top-banner-image

O papel dos/as professores/as face às questões relacionadas com o transgenerismo

Journal

O tema deste projeto é “O papel dos/as professores/as face às questões relacionadas com o transgenerismo” e o estudo centra-se no segundo ciclo do Ensino Básico. A investigação centrou-se no seguinte problema de investigação: “Os/as professores/as sentem dificuldades quando confrontados/as com questões relacionadas com o transgenerismo e nas situações de discriminação por elas criadas”, tendo sido formuladas quatro questões de investigação, com o objetivo de detetar quais as dificuldades que os/as professores sentem nas questões relacionadas com o transgenerismo e como iriam atuar perante estas situações. Assim como no caso de terem um/a aluno/a com dúvidas em relação à sua identidade de género. Uma das questões de investigação, centrava-se nas dificuldades sentidas pelos/as alunos/as da licenciatura em Educação Básica. Na realização deste projeto foi feito um enquadramento teórico, onde são referidas temáticas como o género, o transgenerismo, a transfobia, os/as professores/as e os/as alunos/as transgénero e o combate à transfobia. Foram realizadas duas intervenções práticas que possibilitaram a recolha de dados e permitiram responder às questões de investigação. A primeira intervenção foi um Focus Group, realizado com professores/as do Ensino Básico e a segunda um World Café, realizado com alunos/as da licenciatura em Educação Básica. Em ambas as intervenções, os dados foram recolhidos através da observação e gravação áudio. No World Café foram, também, recolhidos registos escritos. Os resultados obtidos revelaram as dificuldades sentidas, em situações relacionadas com o transgenerismo, pelos/as professores/as do Ensino Básico e alunos/as da licenciatura em Educação Básica, assim como as atitudes destes/as perante estas situações. This project’s theme is "The teacher’s role when faced with issues related to transgenderism" and the study focuses on the second cycle of elementary education. The investigation focused on the following research problem: "Teachers experience difficulties when faced with issues related to transgenderism and situations of discrimination caused by it" and four research questions were defined, in order to detect what difficulties teachers feel when it comes to transgenderism and how they would act in the presence of these situations. As well as if they had a student with doubts about his/her gender identity. One of the research questions focussed on the difficulties experienced by the students of the Elementary Education degree. During the realization of this project a theoretical analysis was performed, in which subjects such as gender, transgenderism, transphobia, teachers and transgender students and how to combat transphobia are mentioned. Two practical activities were conducted to allow data collection, in order to answer the research questions defined. The first activity was a Focus Group conducted with Elementary teachers and the second one was a World Café held with students of the Elementary Education degree. In both, the data was collected through observation and audio recording. Written records were also collected from the World Café activity. The obtained results revealed the difficulties experienced in situations related to transgenderism, by Elementary teachers and students of the Elementary Education degree, as well as the their attitudes when facing these situations.

Ana Manuela Amaral Pereira da Silva Ferreira

Publicação

Ano da publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201900459

Títulos Alternativos