2021
Internacionais
- Abar, C., Dos Santos, J., Almeida, M. (2021, October 6-10). Tecnologias Digitais na Educação Matemática -TecDEM. [Conference session]. I Sinepesteem - Simpósio Internacional Do Nepesteem, (online), Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
- Aboim, S., Cruz, S., Maia-Lima, C. (2021, April 27-30). As tecnologias modernas como instrumentos ao serviço do ensino da matemática e das ciências naturais. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Alves, S., Amor, C., Sanches-Ferreira, M., & Silveira-Maia, M. (2021, September 10). School-based interventions aimed at promoting social participation outcomes for students with disabilities: a systematic review. [Conference session]. European Conference on Education Research, (online), Geneva, Suíça.
- Andrade, P., Couto, Â., Maia-Lima, C., & Lima, F. (2021, April 27-30). Operacionalização do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e resultados escolares de matemática no 1.º CEB. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- André, T., & Fernandes, D. (2021, July 22-24). Projeto Ukids – Valorizar o desafio "trash value" em contexto interdisciplinar. [Conference session]. IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, (online), Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Portugal.
- Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2021, January 20-22). Learning qualitative research: Perceptions and expectations of Master’s degree students in Educational Psychology. [Conference session]. 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR2021), (online), Barcelona, Espanha.
- Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2021, July 13-16). Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia. [Conference session]. 10.º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ 2021), (online), Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidade da Coruña, Espanha.
- Araújo, M. J., Lopes, S. & Delgado, P. (2021, October 29 to November 5). Arte e pedagogia social: diálogos entre estudantes do ensino superior a partir de narrativas visuais que ilustram memórias do 25 de Abril de 1974, em Portugal. [Conference session]. Congreso Internacional de la SIPS 2021-XXXIII Seminario lnteruniversitario de Pedagogía Social, (online), Universidade de Santiago de Compostela, Lugo, Espanha.
- Barbosa, M. C. S., Araújo, S. B., & Pinazza, M. A. (2021, September 1-17). Public policies in ECEC services for children under-three: Tensions and challenges in Portugal and Brazil. [Conference session]. EECERA Online Festival 2021, (online), Zagreb, Croácia.
- Barbosa, S., & Anjos, S. (2021, May 26-28). O estágio curricular na base de formação do intérprete de língua gestual/de sinais. [Conference session]. II Congresso sobre Estudos da Interpretação (II CONEI), III Colóquio sobre Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: Saúde, Educação & Justiça (CILSC), (online), Universidade Federal de Goiás, Brasil.
- Barros, P., Maia-Lima, C., Aboim, S., & Couto, A. (2021, April 27-30). Educar para a Sustentabilidade Ambiental: um estudo exploratório desenvolvido no Ensino Básico. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Carvalho, J., Delgado, P. & Diogo, F. (2021, April 27-30). Management Model on Principals Leadership. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Coelho, S. V., & Queirós, C. F. (2021, October 27-30). Sistemas defensivos do litoral norte no Caminho Português da Costa. [Conference session]. Congresso Internacional Comunidades Locais e Caminhos de Santiago, (online), Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
- Coelho, S.V. (2021, November 22). Do Exército do Reino de Portugal ao Exército do Império do Brasil - continuidades e ruturas. [Conference session]. Palestra Internacional Momento Histórico, (online), Palácio dos Marqueses do Lavradio, Lisboa, Portugal.
- Correia, N., Aguiar, C., & The PARTICIPA Consortium (2021, September 1-17). Professional development tools supporting participation rights in early childhood education and care. [Poster presentation]. EECERA Online Festival 2021, (online), Zagreb, Croácia.
- Cruz, M. (2021, July 5-7). Towards a pan-hispanic competence in the training of Spanish as Foreign Language Teachers in Portugal: analysis of training courses and course books regarding content related to Hispanic America. [Conference session]. 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (online), Palma de Maiorca, Espanha.
- Cruz, M. (2021, March 7-8). Paths followed in the reconfiguration of teaching professionally in an experience of (de)curricularization of English in the 1st and 2nd years of Primary Education. [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
- Cruz, M. (2021, May 19-21). Por un modelo lingüístico dinámico de enseñanza de ELE. [Conference session]. XVII Congreso de SAEL - Sociedad Argentina de Estudios Lingüísticos (online), Tucumán, Argentina.
- Cruz, M., Melo-Pfeifer, S. (2021, June 16-18). La lengua española en Latinoamérica y su inversión en la clase de ELE: origen, usos actuales y su aparición en los manuales. [Conference session]. XII Coloquio Internacional sobre Investigación en Lenguas Extranjeras (online), Universidade de Granada, Espanha.
- Cruz, M., Quadro-Flores, P. (2021, March 7-8). Quantum-leap in teaching through the use of mobile devices. [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
- Delgado, P. & Marí, R. (2021, October 29 to November 5). ¿Vivimos todos en las pinturas de Hooper? Una reflexión sobre el arte, la educación y la humanidade. [Conference session]. Congreso Internacional de la SIPS 2021-XXXIII Seminario lnteruniversitario de Pedagogía Social, (online), Universidade de Santiago de Compostela, Lugo, Espanha.
- Delgado, P. (2021, December 1-2). La formación de profesionales que trabajan con adolescentes y jóvenes en dificultad social. [Conference session]. I Congreso Internacional de Educación y Jóvenes en Dificultad Social en Transición a la Vida Adulta - TRANSICIONES 2021, (online), Facultad de Educación de la UNED, Madrid, Espanha.
- Delgado, P. (2021, May 26). O regime de execução do Acolhimento Familiar em Portugal - Novos Discursos, novas práticas. [Conference session]. V Seminário Internacional. URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, (online), Brasil.
- Delgado, P., Carvalho, J. & Correia, F. (2021, April 27-30). What do we know of what children think about their lives? [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Dias, B., Couto, Â., Aboim, S., & Maia-Lima, C. (2021, April 27-30). Potencialidades e Limitações de Diferentes Ferramentas Digitais para o Ensino à Distância das Ciências Naturais e da Matemática. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Dos Santos, J. (2021, August 11). Investigación en matemáticas y en educación matemática con geogebra. [Conference session]. Seminário de Educação Matemática, (online), Universidad António Nariño, Colombia.
- Dos Santos, J. (2021, January 18-21). Torus and Quadrics Intersection, using GeoGebra. [Conference session]. 9th International Conference of Geometry and Graphics ICGG2020, (online), Universidade de São Paulo, Brasil.
- Dos Santos, J. (2021, May 13). Importância Do Financiamento Da Extensão Universitária Em Tempos De Crise. [Conference session]. 3ª Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola, (online), Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola.
- Dos Santos, J. (2021, November 17). GeoGebra and STEAM in the training of Cape Verdean teachers. [Conference session]. International Workshop-cum-Conference om Mathematics Education 2021, (online), Mizoran University & Guadalajara University, México.
- Dos Santos, J. (2021, September 27-28). Desenvolver o pensamento computacional, oportunidades e desafios para a aprendizagem e ensino da matemática para todos. [Conference session]. II Seminário Internacional de Matemática: reflexões sobre a Educação Matemática, (online), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
- Dos Santos, J., Abar, C., & Almeida, M. (2021, October 10). A Compreensão De Professores Sobre Inteligência Artificial E Como A Inteligência Artificial Colabora Com A Educação No Contexto De Feedback Automático. [Conference session]. 2º Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP, (online), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
- Fernandes, D. (2021, April 27-30). As Lengalengas Matemáticas. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, April 27-30). Entrepreneurship in Education – a sustainable proposal. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, April 27-30). In times of pandemic: calculate, write and think with social dominoes. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, April 27-30). Mathematics and life, what relationship? [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 21). Inovação e práticas pedagógicas em contexto integradores das aprendizagens. [Conference session]. Webinar Internacional - Inovação, Ensino e a Aprendizagem da Matemática, (online), Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde.
- FRIEND-SHIP Consortium. (2021, July 6). FRI E N D - S H I P Improving Students' Social Participation in Primary and Secondary Schools across Europe. [Conference session]. World Education Research Association Focal Meeting, (online), Santiago de Compostela, Espanha.
- Fuertes, M., Dionisio, F., Gonçalves, J.L., Faria, A., Conceição, I., & Lopes-dos-Santos, P. (2021, June 22-26). Crying for an antibiotic: maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy. [Conference session]. WAIMH: 17th World Congress, (online), Brisbane, Austrália.
- Fuertes, M., Dionisio, F., Gonçalves, J.L., Faria, A., Lopes-dos-Santos, P., & Conceição, I. (2021, April 7-9). Maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy[Poster presentation]. Society for Research in Child Development Virtual Biennial Meeting (online).
- Fuertes, M., Gonçalves, J.L., Barbosa, M., & Beeghly, M. (2021, April 7-9). A self-comfort oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm. [Poster presentation]. Society for Research in Child Development Virtual Biennial Meeting (online).
- Fuertes, M., Gonçalves, J.L., Barbosa, M., Almeida, R., Lopes-dos-Santos, P., & Beeghly, M. (2021, June 22-26). A self-comfort oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm. [Conference session]. WAIMH: 17th World Congress, (online), Brisbane, Austrália.
- Gavaia, B., Ribeiro, C., Mascarenhas, D., Fernandes, D., & Quadros-Flores, P. (2021, abril). Números Racionais Não Negativos e Gamificação: Uma Experiência Didática no 2.ºCEB. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021, March 7-8). Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree. [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
- Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021, November 26-28). The challenges of initial teacher training. [Conference session] 3rd International Conference on Advanced Research in Education, (online), Oxford, United Kingdom.
- Hassani, S., Alves, S., Avramidis, E., & Schwab, S. (2021, September 10). Examining the Effects of the Circle of Friends in Promoting the Social Participation of Students: A Research Synthesis. Paper presented at the Symposium Enhancing Students’ Social Participation and School-Wellbeing. [Conference session]. European Conference on Education Research, (online), Geneva, Suíça.
- Lambert, F. & Freire, P. (2021, May 5). “From home towards a world…”. [Conference session]. Nova Contemporary Music Meeting 2nd Edition: Music Performance as Creation, (online), CESEM/ UNL, Portugal.
- Lambert, F. (2021, April 14). E Como Se A Paisagem…Na Arte Atual: Seis Artistas Em Portugal E No Brasil: Brígida Baltar, Daniel Caballero E Marcelo Moscheta (Brasil) E Gabriela Albergaria, Catarina Leitão E Samuel Rama (Portugal). [Conference session]. 2º Congresso Ibero-Americano sobre Paisagem, CIBAM/Sintra – IHA/UNL, Portugal.
- Lambert, F. (2021, April 22). Maria Graham: percepción y creación estética de la fragilidad humana – la esclavatura en Brasil Colonia. [Conference session]. VII Encuentro Ibérico de Estética 'El arte y lo humano', (online), Espanha.
- Lambert, F. (2021, April 23). Curating Registered Journeys – Maria Graham and Dora Wordsworth. Art, Museums and Digital Cultures: Rethinking Change, (online), UNL/ISCTE, Portugal.
- Lambert, F. (2021, October 15). The Crystallization of Landscape - Albano Afonso and Rio de Janeiro Botanical Garden”. [Conference session]. 10th International Conference On Digital And Interactive Arts, (online), Universidade de Aveiro, Portugal.
- Lambert, F. (2021, September 9). Os caminhos de Santiago na Contemporaneidade: investigação na CAE/InED. [Conference session]. Congresso Internacional do projeto rurAllure, Vila do Conde, Portugal.
- Macedo, A. C. V. (2021, September 29). Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores em Portugal. [Conference session]. Ciclo Internacional de Debates: Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores, (online), Universidade Estadual de Maringá, Brasil.
- Oliveira-Martins, S., Santos, M. & Silveira-Maia, M. (2021, November 25). Bioecological factors for school failure and school dropout. [Conference session]. III Congreso Internacional sobre Educación Inclusiva #0ASIS21: Analizando el abandono Académico, (online), Madrid, Espanha.
- Nogueira, L., Blanco, T., & Maia-Lima, C. (2021, April 27-30). Experiências de programação tangível na educação de infância: um estudo exploratório. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Nogueira, L., Blanco, T., & Maia-Lima, C. (2021, March 8-9). Exploratory study on tangible computer programming experiments in early childhood education [Conference session]. 16th annual International Technology, Education and Development Conference (online), Valencia, Espanha.
- Nunes, E., Cruz, M. (2021, September 23-24). Schoolers & Scholars: a project bringing RPG to primary teaching. [Conference session]. 15th European Conference on Games Based Learning (online), Brighton, United Kingdom.
- Padrão, C., Barros, S., Fonseca, E., Gomes, S., & Porto, A. (2021, September 1-3). Expectativas académicas, dificuldades antecipadas e autoeficácia na transição de estudantes de CTeSP para o Ensino Superior. [Conference session]. XVI Congresso Internacional Gagelo-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, (online), Braga, Portugal.
- Patricia & Quadros-Flores, P. (2021, July 7-9). Flipping" higher education - a new way of answering to a new way of questioning. [Conference session]. World Education Research Association, (online), Santiago de Compostela.
- Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Sousa-Pereira, F., Machado, F., & Marques-Pinto, A. (2021, September 1-3). Is social and emotional learning included in Portuguese initial teacher training? [Conference session]. VI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (online), Braga, Portugal.
- Pessoa, I., Bessa, L., Mascarenhas, D., & Fernandes, D. (2021, April 27-30). Aprender as Isometrias através da Arte: uma experiência didática no 2.º Ciclo do Ensino Básico. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Quadros-Flores, P., Marta, M., & Sá, S. (2021, March 18-19). The Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels. [Conference session]. 10th International Conference New Perspectives in Science Education, (online), Toscania, Itália.
- Raposo-Rivas, M., Martínez-Figueira, E., Cebrián Robles, V., García-Fuentes, O., & Quadros-Flores, P. (2021). TIC en la profesión docente: percepciones de maestros en formación. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Rothes, L. (2021, October 6). O Ensino Superior e a Construção de Soluções Inclusivas de Aprendizagem. [Conference Session]. XXVI RECLA International Meeting (online), Porto, Portugal.
- Sanches-Ferreira, M., Topa, P., & Alves, S. (2021, September 7). Effects of an In-service Training on Teachers’ Knowledge, Attitudes and Self-Efficacy towards Sexuality Education with Students with Intellectual Disability. [Conference Session]. European Conference on Education Research (online), Geneva, Suiça.
- Santos, F. (2021, July 5-7). Desenvolvimento Positivo por Meio do Esporte. [Conference session]. II Webinar de Psicologia do Esporte e do Exercício, (online), Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil.
- Santos, F., MacDonald, D., Rathwell, D., Strachan., L., Camiré, M. (2021, November 17-21). Positive Youth Development through Sport in Portugal. [Conference session]. 13th International Council for Coaching Excellence Global Coach Conference, Lisboa, Portugal.
- Santos, M. (2021, November 1-13). Apoiando o sucesso para todos – princípios de design universal em aprendizagem digital para alunos com deficiência. [Conference session]. 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial (online), Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
- Santos, M., Silveira-Maia, M., & Martins, S. (2021, April 27-30). Pathways for Inclusive Education: an overview of Portuguese legislation and its implications on practices and on teachers’ training based on European trends. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Silveira, A., & Dos Santos, J. (2021, May 7). O GeoGebra como ferramenta pedagógica para a investigação e a inovação em Educação Matemática no contexto dos países de Língua Oficial Portuguesa. [Conference session]. IV Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, (online), Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Lisboa, Portugal.
- Silveira-Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Aguiar, T., Santos, M., Cruz, M. (2021). Teacher training for inclusion: programs across Europe. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Porto, Portugal.
- Silveira-Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Santos, M., Chiazzese, G., Merlo, G., & Chifari, A. (2021, July 7-9). Good-Practices Framework for Positive Behavior Approach (PBS) implementation. [Conference session]. World Education Research Associal Focal Meeting, (online), Santiago de Compostela, Espanha.
- Silveira-Maia, M., Santos, M., Martins, S. (2021, November 24-25). Multi-tiered systems of support a working model on improving the quality of education and preventing school dropout. [Conference session]. III Congreso Internacional sobre Educación Inclusiva Oasis21: analizando el abandono académico, (online), Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha.
- Veiga, S. (2021, January 27-29). Cuidar e educar em contexto profissional: uma missão (im)possível? [Conference session]. 5rd International Conference on Childhood and Adolescence and 8th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, (online), Porto, Portugal.
- Veiga, S. (2021, January 27-29). Impacto da Pandemia na vivência académica de estudantes do Ensino Superior. [Poster presentation]. 5rd International Conference on Childhood and Adolescence and 8th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, (online), Porto, Portugal.
- Wyslowska, O., Taelman, H., Boderé, A., Markowska-Manista, U. & The PARTICIPA Consortium (2021, 2021, September 1-17). A self-assessment tool to promote child participation in European ECEC centers. [Poster presentation]. EECERA Online Festival 2021, (online), Zagreb, Croácia.
Nacionais
- Alonso, R., Romão, P. & Delgado, P. (2021, November 19-20). Idiossincrasias da burocracia na organização e gestão escolar. [Conference session]. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (online), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
- Alves, S., Lopes-dos-Santos, P., Sanches-Ferreira, M., Silveira-Maia, M., & Santos, M. (2021, July 22-23). Escola Inclusiva, uma questão de atitudes? As atitudes dos pares face aos alunos com incapacidades. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Araújo, P., Alonso, R. & Delgado, P. (2021, July 22-23). Burocracia docente e educação inclusiva: questões de eficiência, eficácia e efetividade. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Araújo, P., Alonso, R. & Delgado, P. (2021, November 19-20). A implementação da educação inclusiva: um processo burocrático efetivo ou disfuncional? [Conference session]. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (online), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
- Araújo, S. B., Rosário, R., Barros S. (2021, July 22-23). Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Araújo, S. B., Sanches-Ferreira, M., Fernandes, M. A., Coelho, V., & Magalhães, C. (2021, July 22-23). Playing-2-gether: A sensibilidade do/a educador/a de infância enquanto base para a inclusão na educação pré-escolar. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Araújo, S. B., Serrão, C., Araújo, M. J., Santos, R., Lopes, S., Ribeiro, C., Barbosa, S., & Azevedo, F. (2021, July 22-23). Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto percebido de um programa de formação. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Barbosa S., Serrão, C., Branco, S. & Oliveira, A. (2021, July 22-23). Efeitos da pandemia no intérprete de língua gestual portuguesa: fadiga e exaustão profissional, stress e satisfação com a vida. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Barbosa, S. (2021, May 6-7). Atividades inovadoras com base no situated learning - as perceções dos estudantes da licenciatura de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Barbosa, S., Silveira-Maia, M., Sanches-Ferreira, M., Santos, M., & Alves, S. (2021, July 22-23). A participação de pais surdos na vida escolar dos seus filhos: facilitadores da dinâmica relacional família-escola. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Barros, S., Padrão, C., Porto, A. M., Pessanha, M., Gomes, S., Fonseca, E., & Guimarães, C. (2021, July 22-23). Transição para o Ensino Superior Politécnico e percursos académicos: Desenho do projeto e resultados preliminares de estudantes dos CTeSP. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Barros, S., Pessanha, M., Araújo, S. B, Coelho, V., Guimarães, C., & Participa Consortium (2021, July 22-23). PARTICIPA. Um projeto Erasmus+ para promover o direito de participação das crianças nos contextos de educação de infância. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Barros, S., Santos, M., Pessanha, M., Sanches-Ferreira, M., Peixoto, C., Aguiar, C., Almeida, T., Correia, N., Fuertes, M., Fialho, M., & Monteiro, L. (2021, July 22-23). O Projeto Erasmus+ BECERID e o blogue PrimeirosAnos.pt: ligações entre a investigação e a prática. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Bessa, L., & Mascarenhas, D. (2021, July 3). A aprendizagem da grandeza área - Uma experiência didática no 2.º ano do 1.º CEB. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
- Bessa, L., & Mascarenhas, D. (2021, May 6-7). Aprender… a aprender e a ensinar a grandeza área desde o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Castro, M., Aboim, S., Maia-Lima, C., & Couto, C. (2021, September 16-18). O trabalho experimental como estratégia promotora do pensamento crítico em crianças do 1º. ciclo do ensino básico. [Conference session]. Encontro Nacional do Ensino das Ciências: XIXENEC, (online), Coimbra, Portugal.
- Conceição, M., Rocha, S., & Fernandes, D. (2021, November 12-13). Empreendedorismo na Educação – uma proposta sustentável e inter-geracional. [Conference session]. CHILD - a Sustainable Future for Nations, (online), Lisboa, Portugal.
- Cruz, M., Costa, J., Many, E., Melo-Pfeifer, S., Oliveira, I., & Querido, J. (2021, July 22-23). O projeto VarLang: da variação linguística e cultural a práticas de intercompreensão. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Cruz, M., Costa, J., Pinheiro, A., Medeiros, P., & Mascarenhas, D. (2021, July 22-23). Coconstrução de um referencial de supervisão no âmbito da (re)configuração da profissionalidade do docente de inglês no 1º CEB. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Cruz, M., Costa, J., Silva, P., Martins, S., & Quadros-Flores, P. (2021, July 22-23). CLIL Approach and the Fostering of a Global Sustainable Awareness in Primary School. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Cruz, M., Vieira, F. (2021, July 9-10). A supervisão como estratégia de apoio à reconfiguração da profissionalidade docente num contexto de inovação curricular. [Conference session]. III Colóquio Internacional em Didática e Ensino: Reflexões Pedagógicas: da Teoria à Prática, (online), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
- Cruz, S., Aboim, S., & Maia-Lima, C. (2021, May 6-7). Tecnologia moderna num currículo clássico: um estudo em contexto de formação contínua. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Cunha, M. E. S., Baptista, S., Teixeira. A., Castro. L., Serrão, C., Rodrigues, A., & Duarte, I. (2021, September 29 to October 2). Burnout dos médicos dos cuidados de saúde primários durante a pandemia por COVID-19: estudo transversal em Portugal. [Conference session]. 38.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar. Braga, Portugal.
- Delgado, P. & Carvalho, J. (2021, April 10). Apresentação pública dos resultados da investigação «A experiência do diretor no atual modelo de gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. VII Seminário de Administração Educacional: O modelo de gestão das escolas – tendências e desafios, (online), Escola Superior de Educação do Porto, Porto, Portugal.
- Delgado, P., Carvalho, J., Barbosa, M., Soares, J., & Fagundes, K. (2021, July 22-23). Acolhimento de Crianças em Família Alargada em Portugal - Um estudo exploratório. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Delgado, P., Diogo, V., Carvalho, J. & Martins, P. (2021, May 6-7). A perspetiva dos Diretores sobre o Papel do Conselho Geral na Inovação Pedagógica e na Gestão das Escolas Públicas Portuguesas. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Diogo, V., Coelho, C. & Cruz, M. (2021, July 22-23). Educação e velomobilidade. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Duarte, P & Diogo, F. (2021, November 19-21). A organização escolar e a educação cidadã: um retrato através das palavras dos diretores. [Conference session]. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, (online), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
- Escudeiro, N., Cruz, M. (2021, June 21-23). ATHENA: Reshaping European Higher Education through a New Competency Cluster Ontology. [Conference session]. 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2021), (online), Lisboa, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 22-23). Educação Financeira Com O Geogebra. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 22-23). Em Tempo De Pandemia: Calcular, Escrever E Pensar Com O Dominó Social. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 22-23). O Calculador Multibásico E A Educação De Infância. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 22-23). Observar, Manipular E Comunicar Sequências E Regularidades Da Ribeira Do Porto. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 22-23). Projeto Ukids – Valorizar O Desafio Trash Value Em Contexto Interdisciplinar. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 3). A Matemática e a vida, que relação? [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 3). Descobrir a estratégia Modelling Bar do “Método de Singapura” desde o 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 3). Educação Financeira com o GeoGebra. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
- Fernandes, D. (2021, July 3). Empreendedorismo na Educação – Uma proposta sustentável. [Conference session]. XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021, (online), Portugal.
- Fernandes, D. (2021, May 6-7). À descoberta da estratégia Modelling Bar do “Método de Singapura” (MS): Uma experiência didática no 1.ºCEB. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, May 6-7). Educação Financeira com o Geogebra. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D. (2021, May 6-7). Empreendedorismo na Educação – Uma proposta sustentável. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Fernandes, D., Silva, C., Varela I., & Gomes, S. (2021, July 3). Método de Singapura: O Colori na Aprendizagem da Adição. [Conference session]. XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM, (online), Santarém, Portugal.
- Figueiredo, V., Cruz, M. (2021, April 27-30). CLIL: Networking the "in" with the "out" in learning. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Gavaia, B., Ribeiro, C., Nunes, E., & Quadros-Flores, P. (2021, December 7). Age of Society - Building a game to/while learn(ing). [Conference session]. Simpósio de Engenharia Informática, (online), Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, Portugal.
- Gonçalves, M., Maia-Lima, C., Morgado, C. (2021, July 22-23). Entre rebuçados, castigos e olimpíadas: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021, July 22-23). O valor do investigador colaborador num projeto de investigação. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Lambert, F. (2021 July 22-23). Paisagem, viagem e utopia - obras de Goethe, Turner e Ruskin na lentidão digital. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Lambert, F. (2021, June 24). Deus Vult. [Conference session]. Webinar Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, (online), Associação Traços Inquietos, Portugal.
- Lambert, F. (2021, May 21). L’invisibilità delle donne pittrice… [Conference session]. Musas em Ação 2: Espessuras da [In]Visibilidade, Casa Comum, Reitoria, Porto, Portugal.
- Lambert, F. (2021, November 3). 3i = investigar ideias imagens <> plataformas & imaterialidades. [Conference session]. Imagens do Real Imaginado: Rastreados - 17ª edição do IRI. ESMAD.
- Lambert, F. (2021). (2021, July 5). Nadir Afonso, (c)idades e utopia - viagens no modernismo português. [Conference session]. Nadir Afonso “MODERNISMOS PRÁ LÁ E PRA CÁ” – UTAD/Fundação Nadir Afonso. Chaves.
- Lambert, F. (2021). (2021, July 1). Vedute et allie – olhares (delas & deles) estrangeiros sobre o Rio de Janeiro. [Conference session]. Todas as Artes, todos os Nomes. FLUP.
- Leandro, V., Pinto, A., Aboim, S. (2021, September 16-18). As narrações multimodais no desenvolvimento profissional de professores em formação inicial. [Conference session]. Encontro Nacional do Ensino das Ciências: XIXENEC, (online), Coimbra, Portugal.
- Maia-Lima, C., & Gonçalves, M. (2021). O Sebastião entre rebuçados e a vida saudável: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM. [Conference session]. II Jornadas Online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Medeiros, P. (2021, July 22-23). Revisitando diálogos sobre a ciência: os investigadores e as suas Opções. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Nogueira, L., Blanco, T., & Maia-Lima, C. (2021, May 6-7). Experiências de programação tangível na educação de infância: uma revisão sistemática da literatura. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Nunes, E., Cruz, M. (2021 March 30 to April 2). Game-Based Learning: A Push For Introducing A C(classroom)-Morpg. [Conference session]. 9th World Conference on Information Systems and Technologies, (online), Açores, Portugal.
- Nunes, E., Cruz, M., Quadros-Flores, P., Medeiros, P., & Martins, S. (2021, July 22-23). Schoolers & Scholars: um projeto focado no uso de RPG no Ensino Básico. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Perry, J., Rodrigues, P. & Barbot, A. (2021, September 16-18). Gamificação, Jogos RPG e o ensino das Ciências. [Conference session]. Encontro Nacional em Educação em Ciências (XIX ENEC) / IV International Seminar of Science Education (IV ISSE), Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Fernandes, R., Barbot, A. & Rodrigues, P. (2021, September 16-18). Robótica Educativa no ensino das Ciências Naturais em ambiente de aprendizagem não formal. [Conference session]. Encontro Nacional em Educação em Ciências (XIX ENEC) / IV International Seminar of Science Education (IV ISSE), Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Ribeiro, C., Gavaia, B., Barbot, A. & Rodrigues, P. (2021, September 16-18). Criar soluções 3D. [Conference session]. Encontro Nacional em Educação em Ciências (XIX ENEC) / IV International Seminar of Science Education (IV ISSE), Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Pessoa, I., Fernandes, D., Quadros-Flores, P., & Fernandes, I. (2021, November 25-27). Resolução De Problemas Em Contexto: Uma Aproximação Ao Método De Singapura. [Conference session]. 9.º Congresso Olhares sobre Educação, (online), Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu, Portugal.
- Pontes, A., Machado, F., Coelho, V., & Peixoto, C. (2021, April 16-17). Aceitação-rejeição parental: associações com o uso problemático das tecnologias, a sensibilidade à rejeição baseada na aparência e a solidão. [Conference session]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, (online), Portugal.
- Quadros-Flores, P. (2021, July 22-23). Desafios na investigação em educação. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Rosa, V., Sampaio, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2021, February 10). PISA, TIMSS e PIRLS: uma análise comparativa em Portugal. [Conference session]. Ciclo De Webinars 2021 Uma História De Sucesso? Pisa, Avaliação Em Larga Escala E Mudança Educativa, (online), Lisboa, Portugal.
- Rothes, L. (2021, July 22-23). PIAAC: características e potencialidades investigativas de um programa internacional de avaliação de competências dos adultos. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Rothes, L. (2021, March 29). O "Inquérito as Competências dos Adultos" do PIAAC: quadro metodológico geral e estratégia de desenvolvimento das operações em Portugal. [Conference session]. XI Congresso Português de Sociologia, (online), Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa (ESPP/ISCTE-IUL) e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), Lisboa, Portugal.
- Rothes, L. (2021, November 19). O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC): objetivos, quadro metodológico e estratégia de desenvolvimento das operações em Portugal. [Conference session]. Jornadas de Investigação do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
- Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Silveira-Maia, M., Santos, M., & Araújo, S. B. (2021, July 22-23). Inclusion Across Europe: projetos internacionais ao abrigo do ERASMUS +. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Sanches-Ferreira, M., Alves, S., Silveira-Maia, M., Santos, M., Martins, S., & Lopes-dos-Santos, P. (2021, July 22-23). Participação de crianças e jovens com e sem incapacidade em atividades de lazer nos seus diferentes contextos de vida enquanto indicador de práticas inclusivas: a voz dos alunos. [Conference session]. Fórum inED’21, (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Santos, C., & Cruz, M. (2021, April 27-30). Gamifying the Primary English classroom to foster student collaboration and soft skills development. [Conference session]. INW21 Conference – Intercultural week (online), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal.
- Santos, F. (2021, June 28-30). Desenvolvimento Positivo através do Desporto. [Conference session] Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, Lisboa, Portugal.
- Santos, M. (2021, May 6-7). Estatuto de Estudante com Necessidades Adicionais de Suporte na ESE P.Porto – uma proposta de ação. [Conference session]. Fórum Interno P.Porto, (online), Porto, Portugal.
- Santos, T., Peixoto, C., Coelho, V., & Machado, F. (2021, April 16-17). Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Crenças e práticas de professores/as do 1.º ciclo do ensino básico. [Conference session]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, (online), Portugal.
- Veiga, S. & Lopes, H. (2021). (2021, November 23). Apoio psicológico a estudantes durante a pandemia… nas realidades da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. [Conference session]. 11ª Conferência FORGES, Portugal.
2020
Internacionais
- Cruz, M. (2020). O desenvolvimento de creactical skills através de uma pedagogia da gamificação na aula de Língua Estrangeira. Comunicação apresentada no 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia, Universidade de Aveiro, Aveiro.
- Pinheiro, A., Medeiros, A., Cruz, M. (2020). Perspectives on digital inclusion: the participation of seniors in social networks. Comunicação apresentada na INTE 2020 Conference, Cyprus International University, Cyprus; no ISTEC 2020; no IETC 2020, no IWSC 2020 e no ITICAM 2020.
- Rodrigues, A.R., Serrão, C., & Ferreira, T. (2020, 9 de maio). Efeito de práticas meditativas baseadas em mindfulness no contexto de ensino superior”. INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
- Santos, J. & Silveira, A. (2020). Formação de professores de matemática em países de Língua Oficial Portuguesa. VIII DÍA GEOGEBRA IBEROAMERICANO 24, 25 e 26 de novembro de 2020, Edición virtual.
- Santos, J. (2020). Computer Assisted Mathematics vs Computer Based Mathematics: Desafios para o Futuro da Educação Matemática na Escola Básica, conferência de abertura do no I Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa. Organizado pela Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
- Antunes, A. P., & Araújo, S. B. (2020, julho 14-17). Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expectativas de alunos de Mestrado [Apresentação de comunicação]. 9.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2020) (online). Universidade da Corunha, Espanha.
- Quadros-Flores, P. (2020). The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1st and 2nd CEB. In 14th Annual International Conference on Global Studies & Athens International Symposium on Education and Research Organização: World Association of Academics and Researcher. Athens, Greece
- Quadros-Flores, P. (2020). The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training. In XIV. INTERNATIONAL RESEARCH CONFERENCE - ICETELE 2020: XIV. International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education. DUBAI, UAE.
- Quadros-Flores, P. (2020). With Empaty I(You) Construct the Knowledge. In XIII International Scientific Conference Teacher Education in the 21st Century: Changes and Perspectives. Institute of Education of Šiauliai University, Lithuania
- Quadros-Flores, P. (2020). A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente. In 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies. Valencia
- Quadros-Flores, P. (2020). Articulação curricular entre níveis educativos: que estratégia pedagógica? In INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança.
- Quadros-Flores, P. (2020). Desenvolver capacidades de empatia no 1.º CEB: que estratégia? In INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança
- Sanches-Ferreira, M., Silviera-Maia, M., Alves, S., Santos, M., Chiazzese, G., Merlo, G., Chifaria, A. (2020, January). Implementing the Positive Behavior Approach (PBS): a case study about two experiences in Portugal. ICCA 2020 - International Conference on Childhood and Adolescence, Lisboa (online).
- Rosa, V., Maia, J. S. & Mascarenhas, D. (2020). “A participação de Portugal no PIRLS (2011-2016)”, In 3rd WCCES Symposium (Virtually through Zoom)
- Santos, F., Neves, R., & Parker, M. (5 de dezembro de 2020). The physical education curriculum, teacher education and life skills: Implications for research and practice. Budapeste: International Diversity in Teacher and Higher Education Research in the 21st Century: Insights from Doctoral Students, Supervisors, and Doctoral School Leaders
- Newman, T., Black, S., Jefka, B., & Santos, F. (2020, October). Coaching life skill development and transfer: A scoping review of facilitative coaching practices. Presented at the Alliance of Social Workers in Sport 6th Annual Social Work in Sports Symposium, Virtual Symposium
- Veiga, S. (2020). “Reflections on the analyst's person”. XXI International Forum of Psychoanalysis, organizado pela The International Federation of Psychoanalytic Societies.
- Barros, P., Maia-Lima, C., & Aboim, S. (2020). A problemática dos plásticos numa perspetiva CTS: um estudo com uma turma do 6.ºano de uma escola pública. Comunicação apresentada no Encontro Internacional “A voz dos professores de C&T” (VPCT2020) no dia 5 de novembro.
- Lambert, F. (2020). ¿La Monja Alférez, Jeanne Baret, Jeanne Dieulafoy, Isabelle Eberhardt y tantas más...fueron viajeras, peregrinas o aventureras ocultas en busca de otra identidad?"". X Jornades Internacionals d’ Investigación en Educació Artística. 6 novembro 2020"
- Lambert, F. (2020). Voyage(S) D’ Hiver: Aesthetic Journeys. ICA. (International Conference on Aesthetics).Conference Proceedings, Venice Italy Aug 13-14, 2020
- Carreira, R., Peixoto, C., Espino, Y., Neves, A. S., Ruão, S., & Azevedo, C. (2020, novembro). Portuguese engaged research and learning community. Comunicação apresentada online na 13th International Conference of Education, Research and Innovation (IATED), Sevilha, Espanha.
- Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “ID396 - Projeto UKIDS – valorizar o desafio Trash Value em contexto interdisciplinar (UKIDS Project” – valorize the challenge Trash Value in interdisciplinar contexto, apresentado na 10ª Conferencia Ibérica de empreendedorismo (CIBEM) e na 4ª Conferencia Internacional de Sustentabilidade (CIS) e Inovação.
- Fernandes, D., et al (2020). “Desenvolver capacidades de empatia no 1.º CEB: que estratégia?”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
- Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “O poder de uma imagem na resolução de problemas”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
- Fernandes, D., & Teixeira, A. (2020). “UKIDS – projeto de empreendedorismo na PES”, comunicação apresentada no V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2020)/5th International Conference on Teacher Education, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
- Fernandes, D., et al. (2020). “With Empathy I (You) Build Knowledge”. In Social Entrepreneurship education in childhood: international conference thematic based on UKids Project. In Budapest. 5-10 december.
- Fernandes, D., & André, T. (2020). “Projeto UKIDS – The challenge Trash Value in PES” in International Seminair – 5th Meeting Ukids/Youthstart in ESEPP.
- Fernandes, D., et al. (2020). “With Empathy I (You) Construct Knowledge”. In Teachers´Training in the XXI Century: Changes and Perspectives. XXIII International Scientific Conference, November, 27, 2020, Šiauliai University –Lituânia.
Nacionais
- Serrão, C. (2020). Webinar Pós-pandemia: Desafios psicossociais. Associação Profissionais e Técnicos de Educação Social (comunicação oral).
- Correia, F., Delgado, P., & Carvalho, J. (2020). O bem-estar do ponto de vista das crianças em diferentes dimensões das suas vidas. Resultados e implicações dum estudo realizado na região Norte de Portugal. IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, organizado pelo Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, na Universidade de Évora.
- Romão, P., Delgado, P., & Carvalho, J. (2020). A agregação de escolas reforça a coerência do projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas? A perspetiva dos diretores. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro
- Correia, F., Carvalho, J., & Delgado, P. (2020). A Educação das crianças e jovens acolhidos em residências e em famílias de acolhimento: perspetivas sobre a escola, o bem-estar atual e o seu futuro. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro.
- Araújo, S. B., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (2020, setembro 10-12). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers’ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?, XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (online). Porto, Portugal.
- Coelho, C. & Diogo, V. (2020). Velomobilidade e participação na urbe. Para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades. XV Congresso SPCE – Porto, 10 de setembro 2020, evento online.
- Pereira, P., Santos, F., & Marinho, D. (6 e 7 de novembro de 2020). As atitudes dos alunos portugueses do ensino médio em relação à Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: Comunicação apresentada nas XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
- Cardoso, A., Santos, F., Bean, C., Azevedo, N., Pereira, P., Cruz, H. (7 de dezembro de 2020). O Papel das Organizações Desportivas no Desenvolvimento Positivo dos Jovens. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
- Rothes, L. (2020). Participação, inclusão e equidade em educação de adultos: tendências e desafios. XV Congresso da SPCE 2020 (online, Portugal).
- Rothes, L. (2020). Posse e uso de competências no mundo do trabalho: proficiência, estatuto profissional e condições laborais e remuneratórias perspetivadas à luz dos resultados do PIAAC. XV Congresso da SPCE 2020
- Padrão, C., Porto, A., & Barros, S. (2020, setembro). Os motivos da escolha de cursos técnicos superiores profissionais e as expectativas académicas: o caso dos estudantes de cursos técnicos superiores profissionais. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
- Lambert, F. (2020). Iconografia paisagística do confinamento: a Mata do Bussaco [responsabilidade estética partilhada]. Dia internacional dos monumentos e sítios 2020 | Património Partilhado: Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada. CEI ISCAP. 17 abril 2020.
- Lambert, F. (2020). O tempo como medi[a]dor estético: criação e receção da obra”. 32 Encontro APECV – Perspetivas do Tempo na Arte e na Educação.10 maio 2020
- Lambert, F. (2020). As cidades de Nadir têm nuvens”. Cidades Nadirianas – ciclo de conferências (Org. António Quadros Ferreira). Reitoria da Universidade do Porto. 5 novembro
- Peixoto, C., & Machado, F. (2020, setembro). Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: um estudo sobre crenças e práticas dos/as docentes. Comunicação apresentada online no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, Portugal.
- Peixoto, C., Barat, B., & Machado, F. (2020, setembro). Atitudes e autoeficácia de professores/as relativamente à inclusão educativa: Qual o papel do ambiente escolar? Comunicação apresentada online no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, Portugal.
2019
2018