Ana Maria Bertão da Silva Neto

Professor/a Coordenador/a

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

.

Ana Maria Bertão da Silva Neto (Ana Bertão) é licenciada em Psicologia (1983), Mestre em Psicologia da Educação (1992) e Doutorada em Psicologia (2003), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

É professora-coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e investigadora integrada do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Coordena O Centro de Intervenção Psicopedagógica (CIP), da ESEP, e o Mestrado em Educação e Intervenção Social, nas duas especializações (Ação Psicossocial em Contextos de Risco; Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos).

Além da docência nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento, Motivação Humana e Educação, Orientação e Dinâmicas de Grupo, Sociodrama, Saúde Mental e Comunitária, tem orientado projetos no âmbito da Educação e Intervenção Psicossocial e Comunitária, e desenvolve atividade clínica e de supervisão.

Participou em projetos de investigação no âmbito do Acolhimento Familiar (inED), da identidade de género (CIED/ESELx) e colabora atualmente num projeto de investigação-ação sobre o Acolhimento de Refugiados (ESEP). Participou no projeto “Percursos inclusivos das crianças e famílias portadoras do Síndrome X frágil” (2011-2013. Project reference: PTDC/CPE-CED/115276/2009) e integra o grupo interdisciplinar de pesquisa sobre o SXF.