Journal
O presente relatório de estágio descreve de forma reflexiva as experiências
pedagógicas desenvolvidas no âmbito da unidade curricular: Integração
Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do plano de estudos do
Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.
Percorrendo este documento será possível conhecer todo o percurso
educativo realizado pela professora estagiária pautado por pressupostos legais,
teóricos e didáticos que permitiram uma aprendizagem contínua e suportada
sobre o que é aprender e ensinar.
A prática educativa supervisionada foi ganhando forma através de um
processo cíclico de observação, ação e reflexão pós-ação, inspirado na
investigação-ação, o que permitiu pensar e melhorar as ações educativas, por
forma a proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas.
Toda esta caminhada foi orientada por um processo de supervisão, o qual
permitiu desenvolver uma postura reflexiva, crítica, consciente e partilhada,
fundamental para desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora.
Acreditando que nada se consegue sozinho, não podia deixar de se enaltecer
a colaboração desenvolvida com os supervisores institucionais, com os
orientadores cooperantes e com o par pedagógico que, permitindo uma partilha
de saberes, dúvidas, incertezas e pensamentos, enriqueceu o processo de
aprendizagem.
Toda esta viagem, pela profissão docente, confirmou as aspirações que
sempre moveram a futura professora desde o primeiro momento em que entrou
no contexto educativo, a paixão de ser professor.
The following internship report describes and reflects on the pedagogical
experiences developed in the class: Curricular Integration - Educational
Practice and Internship Report which is part of the master’s degree in
elementary and middle school education.
This document will show the educational journey undertaken by the intern
teacher which was guided by legal, theoretical and didactic assumptions that
allowed for supported and continuous learning about what is learning and
teaching.
The supervised educational practice took shape through a cyclical process of
observation, action and post-action reflection, inspired by action-research,
which allowed to improve the educational thinking and actions in order to
provide students with meaningful learning.
With the belief that nothing can be achieved alone, one couldn’t help but
praise the developed collaboration with institutional supervisors, cooperating
advisors and pedagogical pair that, allowing a sharing of knowledge, questions,
doubts and thoughts, have enriched the learning process.
This whole journey through the teaching profession, confirmed the
aspirations that always moved the future teacher, from the first moment she
entered the educational context, the passion to be a teacher.
Ana Sofia Freire Soares
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201364778