Journal
O presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico.
A prática que foi desenvolvida nestes dois últimos anos de Mestrado, reflete todo o percurso de formação que foi realizado desde a Licenciatura em Educação Básica, desempenhando sempre um sentido crítico e investigativo, de modo a articular os saberes prévios, didáticos, pedagógicos e científicos.
Tendo por base um quadro teórico e legal e uma análise exaustiva do contexto e das práticas, é possível descrever-se e refletir-se sobre as diversas experiências e vivências desenvolvidas ao longo de todo o percurso anteriormente referido e, principalmente, ao longo de toda a prática educativa. Este processo permite e promove a maturação de um equilíbrio entre os saberes experienciados e os saberes profissionais, estando estes intimamente ligados.
O presente Relatório de Estágio apresenta ainda uma análise cuidada da dimensão investigativa que foi desenvolvida na prática pedagógica, sendo que esta foi direcionada para o âmbito das Ciências Naturais, tendo como tema base a Genética.
This internship report aims to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice conducted within the scope of the Master’s degree in Teaching of First Cycle Basic Education and Second Cycle Mathematics and Natural Sciences. The practice developed in the past two years of this Master’s degree echoes all the training and formation accomplished from the Bachelor’s degree in Basic Education, all the while playing a critical and investigative role to conjoin previously acquired knowledge on didactic, pedagogical and scientific skills. Taking as a basis theoretical and legal frames, together with an exhaustive analysis of context and practices, it is possible to describe and reflect on the various experiences developed through the aforementioned path and throughout the educational practice. This process permits and promotes the maturation of the balance between the experienced and the professional knowledge, which are deeply connected. This report also exhibits a thorough analysis of the investigative dimension that was developed in the pedagogical practice, which was focused on Natural Sciences and based in Genetics.
Sara Raquel Costa Loureiro
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201913631