Journal
Este relatório é o reflexo da formação da mestranda e visa apresentar uma
análise crítica e descritiva de todo o seu processo evolutivo nas práticas
educativas supervisionadas, nos diferentes contextos, (creche e a educação préescolar).
A constante articulação entre a teoria e a prática é apresentada ao longo
deste documento. A mestranda destaca, também, a relevância da metodologia
investigação-ação e seus processos educativos: observação, planificação, ação e
reflexão/avaliação. Suporta também a sua ação em decretos-lei, orientações e
modelos pedagógicos de diferentes autores, entre outros, os quais são
referenciados neste documento e foram constatados ao longo da sua formação,
sendo estes cruciais para o seu crescimento e construção de saberes. A
importância da colaboração e cooperação de vários intervenientes, as narrativas
reflexivas individuais, e a elaboração de planificações semanais com feedback,
foram cruciais para a construção de competências de saberes, essenciais na
formação de uma atitude crítica. Todo este processo permitiu-lhe reconhecer e
colmatar os seus erros, transformando-os em aprendizagens e, não esquecendo
a necessidade de estar ativa, sendo capaz de dar resposta aos desafios colocados
pela sociedade.
The present report was developed within the subject of Supervised Teaching
Practice in two distinct contexts – nursery and pre-school education. It provides
a critical and descriptive analysis of the developing process of the educational
supervised practice in those contexts. The constant articulation between
practice and theory is shown throughout this document. The master´s student
also highlights the relevance of Research - Action methodology and it´s
educational processes – observation, planning, action, analysis/evaluation.
Other sources of information that helped sustaining her training course were
the decree laws, guidelines and different authors´ teaching models. It is also
important to emphasize the idea that the cooperation between the various
elements of the pedagogical supervision, the individual reflective narrative, the
weekly planning with feedback played an essential role on the construction of a
critical attitude. The whole process gave the master´s student the opportunity
of recognizing and rectifying her mistakes, turning them into pedagogical
learning. She also felt the need of being active and able to give an answer to
challenges posed by society.
Maria de Fátima Barbosa Neves
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201976986