Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Contributos da formação inicial de professores

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A investigação tem mostrado a relevância de os/as docentes ingressarem na profissão preparados/as para promover competências do domínio socioemocional (e.g., CASEL, 2012; Costa & Faria, 2013; Jones & Kahn, 2017). De igual modo, tem sido destacada a importância destes/as profissionais desenvolverem as suas próprias competências socioemocionais de forma a lidarem eficazmente com os desafios associados ao exercício da profissão docente no séc. XXI (Zins et al., 2007). A presente investigação pretende expandir o conhecimento científico existente neste domínio, particularmente em Portugal, tendo como objetivos: (a) analisar em que medida a formação inicial de professores contempla, no plano de
estudos dos cursos, objetivos e conteúdos programáticos associados à promoção de conhecimentos e/ou competências relacionados com a aprendizagem socioemocional das crianças e dos/as próprios/as estudantes do ensino superior (futuros/as docentes) [Estudo 1]; (b) conhecer e comparar as crenças e conhecimentos relacionados com a aprendizagem socioemocional e a perceção de competência emocional
e de autoeficácia de estudantes a frequentarem o 1.º ano e o último ano de cursos de formação inicial de professores [Estudo 2]; e (c) analisar em que medida essas diferenças variam em função das diferentes “doses” de promoção de conhecimentos e/ou competências relacionados com a aprendizagem socioemocional das crianças e dos/as próprios/as estudantes do ensino superior (futuros/as docentes) incluídas nos planos de estudos [Estudo 2]. Os resultados do presente estudo podem ser particularmente úteis para promover a reflexão das escolas de formação inicial de professores sobre a inclusão das competências socioemocionais nos planos de estudos dos seus cursos, e eventuais alterações que sejam
necessárias, tornando-os mais atuais e ajustados às necessidades formativas dos/as futuros/as docentes, com base nas recomendações da investigação, assim como informar decisões políticas neste âmbito.

 

Ref ª inED/2020/6

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Unidade de Investigação em Desenvolvimento Humano e Psicologia – UNIDEP (ISMAI)