Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, desenvolveu-se no
Colégio Novo da Maia, estabelecimento de Ensino Particular que serve
valências educativas diferenciadas, desde a Creche até ao Ensino Secundário, o
estágio de qualificação profissional. Neste sentido, foi elaborado um protocolo
entre a instituição e a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, de
modo a acolher estagiárias que estão a frequentar o Mestrado em Educação
Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no contexto
em questão tem como intenção formativa o desenvolvimento de competências
profissionais para a EPE. Desta forma, pretende-se que o mestrando seja capaz
de adquirir os saberes profissionais, construindo uma atitude profissional
reflexiva e investigativa (Ficha da Unidade Curricular, 2012). Nesta
compreensão, o mestrando deve mobilizar as diversas dimensões do perfil
docente consignadas no Decreto-lei nº 240, 2001.
O estágio permitiu a articulação dos saberes que orientam a prática
docente, sempre envolvida na metodologia de investigação-ação e seguindo as
etapas necessárias: a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação.
O trabalho no terreno permitiu, também, a colaboração entre todos os
intervenientes do processo de formação, o orientador cooperante, o par
pedagógico e o supervisor da escola superior.
Em suma, a Prática Pedagógica Supervisionada no contexto de EPE, em
particular na creche, contribuiu para a aquisição de competências e
consolidação de saberes próprios da prática docente, sendo necessária uma
formação contínua na vida profissional no sentido de acompanhar as
exigências. Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada,
integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, foi solicitado a elaboração de um relatório de estágio de
qualificação profissional, referente ao estágio realizado na Educação Pré-
Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, o teor do relatório
incorpora a prática pedagógica desenvolvida nos dois contextos educativos.
Os estágios de qualificação profissional basearam-se em práticas educativas
sustentadas num quadro teórico concetual e legal, com o propósito de
desenvolver e construir os conhecimentos para os dois níveis de ensino. Neste
sentido, este relatório procura explanar o percurso de construção e
desenvolvimento de competências para um perfil duplo da profissão docente.
Nesta compreensão, a estudante apoiou a sua prática pedagógica na
metodologia investigação-ação, possibilitando a articulação de saberes e
atitudes orientadoras da sua ação educativa, sendo esta envolvida,
essencialmente, por quatro etapas básicas: observação, planificação, ação e
reflexão/avaliação. Assim, os contextos de formação revelaram-se como um
fundamental foco de aprendizagens, onde o processo de ensino e de
aprendizagem foi sustentado pela intencionalidade educativa de desenvolver a
co construção do saber integral com cada criança.
Desta forma, a mestranda desenvolveu capacidades e saberes profissionais,
mobilizando as dimensões do perfil docente, elencadas no Decreto-Lei nº 240,
2001.
Por fim, considerando os processos desenvolvidos nos dois contextos
educativos, importa salientar a importância da formação profissional contínua
ao longo da vida
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the ambit of the Supervised Pedagogic Practice the professional
qualification training was developed in “Colégio Novo da Maia”, a private
school which provides different grades of education from nursery to secondary
school. To serve this purpose, a protocol was established between the above
mentioned institution and the Superior School of Education of the Polytechnic
of Porto to provide a training post for the teachers-in-training who are
attending the Master Degree on Preschool Education and Basic School First
Level Teaching.
The Curricular Unity of Supervised Pedagogic Practice, as far as the context
is concerned, presents, as formative intention, the development of professional
qualification for the PE. Thus, the teacher-in-training is expected to achieve
the professional knowledge, developing a reflexive and scrutinized
professional attitude (Curricular Unity File 2012). In this context, the teacherin-
training must put in practice the several dimensions of the teaching profile
which are recorded in “Decreto-lei nº240, 2001).
The training allowed the articulation of different knowledge which guides
the teaching practice, always involved in the methodology of investigation –
action and following the necessary stages: observation, planning, action,
reflexion and valuation.
The practical work also enabled the collaboration among all the
intervenients in the formation process, the co-operant leader, the pedagogic
peer and the Superior School Supervisor.
In short, the Supervised Pedagogic Practice, in the context of the PE,
specially in nursery, contributed for the acquisition of competence and the
consolidation of knowledge related to teaching practice, emphasizing the
necessity of a continuous formation in professional life, in order to follow the
demands. Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In the ambit of the Supervised Pedagogic Curricular Practice Unit,
integrated in the Mastership in the Pre-school and the Primary School, the
elaboration of a report of the professional qualification training was requested,
concerning the training in Pre-school and in the Primary School. Thus, the
content of this report englobes the Pedagogic Practice developed in both
educational contexts.
The professional qualification trainings were based in educational practices
supported by a conceptual and legal frame, aiming the development and the
construction of the required knowledge for both teaching levels. In this sense,
this report tries to illustrate the course of the construction and development of
competences required for a double profile of the teaching profession.
In this context, the student has based her pedagogic practice in the
methodology investigation-action, thus enabling the articulation of the
knowledge and attitudes that directed her educational action, which was
essentially composed by four basic stages: observation, planification, action
and reflexion/evaluation. So, the formation contexts constituted a
fundamental learning focus, in which the teaching and learning process was
supported by the educational aim to develop the constitution of each child’s
complete knowledge.
Thus, the Mastership student developed professional capacities and
knowledge by mobilizing the dimensions of the teaching profile, listed in the
Decree-Law n.º 240, 2001.
Finally, as far as the processes developed in both educational contexts are
considered, it is very important to stress the significance of a continuous
professional formation during our whole life
Glória Maria Gomes Monteiro
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201613727