Sobre
O projeto RCQI pretende desenvolver um Manual de Boas Práticas - Index de Indicadores de Qualidade para Crianças e Jovens com Deficiência ou Incapacidade em Acolhimento Residencial para apoiar estas instituições a desenvolver práticas de qualidade adaptadas às necessidades destas crianças e jovens.
Financiado pela Fundação La Caixa, Social Research (LCF/PR/SR22/52570013),o projeto “Residential Care Quality Indicators for Children and Young People with Disabilities” – Index de Indicadores de Qualidade para Crianças eJovens com Deficiência ou Incapacidade em Acolhimento Residencial que se encontra a ser desenvolvido no inED – Centro de Investigação & Inovação em Educação, tem como objetivo geral desenvolver um Manual de Qualidade através de metodologias participativas, contando com a participação de profissionais destas instituições, de especialistas na área e das crianças e jovens com deficiência ou incapacidade.
Este manual pretende apoiar as instituições no processo de autoavaliação, apoiando na análise das suas práticas e necessidades; desenvolvimento e implementação de um plano de melhoria; avaliação deste processo por forma a promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças/jovens com deficiência ou incapacidade.
Em Portugal, tal como acontece a nível global, verifica-se uma elevada representação de crianças e jovens com deficiência ou incapacidade em acolhimento residencial (Cheatham et al., 2020;ISSIP, 2021). Aliado aos dados da literatura que indicam maior probabilidade de dificuldades de aprendizagem em crianças/jovens em acolhimento residencial, ter incapacidade ou deficiência coloca as crianças num risco acrescido de insucesso escolar, reduzida participação nos contextos de vida e menor acesso a oportunidades na transição para a vida adulta.
Deste modo, a qualidade dos serviços de acolhimento residencial e a sua adaptação às necessidades destas crianças torna-se fundamental para garantir o seu desenvolvimento ótimo e a sua inclusão social. Este projeto pretende apoiar decisores políticos, investigadores, instituições e profissionais na implementação de práticas e mecanismos que permitam melhorara qualidade dos cuidados prestados a crianças e jovens com deficiência ou incapacidade, considerando as suas necessidades específicas para promover o seu desenvolvimento global e inclusão.