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Relatório de Estágio

Journal

O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete todo o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada nos referidos níveis de educação, assim como, os saberes e as competências profissionais construídas. A metodologia adotada nas práticas foi a metodologia de investigação-ação, que se desenvolveu através de ciclos interativos e dinâmicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que implicou a adoção de uma postura reflexiva e indagadora. Acresce que, para o desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram, de igual modo, mobilizados pressupostos teóricos e legais, comuns a ambos os níveis de educação, como é exemplo o construtivismo e o socioconstrutivismo, assim como outros específicos a cada um dos mesmos. Procurou-se, desta forma, desenvolver atividades, nas quais as crianças, implicadas na ação, construíssem, de modo ativo e significativo, o seu conhecimento. Por último, é importante ressalvar que os estágios desenvolvidos, colaborativamente, permitiram dar início à construção da identidade profissional, como docente generalista, que se apresenta como a base para a ação profissional futura This internship report presents itself as a partial requirement for the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB Basic Education. It reflects all the work developed on the Supervised Educational Practice in the educational levels mentioned, as well as, the knowledge and professional skills built. The adopted methodology in the practices was the research-action methodology, which was build up through interactive and dynamic cycles of observation, planning, action, reflection and evaluation, which entailed the establisment of a reflective and inquisitive posture. In addition, for the development of the Supervised Educational Practice, in Preschool and 1st CEB Basic Education context, were mobilized theoretical and legal assumptions, common to both educational levels, as is an example the constructivism and socioconstructivism, as other specific to each one of them. It was sought the development of activities, in which the children, involved in the action, built up, in an active and meaningful way, their knowledge. Finally, it is important to highlight that the internships developed, collaboratively, allowed the construction of the professional identity, as a generalist teacher, which presents itself as a basis to the future professional action.

Susana Ferreira da Costa

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201823276

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