDADES COM FEEDBACK AUTOMÁTICO

O GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO REMOTO: CRIANDO ATIVIDADES COM FEEDBACK AUTOMÁTICO

Em curso

Sobre

 

Objetivos

 

O projeto atende a uma demanda de uma das linhas de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Educação Matemática no contexto do grupo de pesquisa da proponente: Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática-TECMEM e tem como proposta oferecer a professores da escola básica, preferencialmente de escolas públicas, uma formação para sua atuação no contexto do ensino remoto com a utilização do software GeoGebra não apenas como mais um recurso tecnológico, mas como um recurso que colabore no desenvolvimento da prática docente, envolvendo conceitos matemáticos e métodos de avaliação automática. A investigação também será desenvolvida no Instituto GeoGebra de Portugal - IGP, nomeadamente no apoio à formação que é dada à vários níveis e com as parcerias que o IGP já estabeleceu nos Países Africanos de língua oficial portuguesa, e será mais uma valia para o aprofundamento da investigação conduzida aos programas de formação em desenvolvimento. Assim, esta pesquisa pretende colaborar para a inserção da tecnologia na prática docente, aprimorando os estudos e as análises no que diz respeito à tecnologia no contexto da educação matemática. Considerar o GeoGebra como um instrumento para a prática do professor é importante, pois nessa interação ocorrem a reorganização e a modificação dos esquemas de utilização do software, fatos que permitem a estruturação da ação do professor, colaborando para sua formação e aprimoramento de conceitos matemáticos. Com as mudanças tecnológicas no ensino, atualmente obrigando o ensino remoto nas escolas, interessa, também, estudar de que modo os recursos para a atuação do professor de matemática podem se adaptar à sua prática docente neste contexto. Assim, nesse projeto de investigação, será estudado o uso do GeoGebra na criação de recursos, pelos professores, para o ensino da matemática em diferentes vertentes: adaptando ou criando materiais, ajustados aos interesses, às necessidades e aos problemas que enfrentam os professores nas escolas, investigando o uso destes materiais nos contextos escolares e o seu efeito na melhoria dos resultados dos estudantes e criando possibilidades de feedback imediato em suas propostas de avaliação.

Atividades - Resumo (11 de maio de 2021)

O projeto ainda está em curso com dois grupos. Nestes grupos estão sendo desenvolvidos trabalhos de formação e de investigação-ação como relatado a seguir. As atividades tem sido objeto de reflexão da equipe de coordenação que integra os dois proponentes e o prof. Dr. Márcio Vieira de Almeida como pesquisador e participante colaborador nas atividades desenvolvidas.

No início dos trabalhos foi formado um grupo que denominamos Grupo I integrando 9 docentes do Instituto Federal de Alagoas – IFA caracterizado como grupo piloto permitindo um aprimoramento do design das atividades como suporte às
atividades do GrupoII. O Grupo II integra professores de diferentes instituições: de Angola (1), Brasil(4), Cabo Verde(2) e Portugal (5), num total de 12 docentes. Para cada grupo e para cada participante foram enviados e retornados os respectivos Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos, acautelando as questões Éticas inerentes.

Foram realizados, até o momento no Grupo I, 7 encontros a partir de 16/12/2020 e em 2021 nos dias 20/01; 09/02; 02/03; 16/03; 30/03;
20/04; todos pela plataforma Google Meet. No Grupo II as atividades tiveram início em 2021 e foram realizados até o momento 3 encontros em 18/03; 15/04 e 20/05 pela plataforma ZOOM.

Considerando o período proposto no projeto para o seu desenvolvimento de 01/03/2021 a 30/08/2022 concluímos que muito ainda há que ser feito e trabalhado. No entanto, resultados prévios importantes estão sendo obtidos.

Passos Metodológicos

Nos encontros realizados até o momento com os dois Grupos, são enviados propostas de trabalho e, como resultado, várias propostas de tarefas inovadoras e originais com feedback automático estão sendo obtidas, das quais foram
elaboradas versões prévias e que serão aprimoradas com vista a integrarem um livro eletrónico. Estas atividades são compartilhadas em dois espaços diferenciados na plataforma GeoGebra Groups (https://www.geogebra.org/) nos quais os participantes inserem suas propostas e os demais interagem e compartilham suas sugestões de melhoramento. As atividades, como são construídas no GeoGebra, permitem interação e movimentos e desse modo é possível aperfeiçoa-las a cada acesso. Como suporte teórico foram enviadas referências sobre feedback automático no contexto do projeto. Essas referências foram traduzidas do inglês por equipe profissional e enviadas aos participantes para discussão prévia nos encontros. Tais ações foram necessárias devido às dificuldades de idioma de alguns participantes e, também, para agilizar o conhecimento da necessidade de bases teóricas para a construção das atividades.

Artigos a serem desenvolvidos: dos trabalhos em andamento estão sendo produzidos dois artigos, um deles foi submetido a um evento e o outro encontra-se em preparação para submissão a revista indexada pela SCOPUS. Nestes artigos são evidenciados que os grupos têm registrado avanços, mais céleres no grupo II, contudo registra-se um aumento da reflexão sobre o alcance das tarefas nos dois grupos.

Próximos passos: A estrutura dos grupos está formada e os encontros continuarão a ser realizados no mínimo mensalmente com os resultados obtidos, participação em eventos e artigos enviados para publicação amplamente divulgados.

Data de Início

Data de Fim

Grupo de Investigação

Coordenador Interno
Coordenador Externo
Celina A. A. Pereira Abar
Professora
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Parceiros
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
inED- Centro de Investigação e Inovação em Educação. ESE Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior Pedagógica do Bengo
Universidade de Cabo Verde
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Escola Superior Pedagógica do Bengo
Instituto Federal de Alagoas
Agrupamento Clara de Resende
Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
Ficheiro