Journal
Este estudo de caso, visa essencialmente verificar o comportamento do diretor e dos coordenadores de estabelecimento e de departamento no que concerne à utilização das tecnologias de informação e da comunicação no seu dia-a-dia.
A importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é, no nosso entender, fundamental para o desenvolvimento de um agrupamento de escolas.
Baseando-nos na revisão da literatura, na nossa reflexão pessoal e na prática profissional, procuramos perceber as dificuldades de comunicação e de cooperação existentes.
Neste sentido, o presente estudo visa abordar a importância do papel das TIC no que concerne ao apoio a uma melhor e mais eficiente coordenação entre os diversos órgãos de um agrupamento de escolas.
Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica no sentido de obter uma fundamentação esclarecedora sobre o tema em questão para, posteriormente, se proceder à elaboração do trabalho.
No enquadramento teórico, começamos por fazer uma análise aos conceitos de Liderança, Comunicação e Novas Tecnologias.
No desenvolvimento prático, foram estipulados os objetivos do estudo e as questões que suportaram a nossa investigação.
Em termos de metodologia foi realizada uma entrevista ao diretor do agrupamento e constituídos grupos focais com os coordenadores de estabelecimento, departamento e docentes.
O objetivo principal deste trabalho foi perceber a importância das Tic no trabalho de coordenação entre o órgão de gestão e as lideranças intermédias.
This case study essentially aims to verify the Director’s, the coordinators of establishment and of department's behaviour regarding the use of information technologies and communication in their day-to-day life.
The importance of using Information and Communication Technologies (ICT) is, in our view, crucial for the development of a school.
Based on the literature review, on our personal reflection and professional practice, we aimed to understand the difficulties of communication and co-operation.
In this way, this study aims to approach the important role of ICT in order to support a better and more efficient coordination between the various school organs. Initially, we developed a literature research to obtain a rationale enlightening on the subject in question to then proceed to the preparation of the work.
In the theoretical framework, we began by making an analysis of the concepts of Leadership, Communication and New Technologies.
In the practical development, were established objectives of the study and the questions that supported our investigation.
In terms of methodology we interviewed the school director and formed focus groups with coordinators of establishment and department and teachers. The goal was to understand the importance of ICT in coordination between the management organ and the intermediate leaderships.
Pedro Manuel Santos Silva
Publicação
Ano da publicação: 2013