Journal
O ensino bilingue torna-se cada vez mais relevante no contexto Europeu. O Content
and Language Integrated Learning (CLIL) apresenta-se como uma metodologia
importante como podemos observar no European Profile for Language Teacher
Education. Após realizar uma revisão de literatura cujo conteúdo versa sobretudo
acerca os princípios orientados pelos preconizadores desta abordagem metodológica,
nomeadamente Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), entre outros, e no
sentido de tentarmos aferir a sua viabilidade, realizámos um Projeto de Investigação
no qual implementámos esta abordagem pedagógica, ensinando a disciplina de
ciências a grupo de alunos do Pré-escolar.
Assim, neste estudo de caso, com contornos da metodologia de investigação-ação,
tivemos como principal objetivo verificar a aplicabilidade do CLIL na Educação Préescolar.
Com a implementação deste projeto, conseguimos perceber que a metodologia
CLIL é uma abordagem metodológica eficaz, sendo que, nos permitiu concluir que
mesmo na Educação Pré-escolar é possível ensinarmos uma disciplina através de uma
segunda língua.
Bilingual teaching has become more and more relevant in the European context.
Content and Language Integrated Learning (CLIL) is presented as an important
methodology as we can observe in the European Profile for Language Teacher
Education. After completing a literature review whose content refers to the oriented
principles by the early advocates that support this methodological approach, namely
Coyle (2010), Marsh (2010), Mehisto (2008), among others, in order to try to assess its
viability, we have applied a Research Project in which we have implemented this
methodology, teaching the Science subject to a group of preschool students.
Therefore, in this case study, with contours of the investigation-action
methodology, we had as our main objective to discover the applicability of CLIL in the
Preschool teaching.
Throughout this Project we managed to understand that the CLIL methodology is
an effective methodological approach, given even in Preschool education it is possible
to teach a subject through a second language.
Sílvia Alexandra Martins Dias Ribeiro
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201276224