top-banner-image

Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Journal

O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório resulta de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competência e de saberes, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação, que deve ser a base da prática de qualquer educador/professor na medida em que figurou-se improrrogável a ocorrência de momentos de observação intencional, de planificação e de intervenção no terreno, de reflexão crítica e sistemática, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, estimulando diferentes momentos de diferenciação pedagógica, bem como de adequação da ação aos contextos educativos, levando a uma presente reflexão crítica sistemática. A pesquisa constituiu, também, uma referência eloquente para encontrar soluções eficazes aos desafios quotidianos. Importa, ainda salvaguardar que a referida, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, alicerçou o processo construtivista de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude indagadora, crítica e reflexiva. De relevar o trabalho colaborativo em díade pela mais-valia neste processo de formação, uma vez que potenciou a partilha de saberes, de experiências, e reflexões importantes para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Assim, este relatório espelha o processo dinâmico de formação contribuindo para a construção da identidade profissional da futura educadora e professora. This document, entitled Professional Qualification Training Report, constitutes a critical reflection in relation to lived experience in educational contexts of Preschool Education and Education 1. Primary School, within the course of Supervised Teaching Practice. This report is the result of a rigorous conceptual theoretical framework, aimed at achieving the objectives outlined in the above study plan, as well as the development of skills and knowledge, including the specific profile of teacher performance of 1st cycle of basic education and the pre-school teacher. The educational program developed by the trainee, in educational centers, was guided by the methodology of research-action, which should be the basis of the practice of any educator / teacher to the extent that figured it inalterable the occurrence of intentional observation moments, planning and intervention in the field of critical reflection, systematic, visible in individual and collaborative narratives, individualized assessment of students by stimulating different times of pedagogical differentiation and adequacy of the action to educational settings, leading to this reflection systematic critique. The research was also once an eloquent reference to find effective solutions to everyday challenges. It should also safeguard said, in addition to supporting the development of educational action, its foundations constructivist process of personal and professional growth of the trainee, which took an inquiring, critical and reflective. Be highlighted collaborative work in the dyad added value in this training process, since potentiate the sharing of knowledge, experiences, and important considerations for the improvement of pedagogical practices. Thus, this report reflects the dynamic formation process contributing to the construction of the professional identity of future educator and teacher.

Andreia Carina Gomes Câmara

Publicação

Ano da publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201041723

Títulos Alternativos