Journal
Enquanto agentes sociais de mudança, numa sociedade em constante
transformação, professores e educadores devem assumir um papel ativo tanto
no seu desenvolvimento pessoal como profissional, e adotar uma atitude de
reflexão crítica sistemática face à ação educativa que desenvolvem, tendo em
vista a melhoria das suas práticas. É com base nestes pressupostos, que o
presente relatório, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática
Pedagógica Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procura espelhar um percurso de
crescimento pessoal e de desenvolvimento de competências profissionais,
sustentado na fundamentação teórica e prática, em estágio pedagógico
realizado na valência de Creche e no 1.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do
Ensino Básico. Rejeitando uma visão transmissiva e reprodutora da educação,
as práticas desenvolvidas em ambos os contextos procuraram sustentar-se
numa visão socio construtivista da educação, assente numa imagem da criança
enquanto ser ativo e competente, através de uma metodologia de
investigação-ação, a qual assume particular importância na formação de
professores e educadores autónomos e reflexivos, que ambicionam
compreender e melhorar as oportunidades de ensino e de aprendizagem.
As social agents of change in a society in constant transformation, teachers
and educators should take an active role both in their personal and professional
development, adopting an attitude of systematic critical reflection towards
their educational action, in order to improve their practices. Based on these
assumptions, this report, developed within the Supervised Teaching Practice,
of the Master Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education,
seeks to account for a personal and professional development, through a
reflexive exercise sustained both in theories and teaching practices in Day Care
settings and 1st grade of a Primary School. Rejecting a transmissive vision of
education, the practices developed in both contexts sought a social
constructivist view of education, based on an image of the child as being active
and competente, through a methodology of action-research, which is of
particular importance in the training of autonomous and reflective educators,
who aspire to understand and improve educational opportunities and learning.
Ermelinda Jaqueline Grilo Pinheiro
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201276054