Unidade de Apoio à Educação Inclusiva | ESE P.PORTO
Objetivos
A UAEI constitui-se como um centro de aprendizagem e de conhecimento relacionado com o desenvolvimento e inclusão de crianças com ou em risco de perturbações no desenvolvimento e na aprendizagem. Com sede conceptual e metodológica na Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo (TPBA/TPBI) de Toni Linder (1993, 2008), esta unidade constitui-se como centro de avaliação do desenvolvimento de crianças, cujo espectro de ação se expande para contextos autênticos de participação designadamente o familiar e o escolar. Através da parceria/associação com agrupamentos de escolas, a Unidade apoia a adequação dos contextos e das estratégias pedagógicas tendo em vista a promoção da inclusão escolar e social das crianças avaliadas. Os objetivos de estudo e ação desta unidade incluem:
1. A implementação e disseminação de abordagens funcionais e observacionais para a avaliação do desenvolvimento e da participação de crianças nos contextos familiar e escolar;
2. O desenvolvimento e adaptação de medidas de avaliação enquadradas numa perspetiva socio-ecológica, com foco nas necessidades de suporte, na participação social e académica e nos fatores do ambiente;
3. O apoio à implementação de práticas e pedagogias inclusivas em contexto escolar;
4. O desenvolvimento e implementação de metodologias de trabalho colaborativo com e entre as famílias, escolas e entidades da comunidade para a promoção do desenvolvimento, participação e inclusão social das crianças com necessidades de apoio;
5. A transferência do conhecimento e da inovação para as escolas associadas/parceiras, com o desenvolvimento de recursos para a prática e para o desenvolvimento profissional das equipas educativas.
Descrição do espaço
A Unidade conta com dois espaços complementares: (i) uma sala de avaliação munida de diferentes materiais de jogo organizados em quatro estações de brincar designadamente, brincar simbólico/dramático, construtivo, sensório-motor, e canto da literacia e jogos; e (ii) uma outra sala de observação e de trabalho em equipa que se conecta à sala de avaliação através de espelho unidirecional.
Fotografias do espaço




Descrição dos principais equipamentos
A Unidade dispõe de:
- camara de filmar
- sistema de transmissão de imagem
- televisão e leitor VHS
- materiais de jogo (simbólico, dramático, sensoriais, motores)
- mesa de reunião e cadeiras
- manuais e guiões de avaliação TPBA/TPBI
Funcionalidade/funcionamento do equipamento
Os equipamentos de registo, transmissão e gravação de filmagens permitem a observação simultânea, cooperação e validação do processo avaliativo pelos diferentes membros da equipa transdisciplinar. Acresce, a diversidade de materiais de jogo que possibilita a observação do desenvolvimento da criança através do seu envolvimento em diferentes tipos de brincar: jogo construtivo, socio-dramático, sensório-motor e literacia/jogos de mesa. Os restantes equipamentos servem processos de consulta e discussão transdisciplinar.
Pessoa de contacto
Manuela Sanches Ferreira
manuelaferreira@ese.ipp.pt