Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e visa elucidar o processo de desenvolvimento das
competências socioprofissionais e pessoais da mestranda durante o estágio na valência de
Educação Pré-Escolar.
A intervenção educativa da mestranda teve por base a metodologia investigação-ação,
através da qual a discente procurou confrontar os pressupostos teórico-práticos e as realidades
vivenciadas no contexto de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os três e quatro anos, com
a intenção de alcançar os objetivos propostos para a prática pedagógica. Nesse sentido foi
essencial refletir sobre o papel do educador na sua intervenção educativa, tendo sempre presente
a aprendizagem ativa da criança, e daí a importância do ambiente educativo e a metodologia de
projeto como promotores de aprendizagem.
Seguindo as etapas da intervenção educativa, a mestranda realizou uma reflexão constante
que impulsionou o seu crescimento profissional.
No final deste percurso, considera-se que esta experiência no contexto da Educação Pré-
Escolar se tornou fundamental na aquisição das competências necessárias ao exercício da função
de um profissional de educação de infância, definidas no Perfil Geral e Específico de
Desempenho Profissional do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 240/2001 e 241/2001, de 30
de Agosto).
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se explana as competências
profissionais adquiridas na prática pedagógica supervisionada nos dois níveis educativos:
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Neste sentido, o presente relatório reflete a intervenção educativa nos dois contextos
que foi orientada por alguns princípios considerados basilares no processo de ensino e
aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas etapas de
observar, planificar, intervir e avaliar/refletir; a necessidade da criança/aluno ser vista(o)
como um ser único; a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento
integrado da criança/aluno; a relevância da relação entre a escola, a família e a restante
comunidade educativa; assim como a construção ativa e cooperativa do conhecimento.
Para a concretização da intervenção educativa foi imperativo a consulta de pressupostos
teóricos que suportassem as opções tomadas, assim como o recurso à metodologia de
investigação-ação através de instrumentos e estratégias de observação, planificação e de
avaliação/reflexão.
Em suma, o percurso explanado neste documento promoveu o desenvolvimento
pessoal e profissional, assim como uma postura crítica e reflexiva em relação à prática
educativa, e possibilitou a consciencialização do que é ser um profissional da educação
generalista.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report was developed under the Master’s degree of Pre-school Education and
teaching of the 1st cycle of basic education, and aims explain the process of development of
socio-professional and personal skills of a graduate student during the internship in the valence
of Preschool Education.
The student intervention was based on the research-action methodology, through which
students tried to face up the theoretical and practical realities with the experienced in the context
of pre-school education, with children between three and four years old with the purpose to
achieve the proposed objectives for the teaching practice. To achieve this, it was essential to
reflect on the role of educator in its educational intervention, bearing in mind the child's active
learning, and thus the importance of the educational environment and the design methodology as
facilitators of learning.
Following the steps of the educational intervention, the student tried to accomplish a
constant reflection that pushed their professional growth.
At the end of this route, it is considered that this experiment in the context of pre-school
education has become essential in developing the skills required to perform the function of a
professional early childhood education.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Under the Master’s degree of Pre-school Education and Primary School was held this
traineeship report, in which it sets out the skills acquired in supervised teaching practice in
both educational levels Pre-school Education and Primary School
This report reflects the educational intervention in two contexts which was guided by
some principles considered essentials in the process of teaching and learning, namely the
educational intention sustained in steps to observe, plan, intervene and evaluate / reflect,
need for child / student must be seen as a unique, interdisciplinary aiming at integrated
development of the child / student, the importance of the relationship between the school,
family and the rest of the educational community, as well as cooperative and active
construction of knowledge. For the realization of the educational intervention was
imperative to consult theoretical assumptions that supported the choices made, as well as
the use of action research methodology through instruments and observation strategies,
planning and evaluation / reflection.
In short, the route explained in this document promoted the personal and professional
development, as well as a reflexive and critical stance in relation to educational practice,
and enabled the awareness of what being a professional generalist education.
Ana Daniela Teixeira da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2013