Sobre
Objetivos
O projeto atende a uma demanda de uma das linhas de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Educação Matemática no contexto do grupo de pesquisa da proponente: Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática-TECMEM e tem como proposta oferecer a professores da escola básica, preferencialmente de escolas públicas, uma formação para sua atuação no contexto do ensino remoto com a utilização do software GeoGebra não apenas como mais um recurso tecnológico, mas como um recurso que colabore no desenvolvimento da prática docente, envolvendo conceitos matemáticos e métodos de avaliação automática. A investigação também será desenvolvida no Instituto GeoGebra de Portugal - IGP, nomeadamente no apoio à formação que é dada à vários níveis e com as parcerias que o IGP já estabeleceu nos Países Africanos de língua oficial portuguesa, e será mais uma valia para o aprofundamento da investigação conduzida aos programas de formação em desenvolvimento. Assim, esta pesquisa pretende colaborar para a inserção da tecnologia na prática docente, aprimorando os estudos e as análises no que diz respeito à tecnologia no contexto da educação matemática. Considerar o GeoGebra como um instrumento para a prática do professor é importante, pois nessa interação ocorrem a reorganização e a modificação dos esquemas de utilização do software, fatos que permitem a estruturação da ação do professor, colaborando para sua formação e aprimoramento de conceitos matemáticos. Com as mudanças tecnológicas no ensino, atualmente obrigando o ensino remoto nas escolas, interessa, também, estudar de que modo os recursos para a atuação do professor de matemática podem se adaptar à sua prática docente neste contexto. Assim, nesse projeto de investigação, será estudado o uso do GeoGebra na criação de recursos, pelos professores, para o ensino da matemática em diferentes vertentes: adaptando ou criando materiais, ajustados aos interesses, às necessidades e aos problemas que enfrentam os professores nas escolas, investigando o uso destes materiais nos contextos escolares e o seu efeito na melhoria dos resultados dos estudantes e criando possibilidades de feedback imediato em suas propostas de avaliação.
Atividades - Resumo (11 de maio de 2021)
O projeto ainda está em curso com dois grupos. Nestes grupos estão sendo desenvolvidos trabalhos de formação e de investigação-ação como relatado a seguir. As atividades tem sido objeto de reflexão da equipe de coordenação que integra os dois proponentes e o prof. Dr. Márcio Vieira de Almeida como pesquisador e participante colaborador nas atividades desenvolvidas.
No início dos trabalhos foi formado um grupo que denominamos Grupo I integrando 9 docentes do Instituto Federal de Alagoas – IFA caracterizado como grupo piloto permitindo um aprimoramento do design das atividades como suporte às
atividades do GrupoII. O Grupo II integra professores de diferentes instituições: de Angola (1), Brasil(4), Cabo Verde(2) e Portugal (5), num total de 12 docentes. Para cada grupo e para cada participante foram enviados e retornados os respectivos Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos, acautelando as questões Éticas inerentes.
Foram realizados, até o momento no Grupo I, 7 encontros a partir de 16/12/2020 e em 2021 nos dias 20/01; 09/02; 02/03; 16/03; 30/03;
20/04; todos pela plataforma Google Meet. No Grupo II as atividades tiveram início em 2021 e foram realizados até o momento 3 encontros em 18/03; 15/04 e 20/05 pela plataforma ZOOM.
Considerando o período proposto no projeto para o seu desenvolvimento de 01/03/2021 a 30/08/2022 concluímos que muito ainda há que ser feito e trabalhado. No entanto, resultados prévios importantes estão sendo obtidos.
Passos Metodológicos
Nos encontros realizados até o momento com os dois Grupos, são enviados propostas de trabalho e, como resultado, várias propostas de tarefas inovadoras e originais com feedback automático estão sendo obtidas, das quais foram
elaboradas versões prévias e que serão aprimoradas com vista a integrarem um livro eletrónico. Estas atividades são compartilhadas em dois espaços diferenciados na plataforma GeoGebra Groups (https://www.geogebra.org/) nos quais os participantes inserem suas propostas e os demais interagem e compartilham suas sugestões de melhoramento. As atividades, como são construídas no GeoGebra, permitem interação e movimentos e desse modo é possível aperfeiçoa-las a cada acesso. Como suporte teórico foram enviadas referências sobre feedback automático no contexto do projeto. Essas referências foram traduzidas do inglês por equipe profissional e enviadas aos participantes para discussão prévia nos encontros. Tais ações foram necessárias devido às dificuldades de idioma de alguns participantes e, também, para agilizar o conhecimento da necessidade de bases teóricas para a construção das atividades.
Artigos a serem desenvolvidos: dos trabalhos em andamento estão sendo produzidos dois artigos, um deles foi submetido a um evento e o outro encontra-se em preparação para submissão a revista indexada pela SCOPUS. Nestes artigos são evidenciados que os grupos têm registrado avanços, mais céleres no grupo II, contudo registra-se um aumento da reflexão sobre o alcance das tarefas nos dois grupos.
Próximos passos: A estrutura dos grupos está formada e os encontros continuarão a ser realizados no mínimo mensalmente com os resultados obtidos, participação em eventos e artigos enviados para publicação amplamente divulgados.