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Esta pesquisa examina as actividades e interacções educativas de 24
alunos com multideficiência em três Unidades de Apoio Especializado à
Multideficiência. A observação mostra que os alunos com um nível global de
competência mais elevado têm mais oportunidades de aprendizagem do que os
seus colegas com um nível global de competência mais baixo. Por outro lado, os
alunos com menos competência estão mais tempo envolvidos em actividades não
funcionas, recebem menos interacções dos professores e permanecem menos
tempo na tarefa.Os nossos resultados sugerem que as Unidades de Apoio
Especializado devem aumentar as oportunidades de participação de todos os
alunos que frequentam este espaço educativo.
Esta investigación examina las actividades y las interacciones
educativas de 24 estudiantes con múltiples discapacidades en tres Unidades de
Apoyo Educativo Especializado. La observación muestra que los estudiantes con
un nivel superior de competencias básicas tienen más oportunidades de
aprendizaje que sus colegas con un nivel menor de competencia. Por otra parte,
los estudiantes con niveles menores de competencia pasan más tiempo
involucrados en actividades no funcionales, reciben menos interacciones por
parte de los profesores y pasan menos tiempo en la tarea. Nuestros resultados
sugieren que las unidades de apoyo especializado deberían aumentar las
oportunidades de participación para todos los estudiantes que aprenden en su
espacio educativo
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
M. J. Marques-da-Silva
Manuela Sanches-Ferreira
Pedro Lopes-dos-Santos
Publicação
Ano da publicação: 2009
Identificadores
ISSN: 1699-9517