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Formação | Green Guidance: intervenção psicológica para o desenvolvimento vocacional e de carreira com base na Justiça Social

Formação 

Green Guidance: intervenção psicológica para o desenvolvimento vocacional e de carreira com base na Justiça Social 

 

1ª edição: gratuita

Esta formação contínua oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre a intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento da carreira, baseando-se nos mais recentes desenvolvimentos da literatura da área focados em abordagens baseadas na justiça social e na sustentabilidade ambiental, económica e social.

 

Informações sobre a formação:

Curso de formação contínua em formato B-Learning (12 horas presenciais + 12 horas online)

Destinatários: Psicólogos(as) e Psicólogos(as) Júnior

N.º de Créditos: 12 

Acreditado pela Ordem Psicólogos Portugueses para a área de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira

Acreditado entre 29/04/2025 e 29/04/2028

Data limite de candidatura:  24 de agosto

Horário: 5ª feira 18h – 21h (inicio em setembro de 2025)

Local: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto

Formadora: Mariana Lucas Casanova, Ph.D. in Psychology (https://ined.ese.ipp.pt/pt/user/5304

Submissão de candidaturas: Candidaturas com Curriculum vitae e carta de motivação para marianacasanova@ese.ipp.pt 

 

Objetivos Gerais:
  1. Compreender a relevância e pertinência dos modelos de intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento de carreira com base na justiça social e sustentabilidade
  2. Desenvolver conhecimentos teóricos sobre modelos de intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento de carreira baseados nestas abordagens 
  3. Desenvolver conhecimentos práticos sobre metodologias de intervenção baseadas nestas abordagens

 

Objetivos Específicos (Competências a desenvolver):
  • Definir o conceito de justiça social
  • Definir o conceito de sustentabilidade, considerando as suas dimensões: sustentabilidade ambiental, económica e social
  • Reconhecer a relação entre o bem-estar psicológico, a tomada de decisão vocacional/ de carreira e o desenvolvimento de carreira, a sustentabilidade e a justiça social
  • Definir Green Guidance
  • Conhecer os argumentos e propostas de Prilleltensky (1994; Prilleltensky & Stead, 2012) para a adoção de abordagens críticas na psicologia e no desenvolvimento de carreira
  • Conhecer os argumentos e propostas de Hooley et al. (2018; 2019) para a adoção de abordagens baseadas na justiça social 
  • Conhecer os argumentos e propostas de Guichard (2003; 2013; 2016; 2021; 2022) para a adoção de uma orientação vocacional sustentável
  • Conhecer os argumentos e propostas de Plant (1996; 2014; 2020; 2021) e de Buhl & Plant (2023) para a adoção de uma orientação vocacional sustentável
  • Analisar e refletir sobre casos à luz destas abordagens, nomeadamente sobre dimensões éticas da prática da intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento de carreira
  • Conhecer o modelo integrador de intervenção vocacional e de carreira baseada na sustentabilidade de Holley & Dimstris (no prelo)
  • Analisar casos e identificar como intervir com base neste modelo
  • Conhecer metodologias práticas para intervenção em contexto individual e de grupo (abrangendo diversas etapas do processo de intervenção)
  • Saber utilizar estas metodologias práticas
  • Implementar estas metodologias práticas
  • Analisar, refletir e debater sobre a implementação destes modelos
  • Desenvolver um estudo de caso com base nos conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Sustentabilidade e Justiça Social no Desenvolvimento de carreira – Porquê e para quê?

  • Introdução às abordagens de intervenção psicológica vocacional e de carreira baseadas na Justiça Social
  • Definição dos conceitos de sustentabilidade (focando nas suas diversas dimensões – ambiental, social e económica) e sua relação com a intervenção psicológica vocacional e de carreira
  • Introdução à Green Guidance: definição e relevância na contemporaneidade

Módulo 2: Green Guidance e Justiça Social: Enquadramento teórico e considerações éticas 

  • Teorias e abordagens baseadas na Justiça Social: Hooley et al. (2018; 2019); Prilleltensky (1994; Prilleltensky & Stead, 2012)
  • Teorias e abordagens baseadas em dimensões ambientais / de sustentabilidade: Guichard (2003; 2013; 2016; 2021; 2022); Plant (1996; 2014; 2020; 2021); Buhl & Plant (2023)
  • Análise de casos e debate sobre implicações éticas sobre o papel do Psicólogo

Módulo 3: Green Guidance e Justiça Social - Modelos de intervenção e boas práticas 

  • Modelo de intervenção vocacional e de carreira baseada na sustentabilidade (Holley & Dimsits, no prelo)
  • Análise de casos e debate sobre como colocar em prática o modelo proposto

Módulo 4: Green Guidance e Justiça Social – metodologias práticas para intervenção em contexto individual e de grupo

  • Apresentação de metodologias práticas de intervenção focadas em diversas etapas do processo de intervenção
  • Role-playing e simulações de atividades
  • Análise e debate sobre as atividades e sobre a experiência

Módulo 5: Green Guidance e Justiça Social 

  • Colocar em Prática: 4 horas assíncronas práticas testar o modelo e as metodologias práticas com clientes / grupos

Módulo 6: Green Guidance e Justiça Social – Avaliar a Prática 

  • Apresentação das experiências de implementação de metodologias práticas com clientes e /ou grupos de intervenção
  • Reflexão e debate sobre as experiências, dificuldades e estratégias utilizadas para as ultrapassar
  • Avaliação da experiência de implementação de práticas 

Módulo 7: Tornar-se um Embaixador Green Guidance – Desenvolvimento de Estudos de Caso 

  • Atividade de avaliação dos formandos
  • Avaliação da satisfação dos formandos com a formação

Módulo 8: Green Guidance – Sharing experiences with other European Green Guidance Ambassadors 

 

Referências Bibliográficas:

Esta formação decorre de um projeto financiado pela União Europeia, no qual se desenvolveu um estudo sobre o conhecimento e abertura de orientadores vocacionais à Green Guidance, uma revisão das políticas educativas, de orientação vocacional e de carreira e de emprego na União Europeia, e uma revisão da literatura sobre Green Guidance. 

Bakke, I.B., Hooley, T., Lucas Casanova, M., Šprlák, T., Kavková, E., Košťálová, H., Ostroha, L. & Wrzosek, M. (2024). Evidence on green guidance: A review of the literature. Exploring Green Guidance. https://www.green-guidance.eu/wp-content/uploads/2024/07/EGG3-Literature-review.pdf

Hooley, T., Bakke, I.B., Kavková, E., Košťálová, H., Lucas Casanova, M., Ostroha, L., Sprlak, T. & Wrzosek, M. (2024). Policies for a green transition: Exploring contemporary environmental and sustainability policies for green guidance. Exploring Green Guidance. https://www.green-guidance.eu/wp-content/uploads/2024/05/EGG1-Policy-review.pdf

Hooley, T., Lucas Casanova, M., & Šprlák, T. (2024). Practitioners’ perspectives on green guidance: An international survey. Exploring Green Guidance. https://www.green-guidance.eu/wp-content/uploads/2024/07/EGG2-Survey.pdf 

Atualmente encontra-se em fase de finalização o Handbook Exploring Green Guidance e Toolkit the atividades práticas, os quais serão também utilizados na formação. 

Para conhecer todas as referências mais relevantes, sugerimos consultar a revisão da literatura realizada, acima referida.

 

*Veja mais informações sobre o Projeto Green Guidance - Career support for sustainable life choices

 

Useful Links