Novo artigo publicado na revista STEM Education
Rebuilding manipulatives through digital making in teacher education
No âmbito da formação de professores, explorou-se como futuros docentes do 1.º ciclo usaram ferramentas digitais como o Tinkercad e a impressão 3D para criar materiais manipuláveis personalizados para o ensino da matemática.
O processo envolveu criatividade, testes e aprendizagem prática — ajudando a reforçar o raciocínio espacial, o conhecimento matemático e o pensamento pedagógico.
Apesar de alguns desafios com a precisão e o currículo, os participantes descobriram o poder do "digital making" para promover uma aprendizagem ativa e interdisciplinar.
O artigo está disponível para consulta: https://doi.org/10.3934/steme.2025025

Artigos publicados na Revista APEduC
Artigo 1 - Pensamento Computacional no 1.º Ano? Sim, é possível!
O investigador Fernando Martins explorou como o pensamento computacional pode ser desenvolvido logo no início da escolaridade, através de práticas de ensino exploratório.
Numa turma do 1.º ano, os alunos trabalharam em grupo com tarefas ligadas a pictogramas e probabilidades — aprendendo a abstrair, decompor, criar algoritmos e até reconhecer padrões!
Uma experiência inovadora que mostra como a matemática pode ser vivida de forma ativa, colaborativa e criativa desde os primeiros anos!

Artigo 2 - Aritmética mental + jogos digitais = aprendizagem com propósito!
No segundo artigo, o investigador Fernando Martins mostra como os Serious Games da plataforma Hypatiamat podem ajudar alunos do 1.º ano a desenvolver competências em aritmética mental.
Através de práticas de ensino exploratório e jogos interativos, os alunos não só melhoraram a compreensão da adição, como também aprenderam a diferenciar parcelas e somas — tudo de forma lúdica e envolvente!
Uma abordagem que alia tecnologia, pedagogia e diversão no ensino da matemática!

Artigo 3 - Pensamento computacional + literacia estatística com tecnologia na sala de aula!
No seu terceiro artigo, o investigador Fernando Martins apresenta uma prática inovadora com alunos do 4.º ano, usando a plataforma Hypatiamat para trabalhar conteúdos de Dados e Probabilidades.
Diagramas de caule-e-folhas, moda, mínimo e máximo foram explorados com apoio digital e práticas de ensino exploratório, promovendo a compreensão estatística e o pensamento computacional.
Um exemplo claro de como a tecnologia pode enriquecer a aprendizagem matemática e tornar conceitos complexos mais acessíveis.
Artigos completos disponíveis: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/34
