Journal
O presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade
Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio,
requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e
2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento
prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa
desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de
intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda,
permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta
forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e
profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam
seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas,
transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente
com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas
vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados
no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor
investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho
colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos
teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo
maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como
para a professora estagiária
This internship report falls within as the final step of the Curricular Unit of
Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report, constituent
of professionalizing masters in teaching of 1st and 2nd cycles of basic
education. Thus, the ultimate goal of this document relates to a reflection
based throughout the educational practice developed in two distinct cycles.
Since this moment of educational intervention took place in the final stage of
the formation of the master, you can relate the whole practice with theory so
far studied. In this way, it is important to build an academic and professional
framework to which the generalist action principles of a teacher are followed,
as well as a review of theoretical generalist assumptions, transverse and
specific to different areas of knowledge. Concurrently with the review are
described some of the educational experiences lived in the contexts in
question, appreciating the moments listed in the cycle of reflective teacher
and principles defended by the teacher researcher, where he adds the
importance of collaborative work. In short, the whole educational practice
was based on theoretical assumptions, in the context of education and in the
own teacher profile, with the ultimate goal of creating significant learning,
both for students and for the teacher trainee
Juliana Cristina Teixeira de Lima Sousa
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201273292