Journal
O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular
de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, no 2º ano
do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo
apresentar o processo de desenvolvimento da professora estagiária.
A prática educativa supervisionada decorreu entre outubro de 2013 e
junho de 2014, desenvolvendo-se primeiramente com uma turma do 4º ano e
posteriormente com uma turma do 5º ano.
Este período teve por base um caráter investigativo e indagador que se
pretende ver espelhado ao longo do documento, tal como a consciência de
que a formação é um processo constante ao longo da vida.
Sob um olhar crítico e reflexivo, articulando saberes práticos, teóricos e
legais, descrevem-se as vivências e aprendizagens proporcionadas pelo
período em questão, evidenciando-se não apenas os desafios e as conquistas,
mas também as fragilidades e os obstáculos, assim como possíveis
alternativas para a sua superação.
Tendo em conta os aspetos supracitados, depreende-se a singularidade e o
valor inquestionável do presente relatório de estágio, sendo que nele se
encontram registados os contributos de um período de formação
fundamental para o desenvolvimento profissional, social e profissional da
mestranda.
This internship report, conducted for the subject of Curriculum Integration:
Supervised Pedagogical Practice, on the 2nd year of the Master Teaching on 1st
and 2nd basic education cycle, aims to present the developing process of the
future teacher.
The educational practice took place between October of 2013 and June of
2014, first with a class of the 4th year and thereafter with a class of the 5th
year.
This period was based on an investigative and inquisitive character that
intend to be replicated in this document, as the awareness that training is an
essential ongoing process.
Under a critical and reflective perspective, the experiences and
apprenticeship lived through the period in question are described, showing
not only the challenges and achievements, but also the obstacles and
weaknesses, as well as the possible alternatives to overcome them.
With the aspects announced above, the value and uniqueness of this
internship report appears unquestionable and in it are recorded the
contributions from a period of unmatched training.
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201384922