Sobre
Visão Geral
O projeto EDUPLAY – Promoting High-Quality ECEC through Education and Play in All Day Settings [Promover o Brincar e o Aprender através da Formação Docente na Educação de Infância] é uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ Teacher Academies 2024, que reúne seis parceiros de cinco países (Chipre, Grécia, Portugal, Países Baixos e Lituânia). O seu principal objetivo é promover a qualidade da Educação Pré-Escolar (EPE) através da valorização do brincar como prática pedagógica centralmente promotora do desenvolvimento integral da criança.
Reconhecendo que o brincar é central na infância e um meio privilegiado para a aprendizagem, o projeto propõe a construção de um programa de formação inovador para educadores/as de infância, que articule conhecimento científico, práticas pedagógicas inclusivas e adaptação aos contextos locais. Através de processos colaborativos e da experimentação em contextos reais, pretende-se reforçar a capacidade dos/as profissionais para responder às necessidades e direitos das crianças, promovendo ambientes educativos mais ricos, equitativos e responsivos.
Objetivos e Principais Atividades:
O projeto EDUPLAY está focado em reforçar o papel da brincadeira nos contextos de EPE em toda a Europa, e em fortalecer o papel dos/as educadores/as de infância na promoção da aprendizagem através do brincar. Pretende assim:
Objetivo 1: Mapear o estado de arte acerca do Brincar, bem como identificar as necessidades e os desafios dos/as educadores/as de infância e coordenadores/as pedagógicos/as / líderes.
Objetivo 2: Promover o conhecimento e as competências dos/as educadores/as de infância em formação, inicial e continua, e dos/as coordenadores/as/líderes para o uso do brincar nas suas práticas pedagógicas, e estabelecer uma rede pan-europeia de profissionais interessados no tópico.
Objetivo 3: Sensibilizar para a importância do brincar e fornecer recomendações políticas para melhorar a utilização do brincar em EPE em toda a Europa.
Impacto esperado
O EDUPLAY visa beneficiar diretamente:
- Crianças, dos 3 aos 6 anos de idade;
- Educadores/as de Infância, em formação inicial ou contínua;
- Coordenadores/as Pedagógicos/as e outros líderes em contextos de EPE;
- Decisores políticos, stakeholders, famílias, autoridades locais e investigadores;