Formação
Green Guidance: intervenção psicológica para o desenvolvimento vocacional e de carreira com base na Justiça Social
1ª edição: gratuita
Esta formação contínua oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre a intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento da carreira, baseando-se nos mais recentes desenvolvimentos da literatura da área focados em abordagens baseadas na justiça social e na sustentabilidade ambiental, económica e social.
Informações sobre a formação:
Curso de formação contínua em formato B-Learning (12 horas presenciais + 12 horas online)
Destinatários: Psicólogos(as) e Psicólogos(as) Júnior
N.º de Créditos: 12
Acreditado pela Ordem Psicólogos Portugueses para a área de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira
Acreditado entre 29/04/2025 e 29/04/2028
Data limite de candidatura: 24 de agosto
Horário: 5ª feira 18h – 21h (inicio em setembro de 2025)
Local: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto
Formadora: Mariana Lucas Casanova, Ph.D. in Psychology (https://ined.ese.ipp.pt/pt/user/5304)
Submissão de candidaturas: Candidaturas com Curriculum vitae e carta de motivação para marianacasanova@ese.ipp.pt
Objetivos Gerais:
- Compreender a relevância e pertinência dos modelos de intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento de carreira com base na justiça social e sustentabilidade
- Desenvolver conhecimentos teóricos sobre modelos de intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento de carreira baseados nestas abordagens
- Desenvolver conhecimentos práticos sobre metodologias de intervenção baseadas nestas abordagens
Objetivos Específicos (Competências a desenvolver):
- Definir o conceito de justiça social
- Definir o conceito de sustentabilidade, considerando as suas dimensões: sustentabilidade ambiental, económica e social
- Reconhecer a relação entre o bem-estar psicológico, a tomada de decisão vocacional/ de carreira e o desenvolvimento de carreira, a sustentabilidade e a justiça social
- Definir Green Guidance
- Conhecer os argumentos e propostas de Prilleltensky (1994; Prilleltensky & Stead, 2012) para a adoção de abordagens críticas na psicologia e no desenvolvimento de carreira
- Conhecer os argumentos e propostas de Hooley et al. (2018; 2019) para a adoção de abordagens baseadas na justiça social
- Conhecer os argumentos e propostas de Guichard (2003; 2013; 2016; 2021; 2022) para a adoção de uma orientação vocacional sustentável
- Conhecer os argumentos e propostas de Plant (1996; 2014; 2020; 2021) e de Buhl & Plant (2023) para a adoção de uma orientação vocacional sustentável
- Analisar e refletir sobre casos à luz destas abordagens, nomeadamente sobre dimensões éticas da prática da intervenção psicológica vocacional e do desenvolvimento de carreira
- Conhecer o modelo integrador de intervenção vocacional e de carreira baseada na sustentabilidade de Holley & Dimstris (no prelo)
- Analisar casos e identificar como intervir com base neste modelo
- Conhecer metodologias práticas para intervenção em contexto individual e de grupo (abrangendo diversas etapas do processo de intervenção)
- Saber utilizar estas metodologias práticas
- Implementar estas metodologias práticas
- Analisar, refletir e debater sobre a implementação destes modelos
- Desenvolver um estudo de caso com base nos conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos
Conteúdos Programáticos
Módulo 1: Sustentabilidade e Justiça Social no Desenvolvimento de carreira – Porquê e para quê?
- Introdução às abordagens de intervenção psicológica vocacional e de carreira baseadas na Justiça Social
- Definição dos conceitos de sustentabilidade (focando nas suas diversas dimensões – ambiental, social e económica) e sua relação com a intervenção psicológica vocacional e de carreira
- Introdução à Green Guidance: definição e relevância na contemporaneidade
Módulo 2: Green Guidance e Justiça Social: Enquadramento teórico e considerações éticas
- Teorias e abordagens baseadas na Justiça Social: Hooley et al. (2018; 2019); Prilleltensky (1994; Prilleltensky & Stead, 2012)
- Teorias e abordagens baseadas em dimensões ambientais / de sustentabilidade: Guichard (2003; 2013; 2016; 2021; 2022); Plant (1996; 2014; 2020; 2021); Buhl & Plant (2023)
- Análise de casos e debate sobre implicações éticas sobre o papel do Psicólogo
Módulo 3: Green Guidance e Justiça Social - Modelos de intervenção e boas práticas
- Modelo de intervenção vocacional e de carreira baseada na sustentabilidade (Holley & Dimsits, no prelo)
- Análise de casos e debate sobre como colocar em prática o modelo proposto
Módulo 4: Green Guidance e Justiça Social – metodologias práticas para intervenção em contexto individual e de grupo
- Apresentação de metodologias práticas de intervenção focadas em diversas etapas do processo de intervenção
- Role-playing e simulações de atividades
- Análise e debate sobre as atividades e sobre a experiência
Módulo 5: Green Guidance e Justiça Social
- Colocar em Prática: 4 horas assíncronas práticas testar o modelo e as metodologias práticas com clientes / grupos
Módulo 6: Green Guidance e Justiça Social – Avaliar a Prática
- Apresentação das experiências de implementação de metodologias práticas com clientes e /ou grupos de intervenção
- Reflexão e debate sobre as experiências, dificuldades e estratégias utilizadas para as ultrapassar
- Avaliação da experiência de implementação de práticas
Módulo 7: Tornar-se um Embaixador Green Guidance – Desenvolvimento de Estudos de Caso
- Atividade de avaliação dos formandos
- Avaliação da satisfação dos formandos com a formação
Módulo 8: Green Guidance – Sharing experiences with other European Green Guidance Ambassadors
Referências Bibliográficas:
Esta formação decorre de um projeto financiado pela União Europeia, no qual se desenvolveu um estudo sobre o conhecimento e abertura de orientadores vocacionais à Green Guidance, uma revisão das políticas educativas, de orientação vocacional e de carreira e de emprego na União Europeia, e uma revisão da literatura sobre Green Guidance.
Bakke, I.B., Hooley, T., Lucas Casanova, M., Šprlák, T., Kavková, E., Košťálová, H., Ostroha, L. & Wrzosek, M. (2024). Evidence on green guidance: A review of the literature. Exploring Green Guidance. https://www.green-guidance.eu/wp-content/uploads/2024/07/EGG3-Literature-review.pdf
Hooley, T., Bakke, I.B., Kavková, E., Košťálová, H., Lucas Casanova, M., Ostroha, L., Sprlak, T. & Wrzosek, M. (2024). Policies for a green transition: Exploring contemporary environmental and sustainability policies for green guidance. Exploring Green Guidance. https://www.green-guidance.eu/wp-content/uploads/2024/05/EGG1-Policy-review.pdf
Hooley, T., Lucas Casanova, M., & Šprlák, T. (2024). Practitioners’ perspectives on green guidance: An international survey. Exploring Green Guidance. https://www.green-guidance.eu/wp-content/uploads/2024/07/EGG2-Survey.pdf
Atualmente encontra-se em fase de finalização o Handbook Exploring Green Guidance e Toolkit the atividades práticas, os quais serão também utilizados na formação.
Para conhecer todas as referências mais relevantes, sugerimos consultar a revisão da literatura realizada, acima referida.
*Veja mais informações sobre o Projeto Green Guidance - Career support for sustainable life choices
