Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na
Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua
uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da
Educação Pré-Escolar.
A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional,
sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação
às práticas educativas observadas e desenvolvidas.
A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa
instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques
dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António
Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra
entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade.
Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a
preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste
processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas
desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento,
visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica
Supervisionada em contexto do 1.º Ciclo, foi realizado o presente Relatório de
Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de
aprendizagem desenvolvido no contexto do 1.º Ciclo.
A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e
profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e
reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas.
A intervenção educativa no contexto do 1.º Ciclo foi realizada numa
instituição pública, mais especificamente na EB1/JI da Boucinha, em
Pedrouços – Rio Tinto, pertencente ao Agrupamento Inter Municipal de
Escolas de Pedrouços. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de
alunos/as que se encontra entre a faixa etária dos sete aos onze anos de
idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação,
coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no
decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos
mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a
reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo e da
interpretação da informação antes, durante e após a ação.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In sphere the Master‘s degree of Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of
Basic Education the Unitade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação
Pré-Escolar was realized Intership Report present in wich if effects one analyse
retrospective the percurse the learned developed in context the Pre-School education.
The your design part perspective pessoal and professional developed was space for
promotion the posture critique/inquiring and reflexive in relation pratices observate
and developed.
The educative intervention on context pre-school education was realized in public
institution more specifique in Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, in
Vila Nova de Gaia, belonging the Agrupement Escolas António Sérgio. The action was
estrutured taking into account children that find age group the three and four years
olds.
A long this relationship report part of action-research methodology coexisted a
concern in focus the difference assumption triggered continuous articulation with
developed t pratices in route the intervention. Is visible the reflection in hall document
as it as registen the information before during and after the action.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In regard to the Master Course in Pre-school Education and Primary Level
Teaching and based upon the Curricular Unit - Supervised Pedagogic Practise
in the Primary Level Context – it was written the present Apprenticeship
Report, in which is made a retrospective analisis of the learning path, that was
carried out in the Primary Level context.
This Report´s conception starts with a perspective of personal and
professional development and intends to promote a critic, investigative and
reflective attitude towards the educational practise, that was developed and
observed.
The Educational Intervention in the Primary Level context was made in a
public institution, EB1/JI da Boucinha, in Pedrouços, Rio Tinto. This school
belongs to the Agrupamento Inter Municipal de Escolas de Pedrouços. The
intervention was structured according to the age of the students, which is
between seven and eleven years old.
Throughout this report, starting with a investigation-action metodology, I
not only tried to focuse on the different assumptions, which appeared during
the training process, but also tried to articulate them with the intervention´s
practice. It´s evident the report´s reflective nature, because it is the record
and interpretation of the information before, during and after the
intervention.
Marisa Isabel Oliveira Ferreira
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201384655