Comunicações

2021

2020

Internacionais

  1. Cruz, M. (2020). O desenvolvimento de creactical skills através de uma pedagogia da gamificação na aula de Língua Estrangeira. Comunicação apresentada no 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia, Universidade de Aveiro, Aveiro.
     
  2. Pinheiro, A., Medeiros, A., Cruz, M. (2020). Perspectives on digital inclusion: the participation of seniors in social networks. Comunicação apresentada na INTE 2020 Conference, Cyprus International University, Cyprus; no ISTEC 2020; no IETC 2020, no IWSC 2020 e no ITICAM 2020.
     
  3. Rodrigues, A.R., Serrão, C., & Ferreira, T. (2020, 9 de maio). Efeito de práticas meditativas baseadas em mindfulness no contexto de ensino superior”. INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  4. Santos, J. & Silveira, A. (2020). Formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa. VIII DÍA GEOGEBRA IBEROAMERICANO 24, 25 e 26 de novembro de 2020, Edición virtual.
     
  5. Santos, J. (2020). Computer Assisted Mathematics vs Computer Based Mathematics: Desafios para o Futuro da Educação Matemática na Escola Básica, conferência de abertura do no I Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa. Organizado pela Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
     
  6. Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2020, julho 14-17). Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expectativas de alunos de Mestrado [Apresentação de comunicação]. 9.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2020) (online). Universidade da Corunha, Espanha.
     
  7. Quadros-Flores, P. (2020). The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1st and 2nd CEB. In 14th Annual International Conference on Global Studies & Athens International Symposium on Education and Research Organização: World Association of Academics and Researcher. Athens, Greece
     
  8. Quadros-Flores, P. (2020). The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training. In XIV. INTERNATIONAL RESEARCH CONFERENCE - ICETELE 2020: XIV. International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education. DUBAI, UAE.
     
  9. Quadros-Flores, P. (2020). With Empaty I(You) Construct the Knowledge. In XIII International Scientific Conference Teacher Education in the 21st Century: Changes and Perspectives. Institute of Education of Šiauliai University, Lithuania
     
  10. Quadros-Flores, P. (2020). A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente. In 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies. Valencia 
     
  11. Quadros-Flores, P. (2020). Articulação curricular entre níveis educativos: que estratégia pedagógica? In INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança.
     
  12. Quadros-Flores, P. (2020). Desenvolver capacidades de empatia no 1.º CEB: que estratégia? In INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança
     
  13. Sanches-Ferreira, M., Silviera-Maia, M., Alves, S., Santos, M., Chiazzese, G., Merlo, G., Chifaria, A. (2020, January). Implementing the Positive Behavior Approach (PBS): a case study about two experiences in Portugal. ICCA 2020 - International Conference on Childhood and Adolescence, Lisboa (online).
     
  14. Rosa, V., Maia, J. S. & Mascarenhas, D. (2020). “A participação de Portugal no PIRLS (2011-2016)”, In 3rd WCCES Symposium (Virtually through Zoom)
     
  15. Santos, F., Neves, R., & Parker, M. (5 de dezembro de 2020). The physical education curriculum, teacher education and life skills: Implications for research and practice. Budapeste: International Diversity in Teacher and Higher Education Research in the 21st Century: Insights from Doctoral Students, Supervisors, and Doctoral School Leaders
     
  16. Newman, T., Black, S., Jefka, B., & Santos, F. (2020, October). Coaching life skill development and transfer: A scoping review of facilitative coaching practices. Presented at the Alliance of Social Workers in Sport 6th Annual Social Work in Sports Symposium, Virtual Symposium
     
  17. Veiga, S. (2020). “Reflections on the analyst's person”. XXI International Forum of Psychoanalysis, organizado pela The International Federation of Psychoanalytic Societies.
     
  18. Barros, P., Maia-Lima, C., & Aboim, S. (2020). A problemática dos plásticos numa perspetiva CTS: um estudo com uma turma do 6.ºano de uma escola pública. Comunicação apresentada no Encontro Internacional “A voz dos professores de C&T” (VPCT2020) no dia 5 de novembro.
     
  19. Lambert, F. (2020). ¿La Monja Alférez, Jeanne Baret, Jeanne Dieulafoy, Isabelle Eberhardt y tantas más...fueron viajeras, peregrinas o aventureras ocultas en busca de otra identidad?"". X Jornades Internacionals d’ Investigación en Educació Artística. 6 novembro 2020"
     
  20. Lambert, F. (2020). Voyage(S) D’ Hiver: Aesthetic Journeys. ICA. (International Conference on Aesthetics).Conference Proceedings, Venice Italy Aug 13-14, 2020
     
  21. Carreira, R., Peixoto, C., Espino, Y., Neves, A. S., Ruão, S., & Azevedo, C. (2020, novembro). Portuguese engaged research and learning community. Comunicação apresentada online na 13th International Conference of Education, Research and Innovation (IATED), Sevilha, Espanha.
     
  22. Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “ID396 - Projeto UKIDS – valorizar o desafio Trash Value em contexto interdisciplinar (UKIDS Project” – valorize the challenge Trash Value in interdisciplinar contexto, apresentado na 10ª Conferencia Ibérica de empreendedorismo (CIBEM) e na 4ª Conferencia Internacional de Sustentabilidade (CIS) e Inovação.
     
  23. Fernandes, D., et al (2020). “Desenvolver capacidades de empatia no 1.º CEB: que estratégia?”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  24. Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “O poder de uma imagem na resolução de problemas”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  25. Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “UKIDS – projeto de empreendedorismo na PES”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
     
  26. Fernandes, D., et al. (2020). “With Empathy I (You) Build Knowledge”. In Social Entrepreneurship education in childhood: international conference thematic based on UKids Project. In Budapest. 5-10 december.
     
  27. Fernandes, D., & André, T. (2020). “Projeto UKIDS – The challenge Trash Value in PES” in International Seminair – 5th Meeting Ukids/Youthstart in ESEPP.
     
  28. Fernandes, D., et al. (2020). “With Empathy I (You) Construct Knowledge”. In Teachers´Training in the XXI Century: Changes and Perspectives. XXIII International Scientific Conference, November, 27, 2020, Šiauliai University –Lituânia.

Nacionais

  1. Serrão, C. (2020). Webinar Pós-pandemia: Desafios psicossociais. Associação Profissionais e Técnicos de Educação Social (comunicação oral).
     
  2. Correia, F., Delgado, P., & Carvalho, J. (2020). O bem-estar do ponto de vista das crianças em diferentes dimensões das suas vidas. Resultados e implicações dum estudo realizado na região Norte de Portugal. IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, organizado pelo Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, na Universidade de Évora.
     
  3. Romão, P., Delgado, P., & Carvalho, J. (2020). A agregação de escolas reforça a coerência do projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas? A perspetiva dos diretores. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro
     
  4. Correia, F., Carvalho, J., & Delgado, P. (2020). A Educação das crianças e jovens acolhidos em residências e em famílias de acolhimento: perspetivas sobre a escola, o bem-estar atual e o seu futuro. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro.
     
  5. Araújo, S. B., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (2020, setembro 10-12). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers’ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (online). Porto, Portugal.
     
  6. Coelho, C. & Diogo, V. (2020). Velomobilidade e participação na urbe. Para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades. XV Congresso SPCE – Porto, 10 de setembro 2020, evento online.
     
  7. Pereira, P., Santos, F., & Marinho, D. (6 e 7 de novembro de 2020). As atitudes dos alunos portugueses do ensino médio em relação à Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: Comunicação apresentada nas XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
     
  8. Cardoso, A., Santos, F., Bean, C., Azevedo, N., Pereira, P., Cruz, H. (7 de dezembro de 2020). O Papel das Organizações Desportivas no Desenvolvimento Positivo dos Jovens. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
     
  9. Rothes, L. (2020). Participação, inclusão e equidade em educação de adultos: tendências e desafios. XV Congresso da SPCE 2020 (online, Portugal).
     
  10. Rothes, L. (2020). Posse e uso de competências no mundo do trabalho: proficiência, estatuto profissional e condições laborais e remuneratórias perspetivadas à luz dos resultados do PIAAC. XV Congresso da SPCE 2020
     
  11. Padrão, C., Porto, A., & Barros, S. (2020, setembro). Os motivos da escolha de cursos técnicos superiores profissionais e as expectativas académicas: o caso dos estudantes de cursos técnicos superiores profissionais. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
     
  12. Lambert, F. (2020). Iconografia paisagística do confinamento: a Mata do Bussaco [responsabilidade estética partilhada]. Dia internacional dos monumentos e sítios 2020 | Património Partilhado: Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada. CEI ISCAP. 17 abril 2020.
     
  13. Lambert, F. (2020). O tempo como medi[a]dor estético: criação e receção da obra”. 32 Encontro APECV – Perspetivas do Tempo na Arte e na Educação.10 maio 2020
     
  14. Lambert, F. (2020). As cidades de Nadir têm nuvens”. Cidades Nadirianas – ciclo de conferências (Org. António Quadros Ferreira). Reitoria da Universidade do Porto. 5 novembro
     
  15. Peixoto, C., & Machado, F. (2020, setembro). Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: um estudo sobre crenças e práticas dos/as docentes. Comunicação apresentada online no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, Portugal.
     
  16. Peixoto, C., Barat, B., & Machado, F. (2020, setembro). Atitudes e autoeficácia de professores/as relativamente à inclusão educativa: Qual o papel do ambiente escolar? Comunicação apresentada online no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, Portugal.

2019

2018