Comunicações

Comunicações

2021

Internacionais

  1. Abar, C., Dos Santos, J., Almeida, M. (2021, October 6-10). Tecnologias Digitais na Educação Matemática -TecDEM. [Conference session]. I Sinepesteem - Simpósio Internacional Do Nepesteem, (online), Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
     
  2. Aboim, S., Cruz, S., Maia-Lima, C. (2021, April 27-30). As tecnologias modernas como instrumentos ao serviço do ensino da matemática e das ciências naturais. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  3. Alves, S., Amor, C., Sanches-Ferreira, M., & Silveira-Maia, M. (2021, September 10). School-based interventions aimed at promoting social participation outcomes for students with disabilities: a systematic review. [Conference session]. European Conference on Education Research, (online), Geneva, Suíça.
     
  4. Andrade, P., Couto, Â., Maia-Lima, C., & Lima, F. (2021, April 27-30). Operacionalização do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e resultados escolares de matemática no 1.º CEB. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  5. André, T., & Fernandes, D. (2021, July 22-24). Projeto Ukids – Valorizar o desafio "trash value" em contexto interdisciplinar. [Conference session]. IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, (online), Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal.
     
  6. Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2021, January 20-22). Learning qualitative research: Perceptions and expectations of Master’s degree students in Educational Psychology. [Conference session]. 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR2021), (online), Barcelona, Espanha.
     
  7. Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2021, July 13-16). Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia. [Conference session]. 10.º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ 2021), (online), Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidade da Coruña, Espanha.
     
  8. Araújo, M. J., Lopes, S. & Delgado, P. (2021, October 29 to November 5). Arte e pedagogia social: diálogos entre estudantes do ensino superior a partir de narrativas visuais que ilustram memórias do 25 de Abril de 1974, em Portugal. [Conference session]. Congreso Internacional de la SIPS 2021-XXXIII Seminario lnteruniversitario de Pedagogía Social, (online), Universidade de Santiago de Compostela, Lugo, Espanha.
     
  9. Barbosa, M. C. S., Araújo, S. B., & Pinazza, M. A. (2021, September 1-17). Public policies in ECEC services for children under-three: Tensions and challenges in Portugal and Brazil. [Conference session]. EECERA Online Festival 2021, (online), Zagreb, Croácia.
     
  10. Barbosa, S., & Anjos, S. (2021, May 26-28). O estágio curricular na base de formação do intérprete de língua gestual/de sinais. [Conference session]. II Congresso sobre Estudos da Interpretação (II CONEI), III Colóquio sobre Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: Saúde, Educação & Justiça (CILSC), (online), Universidade Federal de Goiás, Brasil.
     
  11. Barros, P., Maia-Lima, C., Aboim, S., & Couto, A. (2021, April 27-30). Educar para a Sustentabilidade Ambiental: um estudo exploratório desenvolvido no Ensino Básico. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  12. Carvalho, J., Delgado, P. & Diogo, F. (2021, April 27-30). Management Model on Principals Leadership. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  13. Coelho, S. V., & Queirós, C. F. (2021, October 27-30). Sistemas defensivos do litoral norte no Caminho Português da Costa. [Conference session]. Congresso Internacional Comunidades Locais e Caminhos de Santiago, (online), Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
     
  14. Coelho, S.V. (2021, November 22). Do Exército do Reino de Portugal ao Exército do Império do Brasil - continuidades e ruturas. [Conference session]. Palestra Internacional Momento Histórico, (online), Palácio dos Marqueses do Lavradio, Lisboa, Portugal.
     
  15. Correia, N., Aguiar, C., & The PARTICIPA Consortium (2021, September 1-17). Professional development tools supporting participation rights in early childhood education and care. [Poster presentation]. EECERA Online Festival 2021, (online), Zagreb, Croácia.
     
  16. Cruz, M. (2021, July 5-7). Towards a pan-hispanic competence in the training of Spanish as Foreign Language Teachers in Portugal: analysis of training courses and course books regarding content related to Hispanic America. [Conference session].  13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (online), Palma de Maiorca, Espanha.
     
  17. Cruz, M. (2021, March 7-8). Paths followed in the reconfiguration of teaching professionally in an experience of (de)curricularization of English in the 1st and 2nd years of Primary Education. [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
     
  18. Cruz, M. (2021, May 19-21). Por un modelo lingüístico dinámico de enseñanza de ELE. [Conference session]. XVII Congreso de SAEL - Sociedad Argentina de Estudios Lingüísticos (online), Tucumán, Argentina.
     
  19. Cruz, M., Melo-Pfeifer, S. (2021, June 16-18). La lengua española en Latinoamérica y su inversión en la clase de ELE: origen, usos actuales y su aparición en los manuales. [Conference session]. XII Coloquio Internacional sobre Investigación en Lenguas Extranjeras (online), Universidade de Granada, Espanha.
     
  20. Cruz, M., Quadro-Flores, P. (2021, March 7-8). Quantum-leap in teaching through the use of mobile devices. [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
     
  21. Delgado, P. & Marí, R. (2021, October 29 to November 5). ¿Vivimos todos en las pinturas de Hooper? Una reflexión sobre el arte, la educación y la humanidade. [Conference session]. Congreso Internacional de la SIPS 2021-XXXIII Seminario lnteruniversitario de Pedagogía Social, (online), Universidade de Santiago de Compostela, Lugo, Espanha.
     
  22. Delgado, P. (2021, December 1-2). La formación de profesionales que trabajan con adolescentes y jóvenes en dificultad social. [Conference session]. I Congreso Internacional de Educación y Jóvenes en Dificultad Social en Transición a la Vida Adulta - TRANSICIONES 2021, (online), Facultad de Educación de la UNED, Madrid, Espanha.
     
  23. Delgado, P. (2021, May 26). O regime de execução do Acolhimento Familiar em Portugal - Novos Discursos, novas práticas. [Conference session]. V Seminário Internacional. URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, (online), Brasil.
     
  24. Delgado, P., Carvalho, J. & Correia, F. (2021, April 27-30). What do we know of what children think about their lives? [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  25. Dias, B., Couto, Â., Aboim, S., & Maia-Lima, C. (2021, April 27-30). Potencialidades e Limitações de Diferentes Ferramentas Digitais para o Ensino à Distância das Ciências Naturais e da Matemática. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  26. Dos Santos, J. (2021, August 11). Investigación en matemáticas y en educación matemática con geogebra. [Conference session]. Seminário de Educação Matemática, (online), Universidad António Nariño, Colombia.
     
  27. Dos Santos, J. (2021, January 18-21). Torus and Quadrics Intersection, using GeoGebra. [Conference session]. 9th International Conference of Geometry and Graphics ICGG2020, (online), Universidade de São Paulo, Brasil.
     
  28. Dos Santos, J. (2021, May 13). Importância Do Financiamento Da Extensão Universitária Em Tempos De Crise. [Conference session]. 3ª Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola, (online), Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola.
     
  29. Dos Santos, J. (2021, November 17). GeoGebra and STEAM in the training of Cape Verdean teachers. [Conference session]. International Workshop-cum-Conference om Mathematics Education 2021, (online), Mizoran University & Guadalajara University, México.
     
  30. Dos Santos, J. (2021, September 27-28). Desenvolver o pensamento computacional, oportunidades e desafios para a aprendizagem e ensino da matemática para todos.  [Conference session]. II Seminário Internacional de Matemática: reflexões sobre a Educação Matemática, (online), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
     
  31. Dos Santos, J., Abar, C., & Almeida, M. (2021, October 10). A Compreensão De Professores Sobre Inteligência Artificial E Como A Inteligência Artificial Colabora Com A Educação No Contexto De Feedback Automático. [Conference session]. 2º Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP, (online), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
     
  32. Fernandes, D. (2021, April 27-30). As Lengalengas Matemáticas. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  33. Fernandes, D. (2021, April 27-30). Entrepreneurship in Education – a sustainable proposal. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  34. Fernandes, D. (2021, April 27-30). In times of pandemic: calculate, write and think with social dominoes. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  35. Fernandes, D. (2021, April 27-30). Mathematics and life, what relationship? [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  36. Fernandes, D. (2021, July 21). Inovação e práticas pedagógicas em contexto integradores das aprendizagens. [Conference session]. Webinar Internacional - Inovação, Ensino e a Aprendizagem da Matemática, (online), Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde.
     
  37. FRIEND-SHIP Consortium. (2021, July 6). FRI E N D - S H I P Improving Students' Social Participation in Primary and Secondary Schools across Europe. [Conference session]. World Education Research Association Focal Meeting, (online), Santiago de Compostela, Espanha.
     
  38. Fuertes, M., Dionisio, F., Gonçalves, J.L., Faria, A., Conceição, I., & Lopes-dos-Santos, P. (2021, June 22-26). Crying for an antibiotic: maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy. [Conference session]. WAIMH: 17th World Congress, (online), Brisbane, Austrália.
     
  39. Fuertes, M., Dionisio, F., Gonçalves, J.L., Faria, A., Lopes-dos-Santos, P., & Conceição, I. (2021, April 7-9). Maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy[Poster presentation]. Society for Research in Child Development Virtual Biennial Meeting (online).
     
  40. Fuertes, M., Gonçalves, J.L., Barbosa, M., & Beeghly, M. (2021, April 7-9). A self-comfort oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm. [Poster presentation]. Society for Research in Child Development Virtual Biennial Meeting (online).
     
  41. Fuertes, M., Gonçalves, J.L., Barbosa, M., Almeida, R., Lopes-dos-Santos, P., & Beeghly, M. (2021, June 22-26).  A self-comfort oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm. [Conference session]. WAIMH: 17th World Congress, (online), Brisbane, Austrália.
     
  42. Gavaia, B., Ribeiro, C., Mascarenhas, D., Fernandes, D., & Quadros-Flores, P. (2021, abril). Números Racionais Não Negativos e Gamificação: Uma Experiência Didática no 2.ºCEB. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  43. Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021, March 7-8). Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree. [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
     
  44. Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021, November 26-28). The challenges of initial teacher training. [Conference session] 3rd International Conference on Advanced Research in Education, (online), Oxford, United Kingdom.
     
  45. Hassani, S., Alves, S., Avramidis, E., & Schwab, S. (2021, September 10). Examining the Effects of the Circle of Friends in Promoting the Social Participation of Students:   A Research Synthesis. Paper presented at the Symposium Enhancing Students’ Social Participation and School-Wellbeing. [Conference session]. European Conference on Education Research, (online), Geneva, Suíça.
     
  46. Lambert, F. & Freire, P. (2021, May 5). “From home towards a world…”. [Conference session]. Nova Contemporary Music Meeting 2nd Edition: Music Performance as Creation, (online), CESEM/ UNL, Portugal.
     
  47. Lambert, F. (2021, April 14). E Como Se A Paisagem…Na Arte Atual: Seis Artistas Em Portugal E No Brasil: Brígida Baltar, Daniel Caballero E Marcelo Moscheta (Brasil) E Gabriela Albergaria, Catarina Leitão E Samuel Rama (Portugal). [Conference session]. 2º Congresso Ibero-Americano sobre Paisagem, CIBAM/Sintra – IHA/UNL, Portugal.
     
  48. Lambert, F. (2021, April 22). Maria Graham: percepción y creación estética de la fragilidad humana – la esclavatura en Brasil Colonia. [Conference session]. VII Encuentro Ibérico de Estética 'El arte y lo humano', (online), Espanha.
     
  49. Lambert, F. (2021, April 23). Curating Registered Journeys – Maria Graham and Dora Wordsworth. Art, Museums and Digital Cultures: Rethinking Change, (online), UNL/ISCTE, Portugal.
     
  50. Lambert, F. (2021, October 15). The Crystallization of Landscape - Albano Afonso and Rio de Janeiro Botanical Garden”. [Conference session]. 10th International Conference On Digital And Interactive Arts, (online), Universidade de Aveiro, Portugal.
     
  51. Lambert, F. (2021, September 9). Os caminhos de Santiago na Contemporaneidade: investigação na CAE/InED. [Conference session]. Congresso Internacional do projeto rurAllure, Vila do Conde, Portugal.
     
  52. Macedo, A. C. V. (2021, September 29). Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores em Portugal. [Conference session]. Ciclo Internacional de Debates: Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores, (online), Universidade Estadual de Maringá, Brasil.
     
  53. Oliveira-Martins, S., Santos, M. & Silveira-Maia, M. (2021, November 25). Bioecological factors for school failure and school dropout. [Conference session]. III Congreso Internacional sobre Educación Inclusiva #0ASIS21: Analizando el abandono Académico, (online), Madrid, Espanha.
     
  54. Nogueira, L., Blanco, T., & Maia-Lima, C. (2021, April 27-30). Experiências de programação tangível na educação de infância: um estudo exploratório. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  55. Nogueira, L., Blanco, T., & Maia-Lima, C. (2021, March 8-9). Exploratory study on tangible computer programming experiments in early childhood education [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
     
  56. Nunes, E., Cruz, M. (2021, September 23-24). Schoolers & Scholars: a project bringing RPG to primary teaching. [Conference session]. 15th European Conference on Games Based Learning (online), Brighton, United Kingdom.
     
  57. Padrão, C., Barros, S., Fonseca, E., Gomes, S., & Porto, A. (2021, September 1-3). Expectativas académicas, dificuldades antecipadas e autoeficácia na transição de estudantes de CTeSP para o Ensino Superior. [Conference session]. XVI Congresso Internacional Gagelo-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, (online), Braga, Portugal.
     
  58. Patricia & Quadros-Flores, P. (2021, July 7-9). Flipping" higher education - a new way of answering to a new way of questioning. [Conference session]. World Education Research Association, (online), Santiago de Compostela.
     
  59. Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Sousa-Pereira, F., Machado, F., & Marques-Pinto, A. (2021, September 1-3). Is social and emotional learning included in Portuguese initial teacher training? [Conference session].  VI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (online), Braga, Portugal.
     
  60. Pessoa, I., Bessa, L., Mascarenhas, D., & Fernandes, D. (2021, April 27-30). Aprender as Isometrias através da Arte: uma experiência didática no 2.º Ciclo do Ensino Básico. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  61. Quadros-Flores, P., Marta, M., & Sá, S. (2021, March 18-19). The Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels. [Conference session]. 10th International Conference New Perspectives in Science Education, (online), Toscania, Itália.
     
  62. Raposo-Rivas, M., Martínez-Figueira, E., Cebrián Robles, V., García-Fuentes, O., & Quadros-Flores, P. (2021). TIC en la profesión docente: percepciones de maestros en formación. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  63. Rothes, L. (2021, October 6). O Ensino Superior e a Construção de Soluções Inclusivas de Aprendizagem. [Conference Session]. XXVI RECLA International Meeting (online), Porto, Portugal.
     
  64. Sanches-Ferreira, M., Topa, P., & Alves, S. (2021, September 7). Effects of an In-service Training on Teachers’ Knowledge, Attitudes and Self-Efficacy towards Sexuality Education with Students with Intellectual Disability. [Conference Session]. European Conference on Education Research (online), Geneva, Suiça.
     
  65. Santos, F. (2021, July 5-7). Desenvolvimento Positivo por Meio do Esporte. [Conference session]. II Webinar de Psicologia do Esporte e do Exercício, (online), Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil.
     
  66. Santos, F., MacDonald, D., Rathwell, D., Strachan., L., Camiré, M. (2021, November 17-21). Positive Youth Development through Sport in Portugal. [Conference session]. 13th International Council for Coaching Excellence Global Coach Conference, Lisboa, Portugal.
     
  67. Santos, M. (2021, November 1-13). Apoiando o sucesso para todos – princípios de design universal em aprendizagem digital para alunos com deficiência. [Conference session]. 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial (online), Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
     
  68. Santos, M., Silveira-Maia, M., & Martins, S. (2021, April 27-30). Pathways for Inclusive Education: an overview of Portuguese legislation and its implications on practices and on teachers’ training based on European trends. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  69. Silveira, A., & Dos Santos, J. (2021, May 7). O GeoGebra como ferramenta pedagógica para a investigação e a inovação em Educação Matemática no contexto dos países de Língua Oficial Portuguesa. [Conference session]. IV Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, (online), Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Lisboa, Portugal.
     
  70. Silveira-Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Aguiar, T., Santos, M., Cruz, M. (2021). Teacher training for inclusion: programs across Europe. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
     
  71. Silveira-Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Santos, M., Chiazzese, G., Merlo, G., & Chifari, A. (2021, July 7-9). Good-Practices Framework for Positive Behavior Approach (PBS) implementation. [Conference session]. World Education Research Associal Focal Meeting, (online), Santiago de Compostela, Espanha.
     
  72. Silveira-Maia, M., Santos, M., Martins, S. (2021, November 24-25). Multi-tiered systems of support a working model on improving the quality of education and preventing school dropout. [Conference session]. III Congreso Internacional sobre Educación Inclusiva Oasis21: analizando el abandono académico, (online), Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha.
     
  73. Veiga, S. (2021, January 27-29). Cuidar e educar em contexto profissional: uma missão (im)possível? [Conference session]. 5rd International Conference on Childhood and Adolescence and 8th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, (online), Porto, Portugal.
     
  74. Veiga, S. (2021, January 27-29). Impacto da Pandemia na vivência académica de estudantes do Ensino Superior. [Poster presentation]. 5rd International Conference on Childhood and Adolescence and 8th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, (online), Porto, Portugal.
     
  75. Wyslowska, O., Taelman, H., Boderé, A., Markowska-Manista, U. & The PARTICIPA Consortium (2021, 2021, September 1-17). A self-assessment tool to promote child participation in European ECEC centers. [Poster presentation]. EECERA Online Festival 2021, (online), Zagreb, Croácia.

Nacionais

  1. Alonso, R., Romão, P. & Delgado, P. (2021, November 19-20). Idiossincrasias da burocracia na organização e gestão escolar. [Conference session]. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (online), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
     
  2. Alves, S., Lopes-dos-Santos, P., Sanches-Ferreira, M., Silveira-Maia, M., & Santos, M. (2021, July 22-23). Escola Inclusiva, uma questão de atitudes? As atitudes dos pares face aos alunos com incapacidades. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  3. Araújo, P., Alonso, R. & Delgado, P. (2021, July 22-23). Burocracia docente e educação inclusiva: questões de eficiência, eficácia e efetividade. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  4. Araújo, P., Alonso, R. & Delgado, P. (2021, November 19-20). A implementação da educação inclusiva: um processo burocrático efetivo ou disfuncional? [Conference session]. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (online), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
     
  5. Araújo, S. B., Rosário, R., Barros S. (2021, July 22-23). Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  6. Araújo, S. B., Sanches-Ferreira, M., Fernandes, M. A., Coelho, V., & Magalhães, C. (2021, July 22-23). Playing-2-gether: A sensibilidade do/a educador/a de infância enquanto base para a inclusão na educação pré-escolar. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  7. Araújo, S. B., Serrão, C., Araújo, M. J., Santos, R., Lopes, S., Ribeiro, C., Barbosa, S., & Azevedo, F. (2021, July 22-23). Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto percebido de um programa de formação. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  8. Barbosa S., Serrão, C., Branco, S. & Oliveira, A. (2021, July 22-23). Efeitos da pandemia no intérprete de língua gestual portuguesa: fadiga e exaustão profissional, stress e satisfação com a vida. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  9. Barbosa, S. (2021, May 6-7). Atividades inovadoras com base no situated learning - as perceções dos estudantes da licenciatura de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  10. Barbosa, S., Silveira-Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Santos, M., & Alves, S. (2021, July 22-23). A participação de pais surdos na vida escolar dos seus filhos: facilitadores da dinâmica relacional família-escola. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  11. Barros, S., Padrão, C., Porto, A. M., Pessanha, M., Gomes, S., Fonseca, E., & Guimarães, C. (2021, July 22-23). Transição para o Ensino Superior Politécnico e percursos académicos: Desenho do projeto e resultados preliminares de estudantes dos CTeSP. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  12. Barros, S., Pessanha, M., Araújo, S. B, Coelho, V., Guimarães, C., & Participa Consortium (2021, July 22-23). PARTICIPA. Um projeto Erasmus+ para promover o direito de participação das crianças nos contextos de educação de infância. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  13. Barros, S., Santos, M., Pessanha, M., Sanches-Ferreira, M., Peixoto, C., Aguiar, C., Almeida, T., Correia, N., Fuertes, M., Fialho, M., & Monteiro, L. (2021, July 22-23). O Projeto Erasmus+ BECERID e o blogue PrimeirosAnos.pt: ligações entre a investigação e a prática. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  14. Bessa, L., & Mascarenhas, D. (2021, July 3). A aprendizagem da grandeza área - Uma experiência didática no 2.º ano do 1.º CEB. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
     
  15. Bessa, L., & Mascarenhas, D. (2021, May 6-7). Aprender… a aprender e a ensinar a grandeza área desde o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  16. Castro, M., Aboim, S., Maia-Lima, C., & Couto, C. (2021, September 16-18). O trabalho experimental como estratégia promotora do pensamento crítico em crianças do 1º. ciclo do ensino básico. [Conference session]. Encontro Nacional do Ensino das Ciências: XIXENEC, (online), Coimbra, Portugal.
     
  17. Conceição, M., Rocha, S., & Fernandes, D. (2021, November 12-13). Empreendedorismo na Educação – uma proposta sustentável e inter-geracional. [Conference session]. CHILD - a Sustainable Future for Nations, (online), Lisboa, Portugal.
     
  18. Cruz, M., Costa, J., Many, E., Melo-Pfeifer, S., Oliveira, I., & Querido, J. (2021, July 22-23). O projeto VarLang: da variação linguística e cultural a práticas de intercompreensão. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  19. Cruz, M., Costa, J., Pinheiro, A., Medeiros, P., & Mascarenhas, D. (2021, July 22-23). Coconstrução de um referencial de supervisão no âmbito da (re)configuração da profissionalidade do docente de inglês no 1º CEB. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  20. Cruz, M., Costa, J., Silva, P., Martins, S., & Quadros-Flores, P. (2021, July 22-23). CLIL Approach and the Fostering of a Global Sustainable Awareness in Primary School. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  21. Cruz, M., Vieira, F. (2021, July 9-10). A supervisão como estratégia de apoio à reconfiguração da profissionalidade docente num contexto de inovação curricular. [Conference session]. III Colóquio Internacional em Didática e Ensino: Reflexões Pedagógicas: da Teoria à Prática, (online), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
     
  22. Cruz, S., Aboim, S., & Maia-Lima, C. (2021, May 6-7). Tecnologia moderna num currículo clássico: um estudo em contexto de formação contínua. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  23. Cunha, M. E. S., Baptista, S., Teixeira. A., Castro. L., Serrão, C., Rodrigues, A., & Duarte, I. (2021, September 29 to October 2).  Burnout dos médicos dos cuidados de saúde primários durante a pandemia por COVID-19: estudo transversal em Portugal. [Conference session]. 38.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar. Braga, Portugal.
     
  24. Delgado, P. & Carvalho, J. (2021, April 10). Apresentação pública dos resultados da investigação «A experiência do diretor no atual modelo de gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. VII Seminário de Administração Educacional: O modelo de gestão das escolas – tendências e desafios, (online), Escola Superior de Educação do Porto, Porto, Portugal.
     
  25. Delgado, P., Carvalho, J., Barbosa, M., Soares, J., & Fagundes, K. (2021, July 22-23). Acolhimento de Crianças em Família Alargada em Portugal - Um estudo exploratório. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  26. Delgado, P., Diogo, V., Carvalho, J. & Martins, P. (2021, May 6-7). A perspetiva dos Diretores sobre o Papel do Conselho Geral na Inovação Pedagógica e na Gestão das Escolas Públicas Portuguesas. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  27. Diogo, V., Coelho, C. & Cruz, M. (2021, July 22-23). Educação e velomobilidade. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  28. Duarte, P & Diogo, F. (2021, November 19-21). A organização escolar e a educação cidadã: um retrato através das palavras dos diretores. [Conference session]. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (online), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
     
  29. Escudeiro, N., Cruz, M. (2021, June 21-23). ATHENA: Reshaping European Higher Education through a New Competency Cluster Ontology. [Conference session]. 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2021), (online), Lisboa, Portugal.
     
  30. Fernandes, D. (2021, July 22-23). Educação Financeira Com O Geogebra. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  31. Fernandes, D. (2021, July 22-23). Em Tempo De Pandemia: Calcular, Escrever E Pensar Com O Dominó Social. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  32. Fernandes, D. (2021, July 22-23). O Calculador Multibásico E A Educação De Infância. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  33. Fernandes, D. (2021, July 22-23). Observar, Manipular E Comunicar Sequências E Regularidades Da Ribeira Do Porto. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  34. Fernandes, D. (2021, July 22-23). Projeto Ukids – Valorizar O Desafio Trash Value Em Contexto Interdisciplinar. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  35. Fernandes, D. (2021, July 3). A Matemática e a vida, que relação?  [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
     
  36. Fernandes, D. (2021, July 3). Descobrir a estratégia Modelling Bar do “Método de Singapura” desde o 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
     
  37. Fernandes, D. (2021, July 3). Educação Financeira com o GeoGebra. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
     
  38. Fernandes, D. (2021, July 3). Empreendedorismo na Educação – Uma proposta sustentável. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
     
  39. Fernandes, D. (2021, May 6-7). À descoberta da estratégia Modelling Bar do “Método de Singapura” (MS): Uma experiência didática no 1.ºCEB. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  40. Fernandes, D. (2021, May 6-7). Educação Financeira com o Geogebra. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  41. Fernandes, D. (2021, May 6-7). Empreendedorismo na Educação – Uma proposta sustentável. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  42. Fernandes, D., Silva, C., Varela I., & Gomes, S. (2021, July 3). Método de Singapura: O Colori na Aprendizagem da Adição. [Conference session]. XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM, (online), Santarém, Portugal.
     
  43. Figueiredo, V., Cruz, M. (2021, April 27-30). CLIL: Networking the "in" with the "out" in learning. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  44. Gavaia, B., Ribeiro, C., Nunes, E., & Quadros-Flores, P. (2021, December 7). Age of Society - Building a game to/while learn(ing). [Conference session]. Simpósio de Engenharia Informática, (online), Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, Portugal.
     
  45. Gonçalves, M., Maia-Lima, C., Morgado, C. (2021, July 22-23). Entre rebuçados, castigos e olimpíadas: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  46. Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021, July 22-23). O valor do investigador colaborador num projeto de investigação. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  47. Lambert, F. (2021 July 22-23). Paisagem, viagem e utopia - obras de Goethe, Turner e Ruskin na lentidão digital. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  48. Lambert, F. (2021, June 24). Deus Vult. [Conference session]. Webinar Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, (online), Associação Traços Inquietos, Portugal.
     
  49. Lambert, F. (2021, May 21). L’invisibilità delle donne pittrice… [Conference session]. Musas em Ação 2: Espessuras da [In]Visibilidade, Casa Comum, Reitoria, Porto, Portugal.
     
  50. Lambert, F. (2021, November 3). 3i = investigar ideias imagens <> plataformas & imaterialidades. [Conference session]. Imagens do Real Imaginado: Rastreados - 17ª edição do IRI. ESMAD.
     
  51. Lambert, F. (2021). (2021, July 5). Nadir Afonso, (c)idades e utopia - viagens no modernismo português. [Conference session]. Nadir Afonso “MODERNISMOS PRÁ LÁ E PRA CÁ” – UTAD/Fundação Nadir Afonso. Chaves.
     
  52. Lambert, F. (2021). (2021, July 1). Vedute et allie – olhares (delas & deles) estrangeiros sobre o Rio de Janeiro. [Conference session]. Todas as Artes, todos os Nomes. FLUP.
     
  53. Leandro, V., Pinto, A., Aboim, S. (2021, September 16-18). As narrações multimodais no desenvolvimento profissional de professores em formação inicial. [Conference session]. Encontro Nacional do Ensino das Ciências: XIXENEC, (online), Coimbra, Portugal.
     
  54. Maia-Lima, C., & Gonçalves, M. (2021). O Sebastião entre rebuçados e a vida saudável: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM. [Conference session]. II Jornadas Online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  55. Medeiros, P. (2021, July 22-23). Revisitando diálogos sobre a ciência: os investigadores e as suas Opções. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  56. Nogueira, L., Blanco, T., & Maia-Lima, C. (2021, May 6-7). Experiências de programação tangível na educação de infância: uma revisão sistemática da literatura. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  57. Nunes, E., Cruz, M. (2021 March 30 to April 2). Game-Based Learning: A Push For Introducing A C(classroom)-Morpg. [Conference session]. 9th World Conference on Information Systems and Technologies, (online), Açores, Portugal.
     
  58. Nunes, E., Cruz, M., Quadros-Flores, P., Medeiros, P., & Martins, S. (2021, July 22-23). Schoolers & Scholars: um projeto focado no uso de RPG no Ensino Básico. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  59. Perry, J., Rodrigues, P. & Barbot, A. (2021, September 16-18). Gamificação, Jogos RPG e o ensino das Ciências. [Conference session]. Encontro Nacional em Educação em Ciências (XIX ENEC) / IV International Seminar of Science Education (IV ISSE), Escola Superior de Educação de Coimbra.
     
  60. Fernandes, R., Barbot, A. & Rodrigues, P. (2021, September 16-18). Robótica Educativa no ensino das Ciências Naturais em ambiente de aprendizagem não formal. [Conference session].  Encontro Nacional em Educação em Ciências (XIX ENEC) / IV International Seminar of Science Education (IV ISSE), Escola Superior de Educação de Coimbra.
     
  61. Ribeiro, C., Gavaia, B., Barbot, A. & Rodrigues, P. (2021, September 16-18). Criar soluções 3D. [Conference session]. Encontro Nacional em Educação em Ciências (XIX ENEC) / IV International Seminar of Science Education (IV ISSE), Escola Superior de Educação de Coimbra.
     
  62. Pessoa, I., Fernandes, D., Quadros-Flores, P., & Fernandes, I. (2021, November 25-27). Resolução De Problemas Em Contexto: Uma Aproximação Ao Método De Singapura. [Conference session]. 9.º Congresso Olhares sobre Educação, (online), Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu, Portugal.
     
  63. Pontes, A., Machado, F., Coelho, V., & Peixoto, C. (2021, April 16-17). Aceitação-rejeição parental: associações com o uso problemático das tecnologias, a sensibilidade à rejeição baseada na aparência e a solidão. [Conference session]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, (online), Portugal.
     
  64. Quadros-Flores, P. (2021, July 22-23). Desafios na investigação em educação. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  65. Rosa, V., Sampaio, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2021, February 10). PISA, TIMSS e PIRLS: uma análise comparativa em Portugal. [Conference session]. Ciclo De Webinars 2021 Uma História De Sucesso? Pisa, Avaliação Em Larga Escala E Mudança Educativa, (online), Lisboa, Portugal.
     
  66. Rothes, L. (2021, July 22-23). PIAAC: características e potencialidades investigativas de um programa internacional de avaliação de competências dos adultos. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  67. Rothes, L. (2021, March 29). O "Inquérito as Competências dos Adultos" do PIAAC: quadro metodológico geral e estratégia de desenvolvimento das operações em Portugal. [Conference session]. XI Congresso Português de Sociologia, (online), Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa (ESPP/ISCTE-IUL) e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), Lisboa, Portugal.
     
  68. Rothes, L. (2021, November 19). O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC): objetivos, quadro metodológico e estratégia de desenvolvimento das operações em Portugal. [Conference session]. Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
     
  69. Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Silveira-Maia, M., Santos, M., & Araújo, S. B. (2021, July 22-23). Inclusion Across Europe: projetos internacionais ao abrigo do ERASMUS +. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  70. Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Silveira-Maia, M., Santos, M., Martins, S., & Lopes-dos-Santos, P. (2021, July 22-23). Participação de crianças e jovens com e sem incapacidade em atividades de lazer nos seus diferentes contextos de vida enquanto indicador de práticas inclusivas: a voz dos alunos. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  71. Santos, C., & Cruz, M. (2021, April 27-30). Gamifying the Primary English classroom to foster student collaboration and soft skills development. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
     
  72. Santos, F. (2021, June 28-30). Desenvolvimento Positivo através do Desporto. [Conference session] Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Lisboa, Portugal.
     
  73. Santos, M. (2021, May 6-7). Estatuto de Estudante com Necessidades Adicionais de Suporte na ESE P.Porto – uma proposta de ação. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
     
  74. Santos, T., Peixoto, C., Coelho, V., & Machado, F. (2021, April 16-17). Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Crenças e práticas de professores/as do 1.º ciclo do ensino básico. [Conference session]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, (online), Portugal.
     
  75. Veiga, S. & Lopes, H. (2021). (2021, November 23). Apoio psicológico a estudantes durante a pandemia… nas realidades da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. [Conference session]. 11ª Conferência FORGES, Portugal.

2020

Internacionais

  1. Cruz, M. (2020). O desenvolvimento de creactical skills através de uma pedagogia da gamificação na aula de Língua Estrangeira. Comunicação apresentada no 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia, Universidade de Aveiro, Aveiro.
     
  2. Pinheiro, A., Medeiros, A., Cruz, M. (2020). Perspectives on digital inclusion: the participation of seniors in social networks. Comunicação apresentada na INTE 2020 Conference, Cyprus International University, Cyprus; no ISTEC 2020; no IETC 2020, no IWSC 2020 e no ITICAM 2020.
     
  3. Rodrigues, A.R., Serrão, C., & Ferreira, T. (2020, 9 de maio). Efeito de práticas meditativas baseadas em mindfulness no contexto de ensino superior”. INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  4. Santos, J. & Silveira, A. (2020). Formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa. VIII DÍA GEOGEBRA IBEROAMERICANO 24, 25 e 26 de novembro de 2020, Edición virtual.
     
  5. Santos, J. (2020). Computer Assisted Mathematics vs Computer Based Mathematics: Desafios para o Futuro da Educação Matemática na Escola Básica, conferência de abertura do no I Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa. Organizado pela Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
     
  6. Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2020, julho 14-17). Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expectativas de alunos de Mestrado [Apresentação de comunicação]. 9.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2020) (online). Universidade da Corunha, Espanha.
     
  7. Quadros-Flores, P. (2020). The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1st and 2nd CEB. In 14th Annual International Conference on Global Studies & Athens International Symposium on Education and Research Organização: World Association of Academics and Researcher. Athens, Greece
     
  8. Quadros-Flores, P. (2020). The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training. In XIV. INTERNATIONAL RESEARCH CONFERENCE - ICETELE 2020: XIV. International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education. DUBAI, UAE.
     
  9. Quadros-Flores, P. (2020). With Empaty I(You) Construct the Knowledge. In XIII International Scientific Conference Teacher Education in the 21st Century: Changes and Perspectives. Institute of Education of Šiauliai University, Lithuania
     
  10. Quadros-Flores, P. (2020). A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente. In 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies. Valencia 
     
  11. Quadros-Flores, P. (2020). Articulação curricular entre níveis educativos: que estratégia pedagógica? In INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança.
     
  12. Quadros-Flores, P. (2020). Desenvolver capacidades de empatia no 1.º CEB: que estratégia? In INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança
     
  13. Sanches-Ferreira, M., Silviera-Maia, M., Alves, S., Santos, M., Chiazzese, G., Merlo, G., Chifaria, A. (2020, January). Implementing the Positive Behavior Approach (PBS): a case study about two experiences in Portugal. ICCA 2020 - International Conference on Childhood and Adolescence, Lisboa (online).
     
  14. Rosa, V., Maia, J. S. & Mascarenhas, D. (2020). “A participação de Portugal no PIRLS (2011-2016)”, In 3rd WCCES Symposium (Virtually through Zoom)
     
  15. Santos, F., Neves, R., & Parker, M. (5 de dezembro de 2020). The physical education curriculum, teacher education and life skills: Implications for research and practice. Budapeste: International Diversity in Teacher and Higher Education Research in the 21st Century: Insights from Doctoral Students, Supervisors, and Doctoral School Leaders
     
  16. Newman, T., Black, S., Jefka, B., & Santos, F. (2020, October). Coaching life skill development and transfer: A scoping review of facilitative coaching practices. Presented at the Alliance of Social Workers in Sport 6th Annual Social Work in Sports Symposium, Virtual Symposium
     
  17. Veiga, S. (2020). “Reflections on the analyst's person”. XXI International Forum of Psychoanalysis, organizado pela The International Federation of Psychoanalytic Societies.
     
  18. Barros, P., Maia-Lima, C., & Aboim, S. (2020). A problemática dos plásticos numa perspetiva CTS: um estudo com uma turma do 6.ºano de uma escola pública. Comunicação apresentada no Encontro Internacional “A voz dos professores de C&T” (VPCT2020) no dia 5 de novembro.
     
  19. Lambert, F. (2020). ¿La Monja Alférez, Jeanne Baret, Jeanne Dieulafoy, Isabelle Eberhardt y tantas más...fueron viajeras, peregrinas o aventureras ocultas en busca de otra identidad?"". X Jornades Internacionals d’ Investigación en Educació Artística. 6 novembro 2020"
     
  20. Lambert, F. (2020). Voyage(S) D’ Hiver: Aesthetic Journeys. ICA. (International Conference on Aesthetics).Conference Proceedings, Venice Italy Aug 13-14, 2020
     
  21. Carreira, R., Peixoto, C., Espino, Y., Neves, A. S., Ruão, S., & Azevedo, C. (2020, novembro). Portuguese engaged research and learning community. Comunicação apresentada online na 13th International Conference of Education, Research and Innovation (IATED), Sevilha, Espanha.
     
  22. Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “ID396 - Projeto UKIDS – valorizar o desafio Trash Value em contexto interdisciplinar (UKIDS Project” – valorize the challenge Trash Value in interdisciplinar contexto, apresentado na 10ª Conferencia Ibérica de empreendedorismo (CIBEM) e na 4ª Conferencia Internacional de Sustentabilidade (CIS) e Inovação.
     
  23. Fernandes, D., et al (2020). “Desenvolver capacidades de empatia no 1.º CEB: que estratégia?”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  24. Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “O poder de uma imagem na resolução de problemas”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  25. Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “UKIDS – projeto de empreendedorismo na PES”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  26. Fernandes, D., et al. (2020). “With Empathy I (You) Build Knowledge”. In Social Entrepreneurship education in childhood: international conference thematic based on UKids Project. In Budapest. 5-10 december.
     
  27. Fernandes, D., & André, T. (2020). “Projeto UKIDS – The challenge Trash Value in PES” in International Seminair – 5th Meeting Ukids/Youthstart in ESEPP.
     
  28. Fernandes, D., et al. (2020). “With Empathy I (You) Construct Knowledge”. In Teachers´Training in the XXI Century: Changes and Perspectives. XXIII International Scientific Conference, November, 27, 2020, Šiauliai University –Lituânia.

Nacionais

  1. Serrão, C. (2020). Webinar Pós-pandemia: Desafios psicossociais. Associação Profissionais e Técnicos de Educação Social (comunicação oral).
     
  2. Correia, F., Delgado, P., & Carvalho, J. (2020). O bem-estar do ponto de vista das crianças em diferentes dimensões das suas vidas. Resultados e implicações dum estudo realizado na região Norte de Portugal. IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, organizado pelo Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, na Universidade de Évora.
     
  3. Romão, P., Delgado, P., & Carvalho, J. (2020). A agregação de escolas reforça a coerência do projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas? A perspetiva dos diretores. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro
     
  4. Correia, F., Carvalho, J., & Delgado, P. (2020). A Educação das crianças e jovens acolhidos em residências e em famílias de acolhimento: perspetivas sobre a escola, o bem-estar atual e o seu futuro. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro.
     
  5. Araújo, S. B., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (2020, setembro 10-12). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers’ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (online). Porto, Portugal.
     
  6. Coelho, C. & Diogo, V. (2020). Velomobilidade e participação na urbe. Para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades. XV Congresso SPCE – Porto, 10 de setembro 2020, evento online.
     
  7. Pereira, P., Santos, F., & Marinho, D. (6 e 7 de novembro de 2020). As atitudes dos alunos portugueses do ensino médio em relação à Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: Comunicação apresentada nas XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
     
  8. Cardoso, A., Santos, F., Bean, C., Azevedo, N., Pereira, P., Cruz, H. (7 de dezembro de 2020). O Papel das Organizações Desportivas no Desenvolvimento Positivo dos Jovens. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
     
  9. Rothes, L. (2020). Participação, inclusão e equidade em educação de adultos: tendências e desafios. XV Congresso da SPCE 2020 (online, Portugal).
     
  10. Rothes, L. (2020). Posse e uso de competências no mundo do trabalho: proficiência, estatuto profissional e condições laborais e remuneratórias perspetivadas à luz dos resultados do PIAAC. XV Congresso da SPCE 2020
     
  11. Padrão, C., Porto, A., & Barros, S. (2020, setembro). Os motivos da escolha de cursos técnicos superiores profissionais e as expectativas académicas: o caso dos estudantes de cursos técnicos superiores profissionais. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
     
  12. Lambert, F. (2020). Iconografia paisagística do confinamento: a Mata do Bussaco [responsabilidade estética partilhada]. Dia internacional dos monumentos e sítios 2020 | Património Partilhado: Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada. CEI ISCAP. 17 abril 2020.
     
  13. Lambert, F. (2020). O tempo como medi[a]dor estético: criação e receção da obra”. 32 Encontro APECV – Perspetivas do Tempo na Arte e na Educação.10 maio 2020
     
  14. Lambert, F. (2020). As cidades de Nadir têm nuvens”. Cidades Nadirianas – ciclo de conferências (Org. António Quadros Ferreira). Reitoria da Universidade do Porto. 5 novembro
     
  15. Peixoto, C., & Machado, F. (2020, setembro). Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: um estudo sobre crenças e práticas dos/as docentes. Comunicação apresentada online no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, Portugal.
     
  16. Peixoto, C., Barat, B., & Machado, F. (2020, setembro). Atitudes e autoeficácia de professores/as relativamente à inclusão educativa: Qual o papel do ambiente escolar? Comunicação apresentada online no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, Portugal.

2019

2018