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A promoção da literacia e de outras competências básicas dos adultos constitui um desafio crucial para as sociedades contemporâneas. A literacia, encarada como a capacidade de leitura e escrita, com base em diversos materiais escritos de uso corrente na vida quotidiana, assume-se efetivamente como uma base essencial para o desenvolvimento de outras competências fundamentais, incluindo as relacionadas com o cálculo ou com as tecnologias da informação e da comunicação, a saúde, a aprendizagem ou a participação cívica.
Estamos perante um desafio crucial que, em Portugal, por razões históricas bem conhecidas, assume particular relevância. Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, a situação educativa e a literacia dos adultos manifesta debilidades, prejudicando seriamente os esforços de desenvolvimento e o exercício alargado dos direitos de cidadania:
- Persistem taxas de analfabetismo literal muito elevadas (5,2% em 2011), afetando especialmente as mulheres portuguesas e, dentro deste grupo, a camada mais envelhecida;
- Os valores mais elevados desta taxa de analfabetismo incidem, tendencialmente, nas zonas onde se verifica, cumulativamente, um menor dinamismo económico e um mais acentuado envelhecimento demográfico;
- A população portuguesa apresenta ainda baixos níveis de ensino, apesar das melhorias recentes, sendo que apenas metade da população adulta de Portugal com idade compreendida entre os 25 e 64 anos de idade (49,8% em 2018) concluiu o ensino secundário (78,1% na UE28);
- O contínuo aumento do nível de escolaridade, tido como essencial e considerado como requisito mínimo de inserção profissional e social, tende a desqualificar relativamente as gerações adultas;
- O problema educativo português não é apenas uma questão de baixos níveis de certificação escolar, é também um problema de posse e uso de competências de literacia.
Neste quadro, a necessidade de um esforço sério de investigação sobre as questões relacionadas com a promoção da literacia, e das competências básicas dos adultos, assume em Portugal uma especial relevância. É necessário que este esforço se centre designadamente em relação a estes tópicos:
- Situação da literacia e participação educativa dos adultos em Portugal;
- Razões e circunstâncias sociais dos problemas de literacia em determinados grupos;
- Obstáculos à aprendizagem, motivações para aprender, medidas para melhorar a aprendizagem e abordagens bem sucedidas para a promoção de competências essenciais de literacia;
- Didáticas específicas de acordo com as diferentes circunstâncias dos aprendentes;
- Avaliação de políticas públicas, de programas e de iniciativas educativas.
O inED e os seus investigadores têm estado já envolvidos neste esforço de pesquisa. Recentemente, para além de um projeto desenvolvido sobre a participação educativa dos adultos (Rothes, Lopes, & Queirós, 2014; Rothes (org.), 2019), houve uma equipa do inEDenvolvida na preparação do Plano Nacional de Literacia de Adultos, realizando o diagnóstico da situação existente em Portugal (Rothes, Queirós, & Moreira, 2019).
Ref ª inED/2020/7