O estado atual do desporto de formação: O papel de treinadores, atletas, dirigentes e pais

O estado atual do desporto de formação: O papel de treinadores, atletas, dirigentes e pais

Em curso

Sobre

Com este estudo, pretende-se diagnosticar a qualidade das experiências de atletas em Portugal, bem como as características da intervenção pedagógica do treinador desportivo e dos pais.

Neste sentido, pretende-se responder às seguintes questões de investigação:

  1. Quais as perceções de jovens atletas acerca da qualidade das suas experiências no desporto de formação filhos e da relação estabelecida com os seus pais/treinador/clube?
  2. Quais as perceções de pais acerca da qualidade das experiências vivenciadas pelos seus filhos e da relação estabelecida com os atletas/treinador/clube?
  3. Quais as perceções de treinadores acerca da qualidade das experiências vivenciadas por jovens atletas e da relação estabelecida com os atletas/pais/clube?

Este estudo visa analisar, de forma aprofundada e compreensiva, o estado do desporto de formação em Portugal, permitindo identificar implicações práticas relevantes para a mudança das políticas.

 

Resumo

No primeiro triénio deste projeto procurou-se investigar e intervir sobre a formação contínua de treinadores, com o objetivo de auxiliar estes agentes na promoção do desenvolvimento positivo de jovens através do desporto. No entanto, verificou-se que (a) apenas realizar ações de formação sobre esta temática é insuficiente para desencadear mudanças de comportamento; (b) o treinador é um dos agentes responsáveis pela promoção do desenvolvimento positivo de jovens através do desporto, mas existem outros igualmente importantes como pais, dirigentes e os próprios atletas; (c) é necessário avaliar o impacto das ações de formação no âmbito do desenvolvimento positivo de jovens através do desporto. Neste sentido, no segundo triénio deste projeto pretendemos analisar a eficácia de ações de formação contínua de treinadores centradas no desenvolvimento positivo de jovens através do desporto. Para este efeito, serão (1) desenvolvidos indicadores de desporto infantojuvenil de qualidade, contextualizados às especificidades do município de Gondomar; (2) construídos instrumentos de avaliação que permitam compreender o grau de implementação desses indicadores; (3) definidas recomendações para os clubes desportivos que pertencem ao município; e (4) desenvolvidas ações de formação dirigidas a pais, treinadores e dirigentes, e avaliado o seu impacto em termos de mudanças de comportamento destes agentes. Espera-se que esta abordagem do topo (i.e., recomendações de um município) para a base (i.e., práticas de agentes desportivos) possa otimizar a utilidade das ações de formação contínua promovidas e tornar o desenvolvimento positivo de jovens através do desporto efetivo.   

 

Síntese dos aspetos centrais do projeto

  • Realizar ações de formação sobre o desenvolvimento positivo de jovens através do desporto é insuficiente para desencadear mudanças de comportamento;
  • A mudança das práticas dos agentes desportivos requer uma abordagem integrada e do topo para a base;
  • O desenvolvimento de indicadores de desporto infantojuvenil de qualidade a uma escala municipal poderá contribuir de forma mais efetiva para uma definir políticas capazes de mudar comportamentos dos agentes desportivos, em consequência da sua participação em ações de formação;
  • A avaliação desta abordagem do topo para a base (das recomendações de um município para o impacto das ações de formação) apresenta-se como essencial para a criação de um desporto infantojuvenil de qualidade e, efetivamente, sustentável. 

Mediante o exposto, o projeto previsto para o próximo triénio (2025-2027) tem os seguintes objetivos:

  1. compreender a aplicabilidade e adequação dos indicadores de desporto infantojuvenil de qualidade desenvolvidos na fase anterior do projeto;
  2. mediante os indicadores desenvolvidos em resultado do objetivo (a), criar instrumentos de avaliação das práticas de treinadores e dirigentes;
  3.  identificar recomendações promotoras de um desporto infantojuvenil de qualidade;
  4. avaliar o impacto dessas recomendações e políticas.    

Fase 1 (2025 e 2026)

Mediante estes indicadores, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  1. serão realizados grupos de foco com atletas, treinadores, pais e dirigentes sobre a aplicabilidade e adequação local dos indicadores de desporto infantojuvenil de qualidade desenvolvidos na fase anterior do projeto (i.e., 7 dimensões citadas acima);
  2. com base nos resultados dos grupos focais que avaliaram a aplicabilidade e sustentabilidade das 7 dimensões mencionadas, será desenvolvido um instrumento para avaliar a presença das dimensões no desporto infantojuvenil. O desenvolvimento do instrumento, que será informado pelos resultados dos grupos focais com os diferentes intervenientes, avaliará as 7 dimensões. O instrumento será desenvolvido para gestores e/ou treinadores desportivos com experiência e intervenção no desporto infantojuvenil e utilizará escalas do tipo Likert (1 – 7) para avaliar a presença de cada dimensão em uma dada organização/clube. O desenvolvimento do instrumento, que esperamos demorará entre 18 e 24 meses, seguirá as etapas descritas abaixo.

Fase 2 (2027)

Em função dos resultados da fase 1, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  1. serão desenvolvidas recomendações e boas práticas resultantes da fase anterior que irão orientar os objetivos a atingir pelos clubes desportivos. A mudança das políticas e expetativas colocadas aos clubes e organizações desportivas será operacionalizada na câmara municipal de Gondomar;
  2. Será iniciada a fase de implementação das políticas que permitirá desenvolver programas de formação, centrados nas recomendações e boas práticas apresentadas em (a), destinados a pais, treinadores e dirigentes, bem como avaliar o impacto da intervenção destes agentes nas experiências de desenvolvimento de atletas. Estes programas de formação serão coproduzidos com os participantes, para que estes tenham um envolvimento ativo nos processos formativos.
  3. duas ações de formação destinadas a pais, treinadores e dirigentes; e investigadores, centradas nos indicadores de desporto infantojuvenil de qualidade (cada ação terá a duração de 15 horas);
  4. Por fim, três meses após as ações de formação, serão desenvolvidos esforços para avaliar o grau de implementação das políticas mencionadas acima. Esta etapa permitirá uma análise do estado do desporto infantojuvenil no município de Gondomar, identificar necessidades de formação, áreas em que se requer mais investigação e investimento, bem como promover as bases de sustentabilidade exigidas para um desporto infantojuvenil de qualidade.

Conclusões

Este projeto apresenta um carácter pioneiro e internacional, sendo que Portugal servirá como um caso de estudo, com o objetivo de informar as práticas de diversos agentes desportivos e as políticas em múltiplos contextos. Espera-se que o projeto possa contribuir para incrementar a qualidade da oferta e dos processos formativos no âmbito do desporto infantojuvenil.

Data de Início

Data de Fim

Grupo de Investigação

Coordenador Interno
Membros Internos
Membros Externos
Duarte Neto
professor assistente convidado
Scott Rathwell
professor associado
Universidade de Lethbridge, Canadá
Camilla Knight
professora associada
Universidade de Swansea, Inglaterra
Martin Camiré
University of Ottawa, Department of Human Kinetics (CAN)
Aldina Silva
Instituto Europeu de Estudos Superiores
Telmo Cunha
Câmara Municipal de Gondomar
Dany J. MacDonald
Universidade de Prince Edward Island, Canadá
Leisha Strachan
Universidade de Manitoba, Canadá
Scott Pierce
Universidade do Estado de Illinois, Estados Unidos
Scott Rathwell
Universidade de Lethbridge, Canadá
Tarkington J. Newman
Universidade de Kentucky, Estados Unidos
Dimas Pinto
Instituto Europeu de Estudos Superiores
Stewart Vella
Universidade de Wollongong, Austrália
Michel Milistetd
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Parceiros
Instituto Português do Desporto e Juventude
Confederação de Treinadores de Portugal
Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público
Entidade Financiadora