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O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática
de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de
Formação Musical.
O primeiro capítulo é constituído por uma breve passagem pela evolução
do ensino especializado da música e da disciplina de Formação Musical, desde o
início do séc. XX. É incluído neste relatório, uma apresentação da instituição que
aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Conservatório de
Música de Paredes.
O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada sobre a prática
educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas
observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a
autores que são referências importantes no âmbito da didática e da pedagogia.
Por último, o terceiro capítulo apresenta-se com o projeto de investigação
desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição
musical: estratégias para o seu desenvolvimento”. O referido projeto tem como
objetivo investigar estratégias de audição musical e analisar o efeito da sua
aplicação no desenvolvimento das competências necessárias para uma
proficiência auditiva eficaz. A investigação incidiu sobre uma turma de 6º grau
(10º ano) do ensino articulado, do Conservatório de Música de Paredes e trata-se
de uma investigação-ação. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas
através da execução e análise de testes auditivos, da aplicação de possíveis
estratégias facilitadoras do desenvolvimento auditivo, de uma observação direta
e, ainda, da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos. Os resultados
obtidos mostram alguma evolução das competências auditivas dos alunos, desde
a aplicação das estratégias de audição musical.
This report was developed within the scope of curricular unit of
Supervised Teaching Practice in the Master of Music Education, in the field of
Music Formation.
The first chapter consists of a brief passage through the evolution of
music specialized education and the discipline of ear training, in the last
century. It also includes the presentation of the institution, which has agreed to
be the host of supervised teaching practice – Conservatory of Music in
Paredes.
The second chapter presents a detailed reflection about the practice
teaching, based on the experience acquired during the observed and taught
classes. There has also been made a parallel approach with authors which are
important references within the scope of Didactics and Pedagogy.
Lastly, in the third chapter, we present a research project developed
during the present school year, taking as its theme “Music listening – strategies
for its development”. This project aims to investigate strategies for musical
listening and analyse the effect of its application in development of skills
needed for effective listening proficiency. The investigation has considered, 6th
grade students (10th grade) of Articulate Education, from Conservatory of
Music in Paredes and it’s a research action. This is to substantiate the exposed
ideas through the execution and analysis of listening tests, by applying possible
facilitative strategies of listening development, of a direct observation and also,
by applying questionnaire surveys to students. The results that have been
achieved show some progress of listening skills of students, since the
application of music listening strategies.
Cátia Sofia Lopes de Freitas Borges
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201613980