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O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação
Profissional, constitui uma reflexão crítica, em relação à experiência vivenciada
nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do
Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica
Supervisionada. Este relatório resulta de um quadro teórico conceptual
rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade
curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competência e
de saberes, designadamente do perfil específico de desempenho do professor
de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância.
A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi
pautada pela metodologia de investigação-ação, que deve ser a base da prática
de qualquer educador/professor na medida em que figurou-se improrrogável a
ocorrência de momentos de observação intencional, de planificação e de
intervenção no terreno, de reflexão crítica e sistemática, visível nas narrativas
individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos,
estimulando diferentes momentos de diferenciação pedagógica, bem como de
adequação da ação aos contextos educativos, levando a uma presente reflexão
crítica sistemática. A pesquisa constituiu, também, uma referência eloquente
para encontrar soluções eficazes aos desafios quotidianos. Importa, ainda
salvaguardar que a referida, para além de sustentar o desenvolvimento da ação
educativa, alicerçou o processo construtivista de crescimento pessoal e
profissional da formanda, que assumiu uma atitude indagadora, crítica e
reflexiva.
De relevar o trabalho colaborativo em díade pela mais-valia neste processo
de formação, uma vez que potenciou a partilha de saberes, de experiências, e
reflexões importantes para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
Assim, este relatório espelha o processo dinâmico de formação contribuindo
para a construção da identidade profissional da futura educadora e professora.
This document, entitled Professional Qualification Training Report,
constitutes a critical reflection in relation to lived experience in educational
contexts of Preschool Education and Education 1. Primary School, within the
course of Supervised Teaching Practice. This report is the result of a rigorous
conceptual theoretical framework, aimed at achieving the objectives outlined
in the above study plan, as well as the development of skills and knowledge,
including the specific profile of teacher performance of 1st cycle of basic
education and the pre-school teacher.
The educational program developed by the trainee, in educational centers,
was guided by the methodology of research-action, which should be the basis
of the practice of any educator / teacher to the extent that figured it inalterable
the occurrence of intentional observation moments, planning and intervention
in the field of critical reflection, systematic, visible in individual and
collaborative narratives, individualized assessment of students by stimulating
different times of pedagogical differentiation and adequacy of the action to
educational settings, leading to this reflection systematic critique. The research
was also once an eloquent reference to find effective solutions to everyday
challenges. It should also safeguard said, in addition to supporting the
development of educational action, its foundations constructivist process of
personal and professional growth of the trainee, which took an inquiring,
critical and reflective.
Be highlighted collaborative work in the dyad added value in this training
process, since potentiate the sharing of knowledge, experiences, and important
considerations for the improvement of pedagogical practices.
Thus, this report reflects the dynamic formation process contributing to the
construction of the professional identity of future educator and teacher.
Andreia Carina Gomes Câmara
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201041723