Journal
A construção do presente relatório de estágio (RE) assenta na ação docente
desenvolvida no âmbito da unidade curricular (UC) da Prática Educativa
Supervisionada (PES), cujo objetivo parte da análise descritiva e reflexiva das
ações da estagiária no contexto de creche, bem como, no de pré-escolar. Esta
UC mobilizou um conjunto de saberes, pedagógicos, didáticos, científicos, e de
investigação que articulados com as particularidades e caraterísticas do grupo,
permite corresponder às competências e responsabilidades de um educador de
infância que visiona a criança como um ser ativo na construção do seu
conhecimento. Importa, ainda, salientar que prática pedagógica teve como
base a metodologia de investigação-ação (IA), destacando um papel
fundamental do processo de observação, planificação, ação, avaliação e
reflexão.
Assim, a formanda acredita que todo este percurso formativo formou uma
base para o seu futuro desempenho profissional, nunca esquecendo, que o
conceito de aprendizagem ao longo da vida estará sempre associado à
docência, ou seja, existe uma necessidade de formação constante, na medida
em que só desta forma é possível corresponder aos obstáculos e exigências que
o dia a dia acarreta. Na mesma linha de pensamento, os contextos de estágios
e todos os processos que estes envolvem, foram os principais elementos que
contribuíram para a aprendizagem de competências profissionais.
The construction of this internship report is based on teaching action
developed within the curriculum of Supervised Teaching Practice unit, whose
goal part of the descriptive analysis and reflective of the actions of the trainee
in the context of nursery school, as well as, in the preschool. This curricular unit
mobilized a set of knowledge, teaching, scientific, educational, and research
that linked to the peculiarities and characteristics of the group, allows you to
match the skills and responsibilities of an educator of childhood that envisions
the child as an active in building your knowledge. Matter also reinforce that
educational practice is based on the methodology of action research,
highlighting a fundamental role in the process of observation, planning, action
and reflection.
So the student believes that all this training course formed a basis for
professional future performance, never forgetting that a teacher is always a
student, in other words, there is a need for constant training which only in this
way is possible respond to obstacles and daily requirements. In the same line
of thought, the contexts of stages and all the processes involved, were the key
elements that contributed to the development of professional skills.
Sara Isabel de Almeida Gonçalves
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201976951