parlamento

Investigadora do INED integrou delegação da APRe! em visita ao Parlamento Europeu

Investigadora do INED integrou delegação da APRe! em visita ao Parlamento Europeu 

Uma delegação da APRe! – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, constituída por quatro membros da Direção da APRe! -  Maria do Rosário Gama; José João Lucas; Jorge Fernandes e Anabela Paixão – e por Teresa Martins – investigadora nas áreas da educação e do envelhecimento no inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da ESE.PPorto, foi recebida por eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu no passado dia 14 de novembro de 2024. 

O intuito desta visita ao Parlamento Europeu era apresentar pessoalmente a eurodeputados portugueses a proposta de criação do Intergrupo “Uma Europa para todas as idades”, incentivando-os a apoiar a criação deste Intergrupo. 

Na sequência de contacto prévio da APRe!, decorreram reuniões com 5 eurodeputados eleitos por Portugal para o PE – João Oliveira (eleito pelo Partido Comunista Português - Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu - GUE/NGL); Sebastião Bugalho e Paulo Cunha (eleitos pelo Partido Social Democrata - Grupo do Partido Popular Europeu - Democratas-Cristãos); Marta Temido (eleita pelo Partido Socialista - Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu); Catarina Martins (eleita pelo Bloco de Esquerda - Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu - GUE/NGL). 

O Manifesto apresentado pela AGE Platform Europe aquando das eleições para o Parlamento Europeu norteou a proposta de criação do Intergrupo, bem como as reivindicações apresentadas pela APRe!, enquanto membro da AGE Platform Europe.

Destas reuniões resultou o apoio imediato de Marta Temido e Catarina Martins ao Intergrupo, o compromisso dos Eurodeputados Sebastião Bugalho e Paulo Cunha de que algum eurodeputado eleito pelo PSD apoiará o Intergrupo e uma declaração de convergência com as questões que fundamentam a criação deste Intergrupo por parte do Eurodeputado João Oliveira (PCP) que ficou de analisar a possibilidade de apoio formal ao Intergrupo.

Na sequência destas reuniões, ficaram já agendados encontros posteriores para aprofundamento da discussão sobre temas abordados no Manifesto com as eurodeputadas Catarina Martins e Marta Temido. Estas reuniões irão ser realizadas em Portugal durante o mês de dezembro. Ficaram para agendamento posterior reuniões de seguimento com os eurodeputados João Oliveira e Sebastião Bugalho. 

A visita ao Parlamento Europeu por esta Delegação da APRe! e as reuniões de seguimento destes encontros decorreram no âmbito no projeto Sowing a future for all ages (SFAA), um projeto co-financiado pela AGE Platform Europe, através do Regranting Scheme 2024 (Financial Support to AGE Members) – enquadrado no programa CERV - Citizens Equality Rights and Values Programme 2024. 

No âmbito do projeto Sowing a future for all ages (SFAA) decorreram também sessões de apresentação do Manifesto em 4 cidades portuguesas – Lisboa (18 de outubro); Coimbra (28 de outubro); Porto (30 de outubro) e Faro (21 de novembro de 2024). Deste projeto irá resultar uma publicação sobre algumas das temáticas do Manifesto, perspetivadas a partir de Portugal.