Journal
O percurso de formação para a docência que teve início com a Licenciatura
em Educação Básica e termina agora com a conclusão do Mestrado em Ensino
do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico culmina com a realização e defesa do
presente relatório cujo objetivo é demonstrar, por meio da análise e reflexão, o
trabalho realizado pela mestranda no âmbito da sua intervenção educativa em
contexto de Prática Educativa Supervisionada (PES).
A intervenção educativa foi um percurso onde foram tomadas opções
sustentadas e com intenção pedagógica, numa articulação entre a teoria e a
prática, com uma postura permanentemente crítica e reflexiva das práticas
com o intuito de as melhorar.
O percurso desenvolveu-se numa perspetiva investigativa com
características de investigação-ação que culminou na realização de um projeto
investigativo implementado nos contextos, percecionando-se, deste modo, a
importância da necessidade permanente do professor-investigador para que
possa investigar as suas práticas educativas, de forma a melhorá-las e
transformá-las. A supervisão teve um papel fundamental no decorrer de todo o
processo através do acompanhamento por parte dos supervisores
institucionais, contanto com o apoio e colaboração dos professores
cooperantes e o trabalho colaborativo com o par pedagógico, permitindo
melhorar práticas e contribuir para o crescimento pessoal e profissional da
mestranda.
O relatório de estágio surge, desta forma, como retrato do percurso
desenvolvido, que ilustra o início da construção do que é ser professor e
espelha um crescimento pessoal e profissional que se vai desenvolver
futuramente
The academic path to teaching began with the Undergraduate Degree in
Basic Education and ends with the conclusion of the Master Degree in teaching
in the 1º and 2º cycles of Basic Education. It culminates with the completion
and defense of this report which seeks to demonstrate which goal is to
demonstrate, using analyses and reflection, the work developed by the student,
within her educational intervention in the context of Supervised Educational
Practice (PES).
The educational intervention was a process where options had to be
taken. These decisions were sustained with pedagogical intent, establishing a
link between theory and practice, and with a permanently critical and
reflective stance regarding the practices in order to improve them.
The course was developed with a investigative perspective and
investigation-action characteristics and culminated with the execution of a
investigative project implemented in the contexts, perceiving, in this way, the
importance of the continuing need of the teacher-researcher, so you can
investigate their educational practices in order to improve them. Supervision
played a key role throughout the entire process through monitoring by
institutional supervisors, counting on the support and collaboration of
cooperating teachers and collaborative work with the pedagogical pair, thereby
improving practices and contributing to the personal and professional growth
of the graduate student.
The internship report arises, therefore,
as picture developed course, that illustrates the start of the construction of
what is to be a teacher and reflects the personal and professional growth which
will occur in the future
Ana Rita Araújo Machado da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201612402