Sobre
As atividades de animação e apoio à família (AAAF) destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e/ou depois do período diário de atividades educativas e durante o período de interrupção destas (Portaria n.º 644-A/2015). Apesar da sua relevância socioeducativa no âmbito de uma estratégia de conciliação entre a vida familiar e a vida profissional, bem como no que respeita à qualidade da experiência da criança em contexto pré-escolar, a atenção que estas atividades têm colhido da investigação é, em Portugal, quase inexistente. O presente projeto tem como objetivo geral avaliar o impacto percebido de um programa de formação dirigido a animadoras/es das AAAF, o programa LUDI+, resultante de uma parceria entre a Escola Superior de Educação do Porto (ESEP) e a Câmara Municipal da Maia (CMM). Este objetivo geral decompõe-se em quatro questões de investigação específicas: (i) Qual o impacto do LUDI+ ao nível da aprendizagem profissional das/os animadoras/es? (ii) Qual o seu impacto ao nível da experiência da criança? (iii) Qual o impacto ao nível da experiência das famílias? (iv) Qual o impacto ao nível das dinâmicas na comunidade educativa proximal? Participarão no estudo 45 animadoras/es, que beneficiaram do programa de formação e implementaram as suas propostas nos contextos de educação pré-escolar, bem como crianças, pais e coordenadores/as de estabelecimentos educativos. A avaliação de impacto será realizada com recurso a inquérito online, grupos focais e entrevistas individuais, com vista à descrição e compreensão dos efeitos percebidos do programa formativo.
Referência do projeto: inED/2019/1