Journal Article
Com este poster pretendemos dar a conhecer um projeto de
investigação em curso na Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico do Porto (ESE-IPP), intitulado «Aprender a
Aprender» integrado no Grupo de Apoio ao Trabalho Académico
(GATA). Como o título indica, com este projeto procuramos
compreender a multiplicidade de processos que constroem e configuram
o fenómeno multidimensional que é a integração dos
estudantes no ensino superior. Desde a implementação das diretrizes
do processo de Bolonha que tem vindo a ser realizada
investigação sobre os estudantes do Ensino Superior, centrada
na construção de um saber académico quer sobre a formação
graduada e pós-graduada e seus planos de estudo, quer sobre os
percursos dos estudantes, para além de outras temáticas como é
o caso dos trabalhos de Costa e Lopes (2008), Diniz e Almeida,
(2005), Fernandes (2001), entre outros. Numa perspectiva que
se quer motivadora da participação, este projeto constituiu-se
como um projeto de investigação-ação com os estudantes e não
sobre eles, e incorpora preocupações relativamente ao desenvolvimento
da consciência cívica e da cidadania, em complemento
das formações de caráter académico. Paralelamente ao envolvimento
ativo dos estudantes, enquanto investigadores das suas
realidades quotidianas no âmbito da academia, pretende-se: a
constituição de oportunidades de reflexão interdisciplinar; a
contribuição para intervenções concretas nos processos de transição
e integração; a criação de estratégias que concorram para
a melhoria do desempenho académico, entre outras dimensões
que decorrem da dinâmica do projeto.
Maria José Araújo
Hugo Monteiro
Mafalda Correia
Inês Sousa
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISBN: 978-972-8969-06-6