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O presente relatório de estágio afigura-se como o produto final de um 2.º
ciclo de estudos no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do
Ensino Básico, materializando-se na unidade curricular de Integração
Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio. Este documento constitui a
evidência do percurso individual de formação da mestranda através da
fundamentação e contextualização das opções realizadas em contexto de
prática educativa e numa perspetiva teórica, procurando uma articulação entre
estas duas dimensões.
Em termos estruturais este relatório obedece às normas institucionais e
inicia-se por um enquadramento teórico e legal, numa perspetiva académica e
profissional, em que se mobilizam os conhecimentos adquiridos ao longo dos
anos de formação e que sustentaram a componente prática da unidade
curricular. Esta componente surge, desta forma, como uma oportunidade de
colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação
académica. Numa segunda parte, retrata-se, refletida e sustentadamente, as
experiências educativas vivenciadas em contexto de estágio, em diferentes
dimensões.
O processo cíclico de observação, ação e reflexão pós-ação, que caracterizou
a prática educativa e que permitiu refletir sobre a ação, tendo em vista uma
melhoria efetiva, é também objeto de análise. Em conjugação com o processo
de supervisão que orientou toda a prática, destaca-se a colaboração entre a
mestranda e os professores cooperantes que a acompanharam assim como a
partilha de saberes entre o grupo de estágio e de onde resultou a postura
crítica-reflexiva e consciente de orientações fundamentais para o
desenvolvimento pessoal e profissional da professora em formação.
This abstract figures as the final product of the 2nd cycle of studies in
professionalizing master's degree in Education of the 1st and 2nd cycle of basic
education, materializing in the curricular integration unit: Educational Practice
and internship report. This document is the evidence of the individual training
course of the graduate student through the foundation and contextualization
of the conducted options in the context of educational practice and a
theoretical perspective, seeking for a link between these two dimensions.
Structurally this report follows the institutional norms and starts by a
theoretical and legal framework, an academic and professional perspective, in
which is mobilized the knowledge acquired over the years and that supported
its practical component. This component becomes an opportunity to put into
practice the knowledge acquired during academic training. In the second part,
presents, reflected and sustainably, the educational experiences experienced
in the internship context, in different dimensions.
The cyclic process of observation, action and post-action reflection that
characterized the educational practice and allowed to reflect over the action,
with a view to effective improvement, is also analyzed. In conjunction with the
supervisory process that guided the entire practice, stands out the
collaboration between the graduate student and the cooperating teachers who
accompanied her as well as the sharing of knowledge between the internship
group and which resulted in the critical-reflective and conscious posture of the
fundamental guidelines to the personal and professional development of
teacher in training.
Rita Teixeira Abreu
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201273241