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Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social

Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social

Completo

Sobre

Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social

O presente estudo visa analisar o impacto educativo e social da pandemia por COVID-19 nas creches, em Portugal. As creches foram os primeiros serviços educativos a reabrir (18 Maio 2020), depois de dois meses de encerramento imposto pelo Governo. A reabertura originou um debate nacional acerca dos desafios críticos de encontrar um equilíbrio entre a adoção de medidas sanitárias de prevenção e controlo (MSPC) e as especificidades das práticas educativas e de cuidados com bebés e crianças pequenas. MSPC foram publicadas pela Direção-Geral de Saúde e implementadas à escala nacional nas creches. Até ao momento, a evidência internacional acerca do possível comprometimento das experiências de bebés e crianças causado pela implementação das MSPC nas creches é escassa. Alguns dados prévios têm sugerido que a pandemia COVID-19 e a implementação de MSPC poderão ter um impacto negativo a curto e longo prazo no bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Este estudo transversal apresenta a seguinte questão de investigação: Qual o impacto educativo e social das medidas MSPC nas creches? Especificamente, pretende-se analisar: (a) MSPC implementadas nas creches; (b) alterações percebidas ao nível das práticas pedagógicas; (c) efeitos percebidos ao nível do bem-estar de crianças e profissionais; (d) literacia digital em saúde das/os profissionais.

A recolha de dados será feita através de um inquérito online, desenvolvido pela equipa de investigação, e alojado na plataforma survey monkey.

Os resultados do estudo visam informar futuras iniciativas ao nível da intervenção, passíveis de mitigar o impacto da COVID-19.

 

Política de proteção de dados

O estudo obteve parecer favorável da Comissão de Ética do inED (PA8/CE/20, de 21 de dezembro). Será garantido o anonimato das/os participantes e das instituições envolvidas, a confidencialidade e uso exclusivo dos dados para o presente estudo. Para mais esclarecimentos, não hesite em contactar a investigadora responsável, Sara Barros Araújo (creche_impactoCovid19@ese.ipp.pt). Poderá também contactar o encarregado de proteção de dados do IPP (email: dpo@ipp.pt) para esclarecer questões sobre a proteção dos seus dados.

As/Os participantes não têm riscos ou benefícios imediatos, porém os resultados do estudo poderão contribuir para a compreensão das questões em análise.

Os dados recolhidos serão utilizados para fins de investigação científica e mantidos num equipamento protegido com senha, conhecida apenas pela equipa de investigação, por um período de cinco (5) anos. Os dados pessoais recolhidos serão apagados no final do projeto de investigação. No entanto, os dados poderão ser reutilizados, para fins estatísticos e de investigação e, portanto, compatíveis com a finalidade para a qual foram originalmente recolhidos.

Foram adotadas medidas organizativas e técnicas adequadas à proteção dos dados e à mitigação dos riscos inerentes ao seu tratamento, incluindo a pseudonimização, a cifragem e o controlo de acessos. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para este estudo. Apenas os investigadores envolvidos no projeto terão acesso aos seus dados e estão obrigados a sigilo profissional.

Data de Início

Data de Fim

Grupo de Investigação

Coordenador Interno
Membros Internos
Membros Externos
Parceiros
Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho