Journal
O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e contempla as aprendizagens da mestranda nos contextos de
Creche e Pré-Escolar, espelhando o caminho realizado pela mesma em ambas
as valências. Toda a prática foi sustentada por referentes teórico-legais e pelos
processos inerentes à metodologia de investigação-ação no sentido de
desenvolver uma ação adequada e que lhe permitisse uma melhoria das ações
realizadas, desenvolvendo na mesma a capacidade reflexiva e investigativa. Ao
longo do documento faz-se referência à criança como um ser competente e
capaz, que deve ser ouvido e respeitado durante o processo educativo, o que
levou a mestranda a incidir as suas práticas em pedagogias construtivistas. O/a
educador/a é reconhecido como um profissional crítico e reflexivo da sua ação,
que deve organizar o ambiente em seu redor e escutar a criança de forma a
responder aos seus interesses e necessidades. Por último, a reflexão surge
como uma oportunidade de a mestranda refletir sobre as aprendizagens
desenvolvidas, avaliando as suas ações práticas sempre com o intuito de
crescer e melhorar enquanto profissional.
This internship report follows a preschool master´s degree and
contemplates the student´s learning in the contexts of kindergarden and
preschool, showing both componentes. All of the practice was sustented by
theoretical-legal referings and by the processes inherents to the researchaction
that would allow an improvement of the performed actions, still building
up the reflexive and investigative capacities. Throughout the document, the
children are refered to as capable and accurate beings, who must be heard and
respected through the educational process, which led the mastery student to
focus her practices on constructivist pedagogies. The educator is refered to as
a professional who i sable to be critical and reflexive of its actions, who must
organize the environment around itself and listen to the child in order to
respond to its interests and necessities. Finally the reflection comes out as an
oportunity for the master student to reflect upon the acquired guidances,
evaluating her practical actions always with the purpose of growing and
improving as a professional
Liliana Emanuela Santos Silva
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201820773