Handwriting the word COACH in a blackboard

A Implementação do ProjetoSCORE! no Contexto Português: Interação Treinador-Pais no Desenvolvimento Positivo dos Jovens

Em curso

Sobre

O desenvolvimento positivo dos jovens (DPJ) através do desporto é uma abordagem proveniente do movimento da psicologia positiva que sustenta a necessidade de desenvolver atividades, estratégias e objetivos intencionalmente desenhados com o objetivo de ajudar os jovens a transitar para a vida adulta com as competências necessárias à vida em comunidade (Lerner, 2003). Um dos agentes desportivos importantes no processo de desenvolvimento dos jovens é o treinador, sendo que é o agente não parental considerado mais influente (Côté, 1999).

O ProjetoSCORE! (Sport COnnect and REspect) começou em 2011 e é um recurso online no qual são sintetizadas estratégias para que treinadores e pais possam promover o DPJ e alinhar esforços mais facilmente (Strachan et al., 2011). Este recurso online centra-se em quatro conceitos denominadas os 4C's - competência, confiança, carácter e conexões. Estes conceitos resultam do trabalho de Lerner (2003) que sugeriu que os contextos que pretendiam facilitar o DPJ deviam integrar estes conceitos e têm sustentado outros estudos nesta área (e.g., Côté & Turnnidge, 2014; Strachan et al., 2016). O projectoSCORE! tem sido estudado, de modo a analisar a utilidade para treinadores (Strachan et al., 2016), sendo que têm sido analisadas as experiências destes agentes na utilização do instrumento através de desenhos quantitativos e qualitativos (Strachan et al., 2014; Strachan et al., 2015). Os resultados apontam para a importância do instrumento como um utensílio de formação contínua para os treinadores, de modo a ajudá-los a desenvolver mais facilmente estratégias com o objetivo do DPJ e refletir sobre possíveis propostas de implementação a serem utilizadas nos seus contextos desportivos (McCallister, Blinde, & Weiss, 2000; Mulholland, 2008). Contudo, esta ferramenta não se encontrada disponível em Português (i..e, processo em curso e financiado pelo inED em 2017), sendo que resultados preliminares de estudos desenvolvidos em Portugal com o ProjetoSCORE! apontam para a necessidade de apresentar o material na língua portuguesa como uma das dificuldades dos participantes. Ao longo de 2017, foram desenvolvidos dois estudos que se encontram a ser preparados para publicação, a saber: (a) estudo de caso acerca da experiência de um professor-treinador na utilização do ProjectoSCORE! ao longo de um ano letivo completo - Fernando Santos, Leisha Strachan e Karl Erickson; (b) artigo teórico sobre a necessidade de desenvolver desenhos de investigação que envolvam intervenções com agentes para além de treinadores (e.g., pais) - Fernando Santos, Leisha Strachan e Dan Gould.

Neste projeto, sugere-se a implementação do projetoSCORE! a treinadores e pais  no contexto português, sendo que a ferramenta estará brevemente disponível em Português. Este estudo irá envolver 20 treinadores e 20 pais e será complementado com um outro estudo para analisar as perceções de pais quanto à utilidade do ProjetoSCORE!.

Neste contexto, torna-se necessário investigar a área do desenvolvimento positivo através do desporto em Portugal, especificamente como é que treinadores e pais podem aceder às estratégias consideradas relevantes para alcançar este tipo de resultados de aprendizagem, permitindo promover a 'redundância' enunciada por Benson (1997) no processo de desenvolvimento dos jovens. Embora a investigação aponte para a necessidade de envolvimento moderado dos pais no desporto (Averill & Power, 1995), a maior parte destes agentes encontra-se demasiado envolvido nestes contextos (Fraser-Thomas et al., 2013). Aliás, constata-se a existência de certos comportamentos negativos dos pais como a pressão para a obtenção de desempenho desportivo (Holt et al., 2009). Assim, a investigação reforça a necessidade de ajudar os pais a aumentar a qualidade das experiências de desenvolvimento dos jovens em contexto desportivo (Knight et al., 2011).O ProjectSCORE! integra uma parte destinada aos pais denominada 'Área dos Pais’ que tem como objetivo apresentar recursos que possam ser úteis e que reforcem a intervenção dos treinadores. Assim, este projeto tem como objetivo compreender os efeitos do ProjetoSCORE! nas perceções e ações de treinadores e pais

Grupo de Investigação
Data de Início
Data de Fim

Coordenador Interno

Membros Internos

Membros Externos