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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e a da Unidade Curricular de
Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no mestrado referido, apresenta-se este
relatório no qual é descrito o período de estágio realizado em Educação Pré-Escolar, no
“Infantário Monfortinhos de Real”, instituição de ensino particular e cooperativo, numa
sala de crianças com 4 anos de idade. O estágio referido pretende contribuir para o
desenvolvimento das competências profissionais explanadas no Decreto-lei
nº.241/2001, de 30 de agosto, “Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador
de Infância”.
O presente relatório tem o principal objetivo de partilhar a prática desenvolvida
pela mestranda ao longo do período de estágio na instituição de educação pré-escolar já
enunciada, assim como as aprendizagens conseguidas.
Para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração
teorias consistentes que inspiraram e fundamentaram as práticas desenvolvidas. Importa
ainda de salientar que para intervir de modo no real de modo fundamentado, é
necessário observar e caraterizar o contexto, assim como as crianças, para agir em
conformidade com os interesses e necessidades do grupo. Para tal, a mestranda agiu de
acordo com a metodologia de investigação-ação, procurando melhorar sempre as suas
práticas, assim como a sua capacidade profissional, sem nunca esquecer a importância
da formação contínua que deve estar presente ao longo de toda a vida do Educador.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the context of the Masters in Preschool Education and the Course of
Supervised Teaching Practice, integrated in the above mentioned master, it is presented
this report which describes the period of internship in Preschool Education, at the
Preschool Monfortinhos de Real, a private educational institution, in a 4 years old
children's room. This stage aims to contribute to the development of the professional
skills as detailed in Decree-Law No. .241/2001, from the 30th August, "General Profile
and Specific Performance of a Childhood Educator."
This report has the main objective of share the practice developed by a graduate
student during the probationary period in the above mentioned preschool education
establishment, as well as the knowledge meanwhile achieved.
For the accomplishment of a sustainable practice, the graduate student took in
consideration consistent and substantiated theories that inspired the practices. It should
also be noted that, in order to act in a real and substantiated manner, it is necessary to
observe and characterize the context, as well as the children, to act in accordance with
the interests and needs of the group. Therefore, the graduate student acted according to
the methodology of action research, always looking to improve her practices, as well as
her professional capacity, without forgetting the importance of continuing the education
that must be present throughout the life of an Educator.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de
Prática Pedagógica Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no
mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB da Escola Superior de
Educação do Politécnico do Porto, visa explanar a prática docente da mestranda,
desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade, numa instituição de
ensino público, a Escola Básica da Torrinha, na cidade do Porto.
Para o desenvolvimento da prática, muito contribuíram as aulas da unidade
curricular de prática pedagógica supervisionada pois permitiram conhecer
perspetivas e desenvolver competências no sentido da docência do 1º ciclo do
ensino básico.
Tendo em conta os teóricos abordados em aula e as pesquisas realizadas pela
mestranda, esta procurou basear a sua ação num cruzamento constante entre
os quadros teóricos que defende e a reflexão sobre a mobilização dos mesmos
na ação. Deste modo, enveredou numa metodologia de investigação-ação
procurando melhorar a sua ação pedagógica, ao mesmo tempo que pretendia
descobrir e construir a sua profissionalidade docente.
No presente relatório o leitor poderá encontrar as teorias defendidas pela
mestranda, a caraterização do contexto de estágio, assim como relatos de uma
prática desenvolvida à luz das caraterísticas do professor do século XXI, tendo
em conta aspetos fundamentais como a articulação curricular, a utilização das
Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula, a consideração dos
interesses e contextos dos alunos, a diferenciação pedagógica e a valorização de
metodologias ativas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e
aprendizagem.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report, made in the context of the course of Supervised Teaching
Practice, integrated in the Master in Preschool and Primary School Education,
aims to explain the teaching practice of the master’s student developed in a third
grade class at Torrinha Primary School, a public institution located in Porto.
The Supervised Teaching Practice classes greatly contributed to the progress
of the practice, because they allowed to access different perspectives and
develop skills towards teaching the first cycle of basic education.
Further to the theory learned in class and the research conducted by the
graduate student, the activity was based in a constant cross between the
theoretical frameworks that she believes and in a reflection on the mobilization
of these theories in her action. Therefore, the student embarked on a researchaction
methodology and tried to improve her pedagogical action while she
intended to discover and build her teaching professional identity.
In this report, the reader will find the theories advocated by the master’s
student, the characterization of the stage context, as well as descriptions of a
practice developed by the characteristics of the common teacher of the XXI
century, regarding fundamental aspects such as the curriculum articulation, the
use of Information and Communication Technologies in the classroom, the
consideration of the interests and backgrounds of students, special education
and the enhancement of active methodologies that place the student at the
centre of the teaching and learning process.
Daniela Filipa Magalhães Carvalho
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201358638