Unidade de Apoio à Educação Inclusiva | ESE P.PORTO

Unidade de Apoio à Educação Inclusiva | ESE P.PORTO

Objetivos

A UAEI constitui-se como um centro de aprendizagem e de conhecimento relacionado com o desenvolvimento e inclusão de crianças com ou em risco de perturbações no desenvolvimento e na aprendizagem. Com sede conceptual e metodológica na Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo (TPBA/TPBI) de Toni Linder (1993, 2008), esta unidade constitui-se como centro de avaliação do desenvolvimento de crianças, cujo espectro de ação se expande para contextos autênticos de participação designadamente o familiar e o escolar. Através da parceria/associação com agrupamentos de escolas, a Unidade apoia a adequação dos contextos e das estratégias pedagógicas tendo em vista a promoção da inclusão escolar e social das crianças avaliadas. Os objetivos de estudo e ação desta unidade incluem: 

1. A implementação e disseminação de abordagens funcionais e observacionais para a avaliação do desenvolvimento e da participação de crianças nos contextos familiar e escolar;

2. O desenvolvimento e adaptação de medidas de avaliação enquadradas numa perspetiva socio-ecológica, com foco nas necessidades de suporte, na participação social e académica e nos fatores do ambiente; 

3. O apoio à implementação de práticas e pedagogias inclusivas em contexto escolar;

4. O desenvolvimento e implementação de metodologias de trabalho colaborativo com e entre as famílias, escolas e entidades da comunidade para a promoção do desenvolvimento, participação e inclusão social das crianças com necessidades de apoio;

5. A transferência do conhecimento e da inovação para as escolas associadas/parceiras, com o desenvolvimento de recursos para a prática e para o desenvolvimento profissional das equipas educativas.

Descrição do espaço

A Unidade conta com dois espaços complementares: (i) uma sala de avaliação munida de diferentes materiais de jogo organizados em quatro estações de brincar designadamente, brincar simbólico/dramático, construtivo, sensório-motor,  e canto da literacia e jogos; e (ii) uma outra sala de observação e de trabalho em equipa que se conecta à sala de avaliação através de espelho unidirecional. 

 

Fotografias do espaço

Figura 1. Biombo para espaço de gravação das sessões

Figura 2. Estação de brincar socio-dramática

Figura 3. Estação de brincar sensório-motora

Figura 4. Estação de brincar socio-dramática

 

Descrição dos principais equipamentos

A Unidade dispõe de: 

- camara de filmar

- sistema de transmissão de imagem 

- televisão e leitor VHS 

- materiais de jogo (simbólico, dramático, sensoriais, motores)

- mesa de reunião e cadeiras

- manuais e guiões de avaliação TPBA/TPBI

Funcionalidade/funcionamento do equipamento

Os equipamentos de registo, transmissão e gravação de filmagens permitem a observação simultânea, cooperação e validação do processo avaliativo pelos diferentes membros da equipa transdisciplinar. Acresce, a diversidade de materiais de jogo que possibilita a observação do desenvolvimento da criança através do seu envolvimento em diferentes tipos de brincar: jogo construtivo, socio-dramático, sensório-motor e literacia/jogos de mesa. Os restantes equipamentos servem processos de consulta e discussão transdisciplinar.

Pessoa de contacto

Manuela Sanches Ferreira

manuelaferreira@ese.ipp.pt

Tema
Participação e Inclusão
Instituição
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto